SóProvas


ID
613426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN),
julgue os itens a seguir.

Embora apresentem menores riscos de insolvência dos empréstimos, por atenderem a setores específicos da economia e terem maior controle de sua carteira de clientes, os bancos cooperativos não podem contrair empréstimos no exterior.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

    Pois além de oferecer os produtos e serviços que as cooperativas oferecem ( como conta corrente, cheques especiais etc), podem captar recursos no exterior.

    Outras caracteristicas do Banco Cooperativo.
    1. Autorizados pelo Banco Central, constituidos na forma de sociedade anonima de capital fechado, onde os acionistas são obrigatoriamente as cooperativas.
    2. Sua atuação é restrita a Unidade da Federação de sua rede.
    3. São banco multiplos ou bancos comerciais controlados por cooperativas de credito, que devem deter, pelo menos, 51% das suas ações com direito a voto.
    Bom estudos a todos...
  • ERRADA.

    Pois além de oferecer os produtos e serviços que as cooperativas oferecem ( como conta corrente, cheques especiais etc), podem captar recursos no exterior.

  • Cuidado ao confundir Cooperativas com Bancos Cooperativos!
    As Cooperativas ñ podem levantar recursos no exterior, enquanto os Bancos Cooperativos podem. 

    QUESTÃO ERRADA.
  • questão errada, podem captar emprestimos no exterior.

    atenção ,pois cooperativas de credito não podem captar recursos no exterior.
  • Sim podem.  Eles podem operar  como bancos comerciais, inclusive levantar recursos externos - empréstimo no exterior se trata de um recurso externo.
    Autorizados a funcionar pelo BC a partir de 1.995 (Resolução nº 2.193/95) como bancos comeciais na forma de S/A de capital fechado, com a participação de cooperativas singulares, centrais, federações e confederações de cooperativas de crédito, com a atuação restrita ao Estado de sua sede. Sendo grande vantagem sua atuação regional.

    Alternativa Errada.

    Fonte: aula da Disciplina Mercado Financeiro, do curso de Ciências Contábeis da Unimontes - Campus Salinas.


  • FONTE: CASA DO CONCURSEIRO
  • Muito importante a diferença entre, (cuidado com as pegadinhas)

     
    insolvência é um estado em que o devedor tem prestações a cumprir superiores aos rendimentos que recebe. Portanto um insolvente não consegue cumprir as suas obrigações (pagamentos). Uma pessoa ou empresa insolvente poderá ao final de um processo ser declarada em definitivamente insolvente, em falência ou em recuperação.
    Solvência, em finanças e contabilidade, é o estado do devedor que possui seu ativo maior do que o passivo, ou a sua capacidade de cumprir os compromissos com os recursos que constituem seu patrimônio ou seu ativo. Portanto, do ponto de vista econômico, uma empresa é solvente quando está em condições de fazer frente a suas obrigações correntes e ainda apresentar uma situação patrimonial e uma expectativa de lucros que garantam sua sobrevivência no futuro
  • A maioria das intituições fincanceiras podem captar recursos no exterior, se algum companheiro aí souber das que não fazem isso complemente o meu comentário para ajudar a um próximo !
  • Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contan­do com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
  • Em que pese a boa vontade dos colegas, gostaria de deixar uma observação: nós, usuários desse site, geralmente passamos horas e mais horas diante da tela de um computador. Então, não entendo como algumas pessoas não têm o bom senso de não "colorir" o texto com cores tão chamativas e tão variadas que incomodam tanto a visão do estudante. Não há necessidade disso. Basta apenas destacar o trecho que vc acha mais importante como negrito. E não precisa "negritar" o texto inteiro. Sejamos conscientes.
  • A constituição do '' banco cooperativo '' veio permitir, também, levantar recursos no '' exterior '', atividade vedada ás atuais cooperativas de crédito. 

    Bons estudos!

  • Alguém pode me responder se o erro também não seria quando a questão diz que apresenta menores riscos nos empréstimos?Bons estudos galera.

  • Os Bancos cooperativos além de oferecer os produtos e serviços que as cooperativas oferecem (como conta corrente, cheques especiais, pagamento de tributos e processamento da folha de pagamento dos funcionários da empresa), podem captar recursos no exterior.


    Fonte: A casa do concurseiro.

  • A questão explorou o conhecimento sobre dois assuntos:
    -Bancos Comerciais Cooperativos
    -Cooperativas de Crédito 

    A constituição do BANCO COOPERATIVO, veio permitir, também, levantar recursos no exterior, atividade que é VEDADA às atuais COOPERATIVAS DE CRÉDITO. 

    Indubitável é o sucesso daqueles que não desistem em alcança-la! 
    Bons Estudos!

  • Só a palavra "embora" já é suficiente para perceber que a questão tá errada. Prestem atenção nas questões da Cespe com esta palavra. Quase sempre a afirmativa é falsa.

  • Luana Mannala: Presta atenção no que escreves. Estás te contradizendo. Alternativa ERRADA.

  • As Cooperativas de Crédito e que não podem contrair empréstimos no exterior, já os bancos cooperativos podem. 

  • A assertiva está correta. Os bancos comerciais são constituídos sob a forma de sociedade anônima de capital fechado, onde os acionistas são obrigatoriamente as cooperativas. São bancos múltiplos ou comerciais controlados por cooperativas de crédito, que devem deter, pelo menos, 51% das suas açoes com direito a voto. Além de oferecer os produtos e serviços que as cooperativas oferecem, PODEM CAPTAR RECURSOS NO EXTERIOR. 


