-
O trecho "...em que não há separação estrita entre os níveis conceitual e interno..." está errado.
-
Na verdade quando não há uma separação clara entre os níveis interno e conceitual a linguagem DDL é utilizada para fazer a definição do esquema conceitual e interno (não somente interno como está na questão).
-
Rayane,
Mas a questão não diz somente esquerma interno.
Não concordo com o gabarito.
-
Então, a questão está incorreta. Pois o DDL define os schemas conceitual e interno (conceitual e logico) em SGBD em que não possui uma semparação estrita entre estes dois níveis.
-
Na questão, devido à colocação das vírgulas, se afirma que nos SGBDs relacionais não há separação estrita entre os níveis conceitual e interno.
Acredito que existam SGBDs relacionais com esta separação.
Alguém mais?
-
Gabarito errado dessa questão. A resposta certa é "Certo".
"Em muitos SGBDs, nos quais não existe uma separação específica de níveis, uma linguagem, chamada linguagem de definição de dados — Data Definition Language (DDL) —, é usada pelo Database Administrator (DBA) e pelos projetistas do banco de dados para definir ambos os esquemas" Navathe - 4ªEd. 2.3.1 - Pag.24
-
A questão está ERRADA mesmo. Pelo próprio trecho que o Anderson citou do Navathe
Nos SGBDs relacionais (a questão generaliza, Navathe diz que há exceção "Em muitos SGBDs"), em que não há separação estrita entre os níveis conceitual e interno, a linguagem de definição de dados (DDL) é utilizada pelo administrador e(ou) desenvolvedor (desenvolvedor é diferente do projetista) do banco de dados na definição do esquema interno (Não chega a contradizer que é utilizado em ambos os níveis).
Trecho: "Em muitos SGBDs , nos quais não existe uma separação específica de níveis, uma linguagem, chamada linguagem de definição de dados — Data Definition Language (DDL) —, é usada pelo Database Administrator (DBA) e pelos projetistas do banco de dados para definir ambos os esquemas" Navathe - 4ªEd. 2.3.1 - Pag.24
-
Prezados, não descordando de nada que o Anderson [e companhia] citou, em referência ao Elmasri Navathe, mas observando por um outro ponto de vista, também referenciado pelo Elmasri Navathe, podemos concordar com o gabarito da questão, pois na Pág 24, 6ª edição do livro, o autor trata de uma definição um pouco mais abrangente, vejamos:
"Na maioria dos SGBD's relacionais, não existem uma linguagem específica que realiza o papel do SDL (Storage Definition Language ou Linguagem de definição de armazenamento). Em vez disso, o esquema interno é especificado por uma combinação de funções, parâmetros e especificações relacionadas ao armazenamento, que permitem aos DBAs controlar opções de indexação e mapeamentos dos dados que serão armazenados"
Por fim, a banca da cespe deve ter considerado essa abordagem para utilizar pegadinhas.
Abraços
-
Pessoal, acho q o erro pode estar na seguinte passagem: ... é utilizada pelo administrador e(ou) desenvolvedor do banco de dados...
Quando na realidade quem realiza tal tarefa, segundo o próprio ElMestre Navalha é o DBA ou projetista...
-
Para resumir. Se o banco n~ao faz distincao entre os niveis conceitual e interno. Temos uma unica linguagem a DDL. Isso faz com que a questao se torne errada, pois a DDL define osdois esquemas, nao somente o interno.
Para falar em somente esquema interno, o autor deveria falar da divisao dos esquemas e citar a linguage SDL.
-
Complementando os colegas unindo ao conceito no livro Sistemas de Bancos de Dados 6ed Elsmari e Navathe:
- Linguages do SGBD pag 24. " Em muitos SGBD´s, onde não é mantida nenhuma separação estrita de níveis, uma linguagem , chamada DDL, é utilizada pelo DBA e pelos projetistas para definir os dois esquemas... Nos SGBD´s que mantêm uma separação entre os níveis conceitual e interno, a DDL é usada para especificar apenas o conceitual. Outra linguagem, a Linguagem de Definição de Armazenamento - SDL - é utilizada para espeficificar o esquema interno. Na maioria dos SGBD´s relacionais, não existe uma linguagem específica que realiza o papel da SDL."
Acho que o problema ficou "nas virgulas" que deu a entender a generalização, quando na verdade não teria que ter essas vírgulas para dar sentido restritivo - aos SGBD´s que não fazem separação - ... Questões de gramática...
Deve-se considerar também que ela colocou ADMINISTRADOR, temos que considerar o contexto, pois DBA é Administrador de Banco de Dados, não confundir com Administrador de Dados
Abraços
-
Eu concordo com o colega Thiago Caparelli,
Afinal é papel do DBA prover de recursos como DDL e DCL. Já o desenvolvedor fica apenas com a manipulação dos dados e consultas DML e DQL, em alguns casos tem somente o acesso de consulta DQL.
-
O erro está no treho onde diz que nos SGBD's relacionais não há diferença entre os níviees conceitual e interno. A justificativa pode ser encontrada na wikipwdia [http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados_relacional]:
(...)
As 13 regras
Em 1985, Edgar Frank Codd, criador do modelo relacional, publicou um artigo onde definia 13 regras para que um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) fosse considerado relacional:
(...)
9) Independência dos dados físicos:
Programas de aplicação ou atividades de terminal permanecem logicamente inalteradas quaisquer que sejam as modificações na representação de armazenagem ou métodos de acesso internos.(...)
Bons estudos.
-
Essa questão deveria ser reclassificada para PORTUGUÊS....vá toma banho CESPE!
-
Gabarito: Errado
"Nos SGBDs relacionais, em que não há separação estrita entre os níveis conceitual e interno" - o erro está aqui.
Como o colega falou: Navathe fala que ALGUNS SGBDs não fazem essa separação. Mas da forma que a questão foi escrita, não há dúvidas que ela generalizou, afirmando que em todos os SGBDs relacionais não há separação entre os níveis conceitual e interno.
Por esse motivo a questão se encontra errada.
-
Prezados,
A questão afirma que nos SGBDs relacionais não há a separação estrita entre os níveis conceitual e interno.
Existem SGBDs que não fazem essa separação, mas da forma que a questão escreveu ( oração subordinada adjetiva explicativa ) ela afirma que todos os SGBDs relacionais não fazem tal separação.
Portanto a questão está errada.