GABARITO: D
Atenção: ele pede a afirmação INCORRETA.
a) A revolta de Filipe dos Santos envolveu mineradores e a intendência das minas, órgão que representava os interesses de Portugal.
1 > Também conhecida como Revolta de Vila Rica (1720) considerado um embrião da Inconfidência Mineira. Foi um movimento contra as casas de fundição.
b) O combate conhecido como “Capão da Traição” está relacionado à Guerra dos Emboabas.
1 > o conflito rolou porque os descobridores das jazidas de ouro em Minas Gerais (os bandeirantes) não queriam pessoas de outras regiões do Brasil e do exterior trabalhando lá (1707-1709).
c) A Guerra dos Mascates aconteceu devido ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda, cujas relações comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores.
1 > Aconteceu em Pernambuco em 1710-1711 num contexto pós expulsão dos holandeses onde houve um conflito político pela emancipação de Recife em relação a Olinda sendo isto percebido como um agravante da situação dos latifundiário locais (devedores) e a burguesia lusitana (credora - os MASCATES) que passaria a se colocar no patamar de igualdade política e não mais subordinação. Dica pra memorizar: MASCATES de Recife eram os que MASCAVAM, MORDIAM os latifundiários de Olinda.
d) A primeira rebelião nativista foi a Revolta de Vila Rica.
1 > percebam que esta delimitar esta revolta como sendo a PRIMEIRA.
2 > a revolta de Vila Rica, como dito anteriormente, é a mesma da letra A, a Revolta de Filipe dos Santos...que ocorreu em 1720. Portanto, não foi a primeira...
e) A rebelião contra os abusos cometidos pela Companhia de Comércio do Maranhão deu origem à Revolta dos irmãos Beckman.
1 > Maranhão em crise econômica após a expulsão dos holandeses, foi proibida a escravidão dos indígenas, os engenhos continuaram escravizando...a coroa criou a Companhia do Comércio do Maranhão que teria o monopólio de um serviço sendo os comerciantes locais prejudicados pelo monopólio, escassez de suprimentos, apresadores de indígenas insatisfeitos.... foi aí que sob a liderança dos irmãos Beckman eclodiu a revolta (1684)
d) A primeira rebelião nativista foi a Revolta de Vila Rica.
Revolta de Filipe dos Santos - Também conhecida como Revolta de Vila Rica, ocorreu em Vila Rica (Minas Gerais), atual Ouro Preto, no ano de 1720. Liderada por Filipe dos Santos, teve como causas: A cobrança de altos impostos e taxas pela coroa portuguesa sobre a exploração de ouro no Brasil. A criação das Casas de Fundição, criada para controlar e arrecadar impostos sobre o ouro encontrado na colônia. Proibição da circulação do ouro em pó, com punições severas para quem fosse pego com o ouro nesta condição. Monopólio das principais mercadorias pelos comerciantes portugueses.
Guerra dos Emboabas - Ocorreu em Minas Gerais entre os anos de 1708 e 1709. Os bandeirantes paulistas queriam exclusividade na exploração das minas de ouro descobertas por eles. Porém, portugueses e colonos de outros estados (chamados de emboabas pelos paulistas) também queriam o direito de exploração. O conflito ocorreu pela disputa de exploração do ouro entre estes dois grupos.
Aclamação de Amador Bueno ou Revolta de Amador Bueno - é tida como um movimento nativista pela historiografia em História do Brasil. Ocorrida em 1641, em São Paulo, foi a primeira manifestação de caráter nativista da Colônia.
Guerra dos Mascates - Ocorreu em Pernambuco entre 1710 e 1711. Teve como principal causa a disputa política entre os senhores de engenho de Olinda e os mascates (comerciantes portugueses) pelo controle de Pernambuco.
Revolta de Beckman - Ocorreu no Maranhão em 1684. Liderada por Manuel Beckman, teve como causa principal a falta de mão de obra escrava e o desabastecimento e altos preços das mercadorias comercializadas pela Companhia Geral de Comércio do Estado do Maranhão, criada pela coroa portuguesa em 1682.
FONTE:https://www.historiadobrasil.net/brasil_colonial/revoltas_nativistas.htm