SóProvas


ID
613219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Durante o planejamento e o desenvolvimento de um novo sistema
informatizado, é necessário analisar e propor soluções sobre o
gerenciamento de projetos. A esse respeito, julgue os itens
subsequentes.

Se, no gerenciamento de custos de um projeto, forem identificados o custo real de R$ 2,5 mil e o valor agregado de R$ 2 mil, então, nesse caso, o índice de desempenho de custos será igual a 0,8.

Alternativas
Comentários
  • Indice de Desempenho de Custo:

    Valor Agregado / Custo Real.

    ou seja:

    2 mil  / 2,5 mil  = 0,8

    Portanto, conclui-se que para cada 1,0 de custo real aplicados no projeto, tem-se um valor agregado de 0,80 centavos de reais.
  • Completando o comentário do Marcelino Matos, acima:

    Se o resultado do Indice de Desempenho de Custo for maior que 1, o projeto gera um valor agregado maior que o custo, e portanto vale a pena. Se for menor que 1, o custo é maior que o valor agregado e o projeto está gerando prejuízo. 
  • Índice de desempenho de custos. O índice de desempenho de custos (IDC) é uma medida da eficiência de custos dos recursos orçados expressa como a relação valor agregado/custo real. É considerado a métrica mais crítica do GVA e mede a eficiência de custos do trabalho executado. Um valor de IDC menor que 1.0 indica um excesso de custo para o trabalho executado. Um valor de IDC maior que 1.0 indica um desempenho de custo abaixo do limite até a data presente. O IDC é igual à razão entre o VA e o CR. Os índices são úteis para determinar o andamento do projeto e fornecer uma base para a estimativa de custos e resultados do cronograma do mesmo. Equação: IDC = VA/CR

    Os três parâmetros de valor planejado, valor agregado e custo real podem ser monitorados e relatados tanto de período a período (tipicamente semanalmente ou mensalmente) como de maneira cumulativa.