SóProvas


ID
617557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No código de Hamurabi, existem referências a uma forma de
identificação dos criminosos por meio da observação de membros
amputados. Na França, antes da Revolução, os ladrões eram
marcados a ferro com uma flor de lis. Atualmente, já existem
técnicas da hemogenética forense aplicáveis a mortos, vivos e
esqueletos. Com base nessas informações, julgue os itens
subsecutivos, referentes a identificações médico-legal e judiciária
ou policial.

Para saber se o material colhido trata-se de sangue, utiliza-se uma técnica simples, que consiste na procura dos cristais de Teichmann. Nos casos positivos, revela-se uma cor azul esverdeada que se transforma, imediatamente, em azul intenso.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado.
    Na procura por cristas de Teichmann, coloca um pouco do material sobre um lâmina adiciona ácido acetico glacial, aquecendo a mistura se for sangue, será possível notar cristas de cor chocolate.
    Já na técnica de Adler utiliza-se uma mistura de ácido acético, água oxigenada e reagente benzidíco, nos casos positivos fica azul.
  • PROVAS DE ORIENTAÇÃO : Quando se fala  no process de identificação do sangue, são utilizadas substâncias químicas na amostra para determinar a natureza da substância. As provas de orientação nos darão  ideia se estamos diante de sangue ou não.

    LUMINOL: Roberto Blanco afirma que este é o teste de elite. Utiliza-se a substância alfa-amino-ftalidrazina, que em contato com o peróxido de hidrogênio, se converte em alfa-amino-ftalato. Se apresenta intensidade luminescente - azul esverdeada - por causa dos eletrons desprendidos quando da reação química . Há ainda outras provas de orientação que, através da utilização  de substâncias especificas irão orientar o observador com cores distintas. Essas provas são conhecidas como os testes de ADLER, VAN, DEEN,KASTLE MEYER E AMADO FERREIRA.

    PROVAS DE CERTEZA:

    A TECNICA DE TEICHMANN Utiliza o ácido acético glacial para verificação de amostra.

    A TECNICA DE UHLENHUTH : Método da albuminorreação/reação biólogica de soro-precipitação.

  • REAÇÕES DE ORIENTAÇÃO
    Se positiva, PODE SER SANGUE.
    1ª Adler (fica azul)
    2ª Amado Ferreira
    3ª Kastle-Meyer
    4ª Van-Deen

    REAÇÕES DE CERTEZA
    É para sangue, mas não sei a que tipo de bicho pertence esse sangue.
    São três reações:
    1ª reação - espetroscópica 
    2ª reação - cristais de hemocromogênio
    3ª reação – cristais de Teichmann  (cor de chocolate ou avermelhada)

    Depois:
    PROVAS ESPECÍFICAS
    - Reação de soroprecipitação ou Uhlenhuth. É uma reação de especificidade. Para saber de quem é o sangue.
    - Prova de Coombs – é uma reação da medida geral. Dosamos as hemácias.

  • ITEM – ERRADO -  A cor é de chocolate. Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 158):

     

     

    “Sangue. A primeira providência é saber se o material mandado a exame é sangue. Para tanto, utiliza-se uma técnica muito simples, que consiste na procura dos cristais de Teichmann.

     

    Para evidenciar esses cristais, coloca-se um pouco do material sobre a lâmina, cobre-se com a lamínula e deita-se uma gota de ácido acético glacial, levando-a ao calor para uma evaporação lenta, repetindo-se algumas vezes o mesmo processo. Em seguida, leva-se a lâmina ao microscópio e, nos casos positivos, observa-se a presença dos cristais, de forma rômbica, alongados, cor de chocolate, isolados ou em grupos ou em forma de charuto ou de roseta, conforme a disposição em que se encontrem.” (Grifamos)

  • Segundo FRANÇA "A primeira providência é saber se o material mandado a exame é sangue. Para tanto, utiliza-se uma técnica muito simples, que consiste na procura dos cristais de Teichmann. Para evidenciar esses cristais, coloca-se um pouco do material sobre a lâmina, cobre-se com a lamínula e deita-se uma gota de ácido acético glacial, levando-a ao calor para uma evaporação lenta, repetindo-se algumas vezes o mesmo processo. Em seguida, leva-se a lâmina ao microscópio e, nos casos positivos, observa-se a presença dos cristais, de forma rômbica, alongados, cor de chocolate, isolados ou em grupos ou em forma de charuto ou de roseta, conforme a disposição em que se encontrem". FRANÇA, GENIVAL VELOSO DE- Medicina Legal, Guanabara Koogan, p. 139.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO