SóProvas


ID
609649
Banca
PONTUA
Órgão
TRE-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise os itens abaixo:

I. Para candidatar-se ao cargo de Presidente da República, o Governador de Estado ou do Distrito Federal deverá renunciar ao respectivo mandato em até seis meses antes do pleito.

II. Os candidatos à reeleição à Presidência da República, Governadoria de Estado ou Distrito Federal e à Prefeitura devem licenciar-se do respectivo cargo imediatamente após a data da oficialização da candidatura em convenção partidária.

III. Aos Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores não é obrigatória a renúncia ao respectivo mandato na hipótese de candidatura a Presidente da República, Governador de Estado ou do Distrito Federal.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETO
    CF,  Art. 14, § 6º - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.

    II - ERRADO
    Podem permanecer no cargo. Não se exige licença no caso de tentativa de reeleição.

    III -
    CORRETO
    Apenas os agentes do Poder Executivo precisam renunciar/licenciar-se.
  • no item III) Os deputados federais, estaduais ou do Distrito Federal no exercício mandato não precisam deixar o cargo para concorrer à reeleição. Portanto, eles não precisam se licenciar do mandato no Congresso Nacional, tampouco das assembleias legislativas ou da Câmara Legislativa do DF para renovar o mandato.
  • As assertivas corretas (I e III) têm previsão no § 6º do Artigo 14 da CF:

      § 6º Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.

  • I. Para candidatar-se ao cargo de Presidente da República, o Governador de Estado ou do Distrito Federal deverá renunciar ao respectivo mandato em até seis meses antes do pleito. 

    O item falar candidata-se ao cargo e não concorrer a outro cargo como diz o § 6º da CF, então neste caso acho que a questão deve ser revista.


     Atr.14, § 6º Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.

     
  • Letra C

    I - é a chamada inelegibilidade funcional, que só é válida para os chefes do executivo;
    III - Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores não são cargos executivos, logo não precisam se renunciar.
  • Cara Maria também achei um pouco incoerente a questão, mas vamos lá ao que conclui após analisa-lá com calma: no item I e ou era para ter posto o termo "cargo a reeleição, mencionado isto" ou da forma como esta imagina-se-á que ele ocupará outra hora um outro cargo. E como ficou o texto nao está claro
  • Aos colegas Jaime e Maria que acreditam que a questão deveria ser revista.

    O item I diz o seguinte:

    I. Para candidatar-se ao cargo de Presidente da República, o Governador de Estado ou do Distrito Federal deverá renunciar ao respectivo mandato em até seis meses antes do pleito. 

    Desta forma encontra-se absolutamente correto, pois se o Governador de Estado ou do Distrito Federal quiserem se candidar a outro cargo (neste caso o de Presidente da República) naturalmente deverão renunciar aos respectivos mandatos. O problema de Maria e certamente de Jaime foi não enxergarem o artigo (O) antes da palavra Governador.
  • letra C
    art.14,§ 6º - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.
    Concordo com o colega Marcelo.
    A questão não deixa dúvidas. Ele é Governador de Estado ou do DF quer ser candidato a Pesidente (outro cargo) deverá renunciar 6 meses antes do pleito.
  • Pessoal, com relação à alternativa III é só lembrar do candidato Aécio Neves nas eleições de 2014, ele era Senador (afastado, não renunciado) à época das eleições, e, como não foi eleito, voltou ao posto de Senador.

  • Questão maldosa,confesso que fiquei um pouco inseguro ao marcá-la, pois no item I da questão , ela trata somente da renuncia  nos casos do Pr. da República, Governador de Estado e do Distrito Federal e não traz no enunciado os PREFEITOS .

  • Concordo com o Danilo Silva!

    Mal formulada questão, no mínimo incompleto o ítem( I)