  • Sua atuação é RESTRITA a UNIDADE DA FEDERAÇÃO de sua rede, porém, PODEM captar recursos no exterior.

  • Não existe vedação quanto a contrair empréstimo no exterior.


  • Essa questão esclarece quem pode participar do Banco cooperativo Q30352 


  • As cooperativas só podem receber depósitos de COOPERADOS e não temFINS LUCRATIVOS. Para montar uma cooperativa são necessários, no mínimo, 20 cooperados e precisa de autorização do BACEN para funcionar, embora não seja uma INSTITUIÇÃO FINANCEIRA. Não podem contrar empréstimos NO EXTERIOR.

    Os Bancos CooperativosTEM fins lucrativos, é composto por no mínimo 3 cooperativas. Pode se tornar um banco múltiplo mas deve ser uma SA fechada e podem contrair empréstimos NO EXTERIOR.

  • Fonte: Bacen

    A constituição do Banco Cooperativo vai permitir também levantar recursos no exterior, atividade proibida às cooperativas de crédito.

  • PESSOAL, VENDO OS COMENTÁRIOS SOBRE AS COOPERATIVAS DE CRÉDITO NÃO PODEREM REALIZAR EMPRESTIMOS NO EXTERIOR FIQUEI NA DÚVIDA (MESMO A APOSTILA CURSINHO AFIRMANDO QUE PODE) E VIM PESQUISAR NA NET.  E TODAS AS FONTES DIZEM QUE SIM, AS COOPERATIVAS DE CRÉDITO, ASSIM COM OS BANCOS COOPERATIVOS PODEM CAPTAR RECURSOS NO EXTERIOR. 


    QUEM  DISCORDAR APRESENTE SEU ARGUMENTO. E QUEM QUISER CONFIRMAR É SÓ PESQUISAR.

    att

  • Inalda Arraes, acho que você está certa. Além do erro quanto aos empréstimos no exterior, a questão apresenta outro equívoco quando afirma que esses bancos apresentam menos riscos de insolvência dos empréstimos, na verdade incorrem nos mesmo riscos que os bancos comerciais, até porque os bancos cooperativos podem fazer tudo que qualquer outro banco comercial já faz, mesmos tendo um público mais restrito.

  • Outro erro: Como os bancos cooperativos atendem a setores específicos da economia apresentam um maior risco sistemático (não diversificável) do que os bancos comerciais. Pois um banco comercial está vinculado a vários setores da economia e as cooperativas de crédito em geral estão relacionadas a um setor específico. Pense, é mais fácil um problema afetar um setor específico do que vários setores ao mesmo tempo...

    Imagine que um banco cooperativo tenha como associados apenas agricultores. E que muitos destes peguem financiamentos para bancar sua produção. E em determinado ano ocorra uma seca terrível, o que leva a maioria dos agricultores a não honrarem seus financiamentos. Perceba o tamanho do risco que esse banco cooperativo corre de não conseguir arcar com suas obrigações e quebrar.

    Em outras palavras: " Não coloque todos os ovos na mesma cesta"


    Abraço!


  • Banco Cooperativo

    Banco comercial ou banco múltiplo constituído, obrigatoriamente, com carteira comercial. Diferencia-se dos demais por ter como acionistas-controladores cooperativas centrais de crédito, as quais devem deter no mínimo 51% das ações com direito a voto.

    Site do BACEN:http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=286&idioma=P&idpai=GLOSSARIO

    Se é banco comercial, então tem os mesmos riscos e as mesmos direitos quanto a empréstimos no exterior.

  • http://centraldefavoritos.wordpress.com/2012/03/28/bancos-comerciais-cooperativos/

    A principal diferença entre os bancos comerciais e bancos comerciais cooperativos, são que os cooperativos não tem fins lucrativos, portanto podem cobrar juros baixos e não tem a mesma burocracia que os demais bancos.

    Postei isso porque vi comentários informando que o Bancos Comercias Cooperativos tem fins lucrativos????????
    Por favor coloquem a fonte dessa informação, pois encontrei essa.


  • Pessoal, a afirmativa apresenta 2 erros:

    Embora apresentem menores riscos de insolvência dos empréstimos (1), por atenderem a setores específicos da economia e terem maior controle de sua carteira de clientes, os bancos cooperativos não podem contrair empréstimos no exterior (2).

    1 - "Imagine que um banco cooperativo tenha como associados apenas agricultores. E que muitos destes peguem financiamentos para bancar sua produção. E em determinado ano ocorra uma seca terrível, o que leva a maioria dos agricultores a não honrarem seus financiamentos. Perceba o tamanho do risco que esse banco cooperativo corre de não conseguir arcar com suas obrigações e quebrar."

    2 - "A constituição do banco cooperativo vai permitir também levantar recursos no exterior , atividade vetada às atuais cooperativas de crédito." Fonte: http://alunoesperto.com/mercado-financeiro-2


  • Bancos cooperativos podem captar recursos no exterior, cooperativas não.

  • R: ERRADO

    1º. Acho que os Bancos cooperativos não apresentam menores riscos por atenderem setores específicos da economia, pois qualquer pessoa pode fazer empréstimos.

    2º A constituição do Banco cooperativo permite levantar recursos no exterior, atividade vetada às cooperativas de crédito. (Carlos Arthur Newlands)

  • Banco cooperativo têm a captação praticamento igual a um banco comercial.

    CBD\RDB

    Letra financeira.

    Empréstimos no exterior.

    Conta corrente..

  • cooperativas - não

    bancos cooperativos - sim