SóProvas


ID
613408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN),
julgue os itens a seguir.

As bolsas de valores, que negociam ações de companhias abertas, são instituições financeiras sem fins lucrativos constituídas pelas corretoras de valores com o objetivo de garantir a transparência das transações realizadas com valores mobiliários.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Com a desmutualização as bolsas de valores tornam-se instituições com fins lucrativos.

  • As bolsas de valores são associações privadas civis, sem finalidade lucrativa,com objetivo de manter local adequado ao encontro de seus membros e à realização, entre eles, de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários pertencentes a pessoas jurídicas públicas e privadas, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela Comissão de Valores Mobiliários. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa. A principal e mais conhecida bolsa de valores no Brasil e a Bovespa.
  • Todavia o comando diz: "são instituições financeiras sem fins lucrativos". Não dá para aceitar que bolsa de valores seja instituição financeira. Isso está errado mesmo.

    Como necessitamos somente de um erro para dar o comando como errado e existe esse erro, o comando fica errado.

    Fonte: http://www.orkut.com/CommMsgs?tid=5668035832000919471&cmm=33731833&hl=pt-BR

    Bons estudos!
  • Eram SEM FINS LUCRATIVOS até 2007.

    Hoje são Companhias de Capital Aberto (S.A.), COM FINS LUCRATIVOS.

    E atualmente só existe uma bolsa de valores (BOVESPA S.A.), que fez fusão com a BM&F S.A.

    Bons estudos!!

  • São considerados Instituições Financeiras:

    - Bancos Multiplos;

    - Bancos Comerciais;

    - Cooperaticas de crédito e 

    - Caixa Econômica
  • A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de empresas de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opções e debêntures.

    Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas, o mais usual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro através de seus serviços.

    Fonte: Wikipedia
  • A questão esta errada não por falar que as bolsas são entidades sem fins lucrativos, esta errada em falar que elas são Instituições Financeiras.

    As bolsas de valores foram criadas para serem entidades sem fins lucrativos, porém existem S/A também.
  • Bolsa de valores ,não são instituiçoes financeiras .

    Bolsa de valores são intituiçoes administradoras de mercados e tem fins lucrativos.
  • As bolsas de valores são sociedades anônimas com capital aberto que visam lucro. 
  • As Bolsas de Valores são associações privadas civis que PODEM ter finalidade lucrativa. 

    O erro da questão é justamente no fato de considerá-las Instituições Financeiras.

    Bons Estudos!
  • Em 2007, a BM&F iniciou seu processo de desmutualização e, a partir de 1º de outubro de 2007, a BM&F se tornou uma sociedade por ações com fins lucrativos. Por meio da desmutualização, os direitos patrimoniais dos antigos associados da Companhia foram desvinculados dos Direitos de Acesso, e convertidos em participações acionárias.


    Fonte: http://www.portaldoinvestidor.gov.br/Acad%C3%AAmico/EntendendooMercadodeValoresMobili%C3%A1rios/Oque%C3%A9BolsadeValores/tabid/92/Default.aspx











  • UE gente, na apostila da gran cursos dia que é SEM FINS LUCRATIVOS. alguem me ajuda to confusa.
  • Questão muito boa também, pois está cobrando uma alteração de mercado, já que antigamente as bolsas  eram associação civil sem fins lucrativos.

  • As Bolsa de Valores são Instituições Administradoras de mercados Abertos.
    São Sociedade Anônimas ou Associações Civis sem fins lucrativos
    As Bolsas de Mercadoria & Futuros São Associações privadas Civis.
    No Caso do Brasil , A BM&FBOVESPA S/A é com fins lucrativos , administram o mercado de Bolsa  e de Balcão Organizado; a regra está para os Ativos registrados em cada uma deles.


    o Erro da Questão está somente no que diz respeito a Instituições Finaceira.

    Após as reformas, as bolsas assumiram a característica institucional que mantêm até hoje, transformando-se em associações civis sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Em 2007, a BM&F iniciou seu processo de desmutualização e, a partir de 1º de outubro de 2007,
    a BM&F se tornou uma sociedade por ações com fins lucrativos.

    Fonte:CVM  http://www.portaldoinvestidor.gov.br
  • As bolsas não são instituições finaceiras .As bolsas de valores são instituições administradoras de mercados.

    bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como Ações e Opções.
    Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas, o mais usual hoje em dia é que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro através de seus serviços. Seu patrimônio, no caso das associações civis, é representado por títulos pertencentes às sociedades corretoras que a compõem; no caso das S/A's este patrimônio é composto por ações. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando - com rapidez, amplitude e detalhes - as operações executadas.
  • Dizer que é instituição financeiras e não ter fins lucrativos parace irônico...
    Bolsa de Valores não são instituição financeiras( são equiparadas) e tem fins lucrativos sim.

