SóProvas


ID
610102
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nascem os homens iguais; um mesmo, e igual princípio os anima, os conserva, e também os debilita, e acaba. Somos organizados pela mesma forma, e por isso estamos sujeitos às mesmas paixões, e às mesmas vaidades. Para todos nasce o Sol; a Aurora a todos desperta para o trabalho; o silêncio da noite, anuncia a todos o descanso. O tempo que insensivelmente corre, e se distribui em anos, meses e horas, para todos se compõe do mesmo número de instantes. Essa transparente região a todos abraça; todos acham nos elementos um patrimônio comum, livre, e indefectível; todos respiram o ar; a todos sustenta a terra; as qualidades da água, e do fogo, a todos se comunicam.
(Reflexões sobre a Vaidade dos Homens por Matias Aires)

O primeiro período do texto “Nascem os homens iguais; um mesmo, e igual princípio os anima, os conserva, e também os debilita, e acaba.” cria condições para:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito!
    A essência da frase esta na iguadade dos homenes, e não em "contrastes" de ânimo  e delibitação, nascer e morrer.
    A alternativa C que mais se aproxima, ao meu ver, da interpretação do texto. Ainda assim, essa história de "atmosfera afetiva" extrapola muito o que texto quer dizer.
    Enfim... essa questão deveria mesmo era ter sido anulada!
     

  • Concordo com você, Kelly Lorraine. Também marquei a C.

    O foco da frase e do texto não está entre "o nascer e o morrer" e sim na igualdade dos homens.

    Deveria sim ser anulada!
  • Idem. Não concordo com o gabarito.

  • Gente, vamos atentar para o contraste do período. NASCE e ACABA. ANIMA e DEBILITA. Quando a Banca citar o período, temos que nos limitar a avaliar ele e não tentar interpretar além dele.
  • Exatamente como a Cristiane falou. Já saquei essa da Consulplan! Quando ela fala apenas de um parágrafo ou período solto no enunciado, é pra se ater apenas a eles. O mesmo não valerá para quando a banca falar em "tese" ou outra coisa que se refira a uma ideia geral, porque aí é bom buscar na conclusão, que traz a ideia central do texto

  • Essa banca deve estar de brincadeira contraste ???????

    O texto se desenrola na igualdade para todos os homens.

  • Discordo do gabarito.

    Além do texto se desenrolar sobre a igualdade dos homens, o dito "contraste" da assertiva de letra C é entre "ânimo" e "debilitação" e entre "conserva" e "acaba".

    O verbo "nascer" vem no início do período e não se antagoniza com outra palavra.