CERTO, conforme se verifica em:
Uma coalizão de nações ocidentais e o Qatar preparavam-se nesta sexta para começar a atacar por ar as forças leais a Kadhafi.
O chefe da diplomacia francesa, Alain Juppé, afirmou que "tudo está pronto" para uma ação militar na Líbia, apesar de uma cúpula entre União Europeia, União Africana e Liga Árabe, prevista para este sábado em Paris, que permitirá analisar o cessar-fogo recém-anunciado por Trípoli.
"Estamos prontos, mas a reunião de amanhã, da qual participarão muitos países europeus, os americanos, os países árabes e os africanos, será a ocasião de analisar as declarações que acabam de ser feitas pelo regime de Kadhafi sobre o cessar-fogo, e tirar conclusões", explicou Juppé.
Franceses, britânicos e americanos, apoiados por Qatar, seriam os protagonistas destas primeiras ações aéreas.
A base italiana de Sigonella, na Sicília (sul), poderá ser utilizada por Londres e Washington, enquanto a França dispõe de sua própria base em Solenzara, Córsega.
Outros países membros da Otan - Canadá, Noruega, Dinamarca, Bélgica -, anunciaram sua intenção de se unir à coalizão, aportando aviões de transporte, caça-bombardeiros F-16 e F-18, entre outros meios, para participar dos ataques ou apoiar uma operação humanitária.
http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2011/03/acao-militar-na-libia-pode-comecar-horas-depois-de-reuniao-no-sabado.html