  • http://www.bcb.gov.br/Pre/composicao/bv.asp

    As bolsas de valores são sociedades anônimas ou associações civis, com o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à realização entre eles de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela Comissão de Valores Mobiliários. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa (Resolução CMN 2.690, de 2000).
  • Só para complementar a resposta de alguns colegas, no quesito "instituição financeira", vale ressaltar que Carlos Arthur Newlands Jr. considera as bolsas de valores e de mercadorias e futuros como "instuições auxiliares", bem como as corretoras de câmbios e de valores, as distribuidoras de valores e os agentes autônomos de investimento, uma vez que a sua função é colocar em contato os poupadores e os investidores para agilizar e dar credibilidade ao processo de colocação de papéis de empresas junto ao público investidor. Fora do âmbito "investidor x poupador", há também o arrendamento mercantil (leasing), também considerado "instituição auxiliar", uma vez que sua função é intermediar o aluguel de bens.
     
    Espero ter ajudado!
     
    Bons estudos.
  • Solução: Errado. "Essa questão apresentou três erros importantes. Primeiro, as Bolsas não negociam ações; ela é um lugar/ sistema onde as ações de companhias abertas, entre outros valores mobiliários, são negociados. Segundo, não são instituições financeiras, porque não financiam ninguém, são apenas, como dito, um lugar onde ocorrem as negociações. Terceiro, podem ser associações civis sem fins lucrativos, mas também podem ser, como é o caso da BM&FBovespa, empresas estabelecidas como sociedades anônimas com fins lucrativos."
    Estratégia Concursos
    Bons estudos!!

  • Bolsas de Valores NÃO são instituições financeiras


    São associações civis, sem fins lucrativos.

  • Errado, Bolsa de Valores são Associações civis, sem fins lucrativos.


  • Pessoal, são dois erros apenas na afirmativa:

    As bolsas de valores, que negociam ações de companhias abertas, são instituições financeiras sem fins lucrativos constituídas pelas corretoras de valores com o objetivo de garantir a transparência das transações realizadas com valores mobiliários.

    As bolsas de valores no Brasil são agora Sociedades Anônimas de capital aberto e consequentemente com fins lucrativos.

  • Gente, afinal de contas, elas tem ou nao fins lucrativos? Ou podem ter um não ter?

  • As bolsas de valores são sociedade anônimas ou associações civis, com o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à realização entre eles de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela CVM. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa.

  • Alguns colegas estão equivocados. 

    A bolsa de valores é uma associação civil, sem fins lucrativos, possuidora de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

    Espero ter ajudado =]

  • EX.:
    BM & F BOVESPA S/A (SOCIEDADE ANÔNIMA)= CAPITAL ABERTO= COM FINS LUCRATIVOS

  • Como os amigos  já postaram, o erro da questão está em Instituição Financeira, pois perante a lei, ela é uma associação civil, sem fins lucrativos, mas nada a impede de abrir seu capital (S/A) e passar a ter fins lucrativos(Resoluções 2690/2000 e 2709/2000 ), como foi o caso da nossa bolsa BM&F BOVESPA.

    Força Sempre!

  • Gente cuidado com as respostas!

     As bolsas de valores já não são mais associações civis desde 2007.

    Hoje é uma sociedade anônima.

  •      Na verdade elas podem ser os dois, tanto sociedade anônima quanto associação civil. 

         Segundo o Banco Central do Brasil, que define bolsas de valores como sendo associações civis ou sociedades anônimas, com o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à realização entre eles de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela Comissão de Valores Mobiliários. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa.

    fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bv.asp?idPai=PORTALBCB

  • Afinal, as bolsas de valores são ou não sociedades civis?



  • Questão Errada por se referirem às Bolsas de Valores como IFs.

    As Bolsas de Valores são associações civis sem fins lucrativos, podendo se transformar em S/A caso queiram.
    Que foi o Caso da Bovespa que Hoje trata-se de uma S/A de capital aberto com fins Lucrativos.
    Espero ter contribuído! ;-)

  • As bolsas de valores são sociedades anônimas ou associações civis, com o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à realização entre eles de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela comissão de valores mobiliários. possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa.

