SóProvas


ID
60949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que tratam dos métodos epidemiológicos
empregados na pesquisa populacional.

Considere-se que para se verificar os efeitos da papaína na cicatrização de úlceras de decúbito, um grupo de 100 pacientes foi separado aleatoriamente, em duas metades, de modo a constituir dois grupos com características semelhantes. Considere-se também que os pacientes pertencentes a um grupo foram tratados com um preparado de papaína e os do outro grupo receberam um preparado de placebo e que, após um período, constatou-se que aqueles que receberam a papaína obtiveram melhores resultados. Nessa situação, é correto afirmar que foi realizado um estudo do tipo ensaio clínico randomizado.

Alternativas
Comentários
  • Ensaio Clínico Randomizado

    O ensaio clínico randomizado trata-se de um estudo prospectivo que compara o efeito e valor de uma intervenção (profilática ou terapêutica) com controles em seres humanos, no qual o investigador distribui o fator de intervenção a ser analisado de forma aleatória através da técnica da randomização; dessa forma, os grupos experimental e de controle são formados por um processo aleatório de decisão. Pode se referir a fármacos, técnicas ou procedimentos
  • O estudo clínico randomizado (ECR) consiste basicamente em um tipo de estudo experimental, desenvolvido em seres humanos e que visa o conhecimento do efeito de intervenções em saúde. Uma primeira característica é o recrutamento de um grupo comum, a partir de uma população de interesse. Nesse tipo de estudo, os pacientes são designados de maneira randomizada ou aleatória para qualquer uma das intervenções sob estudo. A randomização procura assegurar que os grupos fiquem balanceados, tanto para características conhecidas quanto desconhecidas, de forma que a única diferença entre os grupos sejam as intervenções experimental e controle. Após a randomização, os grupos são seguidos por período de tempo específico e analisados em termos de desfechos de interesse definidos pelo protocolo do estudo. Dado que a única diferença entre os grupos são os tratamentos experimentais e controle. No caso apresentado um grupo recebeu a papaína e no outro a placebo, e foram escolhidos de forma randomizada aqueles que receberiam o produto e o placebo, exatamente como preconiza o ensaio clínico randomizado. Resposta CERTO Bibliografia Souza RF. O que é um estudo clínico randomizado? Medicina (Ribeirão Preto) 42 (1): 3-8.
  • Estudo epidemiológico analítico RANDOMIZADO: ótimo estudo para testar efeitos de medicações. Divide em aleatoriamente os participantes em 2 grupos (grupo de controle e grupo de estudo/experimental/submetidos a intervenção).