SóProvas


ID
613087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação aos sistemas gerenciadores de banco de dados
(SGBDs), julgue os itens subsequentes.

Nos SGBDs relacionais, em que não há separação estrita entre os níveis conceitual e interno, a linguagem de definição de dados (DDL) é utilizada pelo administrador e(ou) desenvolvedor do banco de dados na definição do esquema interno.

Alternativas
Comentários
  • O trecho "...em que não há separação estrita entre os níveis conceitual e interno..." está errado.
  • Na verdade quando não há uma separação clara entre os níveis interno e conceitual a linguagem DDL é utilizada para fazer a definição do esquema conceitual e interno (não somente interno como está na questão). 
  • Rayane,

    Mas a questão não diz somente esquerma interno.

    Não concordo com o gabarito.
  • Então, a questão está incorreta. Pois o DDL define os schemas conceitual e interno (conceitual e logico) em SGBD em que não possui uma semparação estrita entre estes dois níveis.
  • Na questão, devido à colocação das vírgulas, se afirma que nos SGBDs relacionais não há separação estrita entre os níveis conceitual e interno.
    Acredito que existam SGBDs relacionais com esta separação.
    Alguém mais?
  • Gabarito errado dessa questão. A resposta certa é "Certo".
    "Em muitos SGBDs, nos quais não existe uma separação específica de níveis, uma linguagem, chamada linguagem de definição de dados — Data Definition Language (DDL) —, é usada pelo Database Administrator (DBA) e pelos projetistas do banco de dados para definir ambos os esquemas" Navathe - 4ªEd. 2.3.1 - Pag.24
  • A questão está ERRADA mesmo. Pelo próprio trecho que o Anderson citou do Navathe
    Nos SGBDs relacionais (a questão generaliza, Navathe diz que há exceção "Em muitos SGBDs"), em que não há separação estrita entre os níveis conceitual e interno, a linguagem de definição de dados (DDL) é utilizada pelo administrador e(ou) desenvolvedor (desenvolvedor é diferente do projetista) do banco de dados na definição do esquema interno (Não chega a contradizer que é utilizado em ambos os níveis).
    Trecho: "Em muitos SGBDs , nos quais não existe uma separação específica de níveis, uma linguagem, chamada linguagem de definição de dados — Data Definition Language (DDL) —, é usada pelo Database Administrator (DBA) e pelos projetistas do banco de dados para definir ambos os esquemas" Navathe - 4ªEd. 2.3.1 - Pag.24
  • Prezados, não descordando de nada que o Anderson [e companhia] citou, em referência ao Elmasri Navathe, mas observando por um outro ponto de vista, também referenciado pelo Elmasri Navathe, podemos concordar com o gabarito da questão, pois na Pág 24, 6ª edição do livro, o autor trata de uma definição um pouco mais abrangente, vejamos:
    "Na maioria dos SGBD's relacionais, não existem uma linguagem específica que realiza o papel do SDL (Storage Definition Language ou Linguagem de definição de armazenamento). Em vez disso, o esquema interno é especificado por uma combinação de funções, parâmetros e especificações relacionadas ao armazenamento, que permitem aos DBAs controlar opções de indexação e mapeamentos dos dados que serão armazenados"
    Por fim, a banca da cespe deve ter considerado essa abordagem para utilizar pegadinhas.

    Abraços
  • Pessoal, acho q o erro pode estar na seguinte passagem: ...  é utilizada pelo administrador e(ou) desenvolvedor do banco de dados... 
    Quando na realidade quem realiza tal tarefa, segundo o próprio ElMestre Navalha é o DBA ou projetista...

  • Para resumir. Se o banco n~ao faz distincao entre os niveis conceitual e interno. Temos uma unica linguagem a DDL. Isso faz com que a questao se torne errada, pois a DDL define osdois esquemas, nao somente o interno.
    Para falar em somente esquema interno, o autor deveria falar da divisao dos esquemas e citar a linguage SDL.
  • Complementando os colegas unindo ao conceito no livro Sistemas de Bancos de Dados 6ed Elsmari e Navathe:
    • Linguages do SGBD pag 24. " Em muitos SGBD´s, onde não é mantida nenhuma separação estrita de níveis, uma linguagem , chamada DDL, é utilizada pelo DBA e pelos projetistas para definir os dois esquemas... Nos SGBD´s que mantêm uma separação entre os níveis conceitual e interno, a DDL é usada para especificar apenas o conceitual. Outra linguagem, a Linguagem de Definição de Armazenamento - SDL - é utilizada para espeficificar o esquema interno. Na maioria dos SGBD´s relacionais, não existe uma linguagem específica que realiza o papel da SDL."
    Acho que o problema ficou "nas virgulas" que deu a entender a generalização, quando na verdade não teria que ter essas vírgulas para dar sentido restritivo - aos SGBD´s que não fazem separação - ... Questões de gramática...

    Deve-se considerar também que ela colocou ADMINISTRADOR, temos que considerar o contexto, pois DBA é Administrador de Banco de Dados, não confundir com Administrador de Dados
    Abraços
  • Eu concordo com o colega Thiago Caparelli,

    Afinal é papel do DBA prover de recursos como DDL e DCL. Já o desenvolvedor fica apenas com a manipulação dos dados e consultas DML e DQL, em alguns casos tem somente o acesso de consulta DQL.
  • O erro está no treho onde diz que nos SGBD's relacionais não há diferença entre os níviees conceitual e interno. A justificativa pode ser encontrada na wikipwdia [http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados_relacional]:

    (...)

    As 13 regras

    Em 1985, Edgar Frank Codd, criador do modelo relacional, publicou um artigo onde definia 13 regras para que um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) fosse considerado relacional:
    (...)
    9) Independência dos dados físicos:
    Programas de aplicação ou atividades de terminal permanecem logicamente inalteradas quaisquer que sejam as modificações na representação de armazenagem ou métodos de acesso internos.(...)

    Bons estudos.

  • Essa questão deveria ser reclassificada para PORTUGUÊS....vá toma banho CESPE!

  • Gabarito: Errado

     

    "Nos SGBDs relacionais, em que não há separação estrita entre os níveis conceitual e interno" - o erro está aqui.

     

    Como o colega falou: Navathe fala que ALGUNS SGBDs não fazem essa separação. Mas da forma que a questão foi escrita, não há dúvidas que ela generalizou, afirmando que em todos os SGBDs relacionais não há separação entre os níveis conceitual e interno.

     

    Por esse motivo a questão se encontra errada.

     

  • Prezados,

    A questão afirma que nos SGBDs relacionais não há a separação estrita entre os níveis conceitual e interno.
    Existem SGBDs que não fazem essa separação, mas da forma que a questão escreveu ( oração subordinada adjetiva explicativa ) ela afirma que todos os SGBDs relacionais não fazem tal separação.

    Portanto a questão está errada.