  • Meus amigos para não errarem na hora da prova, pensem bem, pois a questão não fala sobre a BOVESPA e sim o conceito de BOLSAS DE VALORES. Os erros da questão são: primeiro as bolsas de valores não são instituições financeiras; segundo não são constituídas pelas corretoras de valores; terceiro não negocia nada, apenas é o local onde se negocia. (se S.A pode negociar suas ações)

    Conceito de bolsas de valores: são associações civis, sem fins lucrativos, onde se realizam as transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários entre sociedades corretoras membros. Entre uma de suas atribuições está a de manter total transparência das transações realizadas. (Caso queiram podem ser transformadas em S.A. - Resoluções 2690 de 2000 e 2709 de 2000)

  • Não tem que discutir, neste caso, o termo instituição financeira ou os fins lucrativos ou não.

    Tem que se pegar a fonte principal da informação, que é o CMN (Que é quem normatiza tudo) e achar a definição, pegar dados de outra fonte vai divergir, pois algumas bolsas tem fins lucrativos outras não, e dependendo da fonte vai ter uma informação diferente da outra.


    A norma vigente é Resolução CMN 2.690, de 2000. http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2000/pdf/res_2690_v4_P.pdf


    "As bolsas de valores são associações privadas civis, com objetivo de manter local adequado ao encontro de seus membros e à realização, entre eles, de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários pertencentes a pessoas jurídicas públicas e privadas, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela Comissão de Valores Mobiliários. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa"

    é Só se atentar a literalidade. Ela não negocia ações, ela é o local onde se reúnem seus membros, esses membros sim tem o objetivo de comprar / vender títulos mobiliários de pessoas jurídicas publicas ou privadas em mercado aberto.


  • Muito importante: as bolsas de valores por NÃO serem instituições financeiras NÃO são registradas e fiscalizadas pelo BACEN.

    O CMN - Disciplina as atividades das Bolsas de Valores e dos corretores de fundos públicos.

    A CVM - Registra e fiscaliza as bolsas de valores.

    Por isso se torna muito importante saberem que as bolsas de valores não são instituições financeiras.

    Resolução 2690 e 2709 ambas de 2000.


  • 1º - As bolsa de valores não negociam nada, é apenas o local onde se negociam. - As bolsas de valores não são instituições financeiras sem fins lucrativos, são constituídas sob a forma de S.A ou associações civis sem fins lucrativos.


  • Questão Errada por se referirem às Bolsas de Valores como IFs.

    As Bolsas de Valores são associações civis sem fins lucrativos, podendo se transformar em S/A caso queiram.
    Que foi o Caso da Bovespa que Hoje trata-se de uma S/A de capital aberto com fins Lucrativos.

  • Alguém conhece alguma IF sem fins lucrativos? Só isso já mataria a questão. Raciocinio lógico. Instituição sem fins lucrativos se chama Filantrópica.

  • Já tenho um a menos para me preocupar.kkkk

    O que é uma cooperativa? Tem fins lucrativo ou não?

  • Kimie as cooperativas de credito sao IF sem fins lucrativos. A questao esta errada porque uma Bolsa de Valores pode ser constituida como S.A ou Soc Civil sem fins lucrativos. 

  • Errado!

    As Bolsas de Valores não são instituições financeiras, mas sim  Associações Civis sem fins lucrativos e, pode se transformar em uma Sociedade Anônima - S/A 

  • As bolsas de valores são sociedades anônimas ou associações civis, com o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à realização entre eles de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela Comissão de Valores Mobiliários. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa (Resolução CMN 2.690, de 2000)

  • Uma cooperatíva de crédito não tem fins lucrativos e é uma instituição financeira de acordo com a (Lei nº 4.595). CUIDADO pessoal! Bjs e bons estudos!

  • Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos ou como S/A`s visando lucro através de seus serviços.Por isso está errada.

  • Parei de ler no "são instituições financeiras" 

  • Prova do Cespe é fonte Bacen? Se correto, então é sociedades anônimas ou associações civis.

    As bolsas de valores são sociedades anônimas ou associações civis, com o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à....

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bv.asp


  • Bolsa de valores não são IFs.

    Podem ser S\A ou Associações civis.

    A única existente no Brasil é a BM&FBovespa que é uma S\A.


  • ERRADO. As bolsas de valores são associações civis ou sociedades anonimas  SEM FINS LUCRATIVOS. Nada de Instituições financeiras

  • Bolsas de valores são sociedades anônimas ou associações civis, com  o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à realização entre eles de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto.


  • Errado. Esta questão possue 3 erros importantes , 1- as Bolsas de valores não negociam ações ; elas são o lugar onde são negociadas as ações da Companhia aberta .2- Não são instituições financeiras 3- Podem ser associações civis sem fins lucrativo como é o caso da BM&FBovespa,empresas estabelecidas como Sociedades anônimas com fins lucrativos.

    bons estudos

  • As bolsas de valores são sociedades anônimas ou associações civis, com o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à realização entre eles de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela Comissão de Valores Mobiliários. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa