SóProvas


ID
613444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No tocante às sociedades de fomento mercantil (factoring) e às
sociedades administradoras de cartões de crédito, julgue os
próximos itens.

No cálculo do deságio sobre o valor de face do ativo, as empresas de factoring consideram, além do custo dos recursos por elas obtidos, o spread representativo da taxa de risco envolvida na transação.

Alternativas
Comentários
  • "Correta"

    O spread é a diferença entre a taxa de captação e taxa de remuneração, e não taxa de risco.
  • Confesso que não entendi a explicação do colega. Se alguém puder justificar a resposta mais detalhadamente serei grato.
  • "Certo"
    A operação de factoring consiste, basicamente, em um sacador (pessoa que vende seus ativos) e uma pessoa compradora - dos créditos factor, que fornecerá o dinheiro ao sacador, mediante um deságio sobre o valor de face deste ativo, no caso, normalmente, uma duplicata.
    Existe um curso implícito nesta operação, por isso o deságio varia de acordo com as taxas de mercado para o custo do dinheiro, que pode ser balizado em CDB ou no CDI mais um spread (taxa de risco da própria casa de factoring).
    Os riscos são embutidos principalmente na idoneidade dos ativos adquiridos.
  • Comentários esclarecedores!
    Obrigada!
  • Esta é uma “sacanagem” da banca.
    Utilizou o termo  spread para remeter o 
    candidato a um Banco, pois sabemos que a definição de  spread  é a diferença entre taxa de captação e aplicação do recurso.
    Como sabemos que as factorings não emprestam e sim 
    compram direito creditório, logo a questão estaria errada!  Pois bem, spread pode ser utilizado também como diferença de preço entre a compra e venda de um ativo. Assim este termo pode ser utilizado também para as factorings. Não podemos misturar  spread com spread bancário. Questão certa e difícil! 

    Fonte: http://www.acasadoconcurseiro.com.br/download/COMBRBCASA.pdf
  • Indice de desagio é diferente de indice de juros. As factorings consultam um orgao chamado Anfac que divulga todos os dias uma taxa representativa do fator de compra dos créditos.
  • Na hora que vi a palavra spread fui certo que acertaria, mas levei uma certeira no olho.

  • Spread é Taxa adicional de risco cobrada no mercado financeiro, sobretudo o internacional. É variável de acordo conforme a liquidez do tomador, volume de empréstimo e o prazo de resgate. No contexto financeiro, significa a diferença entre o custo de captação de recursos e o custo da taxa de empréstimos, ou a diferença entre o preço de compra e o preço de venda de um ativo.

  • Spreadrefere-se à diferença entre o preço de compra (procura) e venda (oferta) de uma ação, título ou transação monetária.

    Desagio: Quando o valor pago no momento da aquisição dotítuloé inferior ao seu valor de face, de maneira que a rentabilidade do título será maior do que a estabelecida nas condições originais no momento da sua emissão.

    Valor de Face: Valor de uma obrigação, nota ou outro título como expresso no certificado ou instrumento. Apesar de o preço das obrigações flutuar a partir do momento de emissão até o resgate, eles são resgatados no prazo de vencimento pelo seu valor de face, a menos que tenha ocorrido default. O valor de face é o montante sobre o qual o pagamento de juros é calculado.

  • A operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de Factoring. O resultado disso é o recebimento imediato desses créditos futuros, o que aumenta seu poder de negociação, por exemplo, nas compras à vista de matéria-prima, pois a empresa não se descapitaliza.

    A Factoring também presta serviços à empresa - cliente, em outras áreas administrativas, deixando o empresário com mais tempo e recursos para produzir e vender.

     

    Spread refere-se à diferença entre o preço de compra (procura) e venda (oferta) de uma ação, título ou transação monetária. Analogamente, quando o banco empresta dinheiro a alguém, cobra uma taxa pelo empréstimo - uma taxa que será certamente superior à taxa de captação. A diferença entre as duas taxas é o chamado spread bancário. Segundo a definição do Banco Central do Brasil, spread é a diferença entre a taxa de empréstimo e a média ponderada das taxas de captação de CDBs (certificados de depósito bancário)

     

    Spread bancário, em termos simplificados, é a diferença entre a taxa de juros cobrada aos tomadores de crédito e a taxa de juros paga aos depositantes pelos bancos.[2] Em outras palavras, é a diferença entre a remuneração que o banco paga ao aplicador para captar um recurso e o quanto esse banco cobra para emprestar o mesmo dinheiro. O cliente que deposita dinheiro no banco, em poupança ou outra aplicação, está de fato fazendo um empréstimo ao banco. Portanto o banco remunera os depósitos de clientes a uma certa taxa de juros (chamada taxa de juros de captação ou simplesmente taxa de captação). [3] Analogamente, quando o banco empresta dinheiro a alguém, cobra uma taxa pelo empréstimo - uma taxa que será certamente superior à taxa de captação. A diferença entre as duas taxas é o chamado spread bancário. Segundo a definição do Banco Central do Brasil, spread é a diferença entre a taxa de empréstimo e a média ponderada das taxas de captação de CDBs (certificados de depósito bancário). [1]

  • Esse "spread" também é conhecido como Fator de Compra.

  • As empresas de factoring compram créditos de empresas, gerados por suas vendas à prazo, que recebem de imediato esses créditos futuros. Ao comprarem estes créditos, as empresas de factoring aplicam um deságio, ou seja, o valor pago à empresa vendedora no momento da aquisição do título é inferior ao seu valor de face. 

    Spread refere-se à diferença entre o preço de compra (procura) e venda (oferta) de uma ação,
    título ou transação monetária que se materializa na chamada taxa de juros. E esta é diretamente influenciada pelo risco envolvido na operação, assim quanto maior o risco, maior o spread.


    GABARITO: Certo

  • Confundi bonito que era spread bancário e não fator de compra