SóProvas


ID
612982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos à atualidade brasileira.

De acordo com o coeficiente de Gini, a desigualdade entre os brasileiros no período de 2004 a 2009 diminuiu.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

    De 2004 a 2009, desigualdade entre brasileiros caiu e renda subiu, diz Ipea

    No período, desigualdade pelo coeficiente de Gini diminuiu 5,6%. Renda média real subiu 28%, segundo pesquisa
  • O Coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, e publicada no documento "Variabilità e mutabilità" ("Variabilidade e mutabilidade" em italiano), em 1912. É comumente utilizada para calcular a desigualdade de distribuição de renda mas pode ser usada para qualquer distribuição. Ele consiste em um número entre 0 e 1, onde 0 corresponde à completa igualdade de renda (onde todos têm a mesma renda) e 1 corresponde à completa desigualdade (onde uma pessoa tem toda a renda, e as demais nada têm). O índice de Gini é o coeficiente expresso em pontos percentuais (é igual ao coeficiente multiplicado por 100).

    Enquanto o coeficiente de Gini é majoritariamente usado para mensurar a desigualdade de renda, pode ser também usado para mensurar a desigualdade de riqueza. Esse uso requer que ninguém tenha uma riqueza líquida negativa.

  • "Ou seja, em uma linguagem mais simples, no resultado final, quanto mais um país se aproxima do número 1, mais desigual é a distribuição de renda e riqueza, e quanto mais próximo do número 0, mais igualitário será aquele país.
    Dados do PNUD (Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento), de 2010, pelo índice de Gini, apontam o Brasil com o resultado de 0,56, sendo assim, o terceiro país mais desigual do mundo. O PNUD constatou, ainda no mesmo ano, que dos 15 países mais desiguais  do mundo, segundo o índice de Gini do mundo, 10 se encontram na América Latina e no Caribe."
    http://desigualdade-social.info