-
em uma topologia estrela cada novo host deve ligar-se ao nó central.
Logo cada novo host acrescenta 1 enlace, havendo crescimento linear na quantidade dos mesmos
-
Algum colega poderia por favor tentar esclarecer em qual outra tipologia isso não acontece dessa forma? Ou seja, quando é que o crescimento de enlaces não cresce linearmente com o número de nós? Agradeço antecipadamente.
-
Marcelo, a topologia de barramento com certeza não tem essa característica uma vez que possui apenas um enlace compartilhado por todos nós.
A topologia de malha também não possui esta característica já que todos nós se ligam a todos nós, não sendo mais um enlace para cada nó. A fórmula para saber a quantidade de enlaces de uma rede com topologia em malha, a partir da quantidade de seus nós é: n(n-1)/2
Se tem outra topologia que também não possui essa característica, eu não consegui identificar.
-
O que me deixou em dúvida foi se usarmos o hub na topologia em estrela, este atua na camada fisica e não na enlace, dessa forma, diferentemente do swith que se encontra na camada enlace, portanto achei que por isso nem sempre a cada nó a mais aumentaria linearmente o número de enlaces, já que poderia esta sendo utilizado o hub.
Se alguém pudesse esclarecer isso, agradeceria. Obrigado!
-
traduz numero de enlaces como numero de cabos. Claro isso se pensarmos em uma rede com fio.
-
Considero um nó um "host" ou um "switch", sendo assim, aumentando um Host temos crescimento linear; contudo, acrescentando um Switch podem se formar vario novos enlaces.
Por favor, comentem.
-
Prezados,
Na topologia estrela , todos os nós são conectados ao ponto central ( exemplo um switch ).
O número de enlaces nessa tipologia é dado por 2x(n-1) , ou seja , a medida que o número de hosts na rede cresce, o número de enlaces na rede cresce linearmente ( e não exponencialmente como na rede mesh )
Portanto a questão está correta.
-
GABARITO: C
Para cada novo computador, será utilizado um novo enlace em uma nova porta, logo uma relação linear de 1 para 1.
Se fosse em MESH ou FULMESH aí a história já seria outra.
-
Na topologia em estrela, o número de enlaces cresce linearmente com o número de nós (dispositivos) acrescentados. A cada novo nó acrescentado ao dispositivo central (Hub, Switch) teremos um novo enlace. Por exemplo, em um Hub que tinha 3 nós (laptops) conectados e acrescentamos um 4º nó, teremos 4 enlaces.
-
Fred, enlace não leva esse nome por causa da camada de enlace(roteadores tambeḿ têm vários enlaces, q são as redes q eles interligam).
1 switche é, sim, mais um nó! Se vc adicionar mais um switch na rede, para conecta-lo, precisara de um cabo apenas. Se precisar conectar um host nesse switch, precisara de outro cabo etc.
[1]
Enlace
en·la·ce
1 Ato ou efeito de enlaçar; enlaçamento.
2 Concatenação de algo que foi enlaçado; união.
3 O elo resultante dessa união; vínculo.
EXPRESSÕES
Enlace matrimonial: casamento, consórcio, união.
ETIMOLOGIA
der regr de enlaçar, como esp.
Fonte:
[1] Dicionario Michaellis
-
CERTO.
Se forem dez estações (nós), teremos dez enlaces, ou seja, o número de nós cresce linearmente (na mesma proporção) com o número de enlaces
-
O Hub ou Switch têm um determinado número de portas, mas podem interligar-se vários Hubs de forma a aumentar o número de computadores a ligar. C
-
Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de topologia de Redes de Computadores.
Gabarito: CERTA.
Professor, o que é Topologia ESTRELA (Star)?
R. A Rede é organizada de forma que os nós sejam conectados a um hub central, que atua como um servidor. O hub gerencia a transmissão de dados pela rede. Ou seja, qualquer dado enviado pela rede viaja pelo hub central antes de terminar em seu destino;
R. as estações são ligadas através de uma conexão ponto-a-ponto dedicada a um nó central controlador, pelo qual passam todas as mensagens, não admitindo tráfego direto entre os dispositivos.
Rumo à aprovação meu aluno(a)!
Bons Estudos!