SóProvas


ID
617587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A polícia encaminhou ao IML o corpo de um adulto
jovem, do sexo masculino, morto em decorrência de lesões
causadas por arma de fogo e navalha. No exame necroscópico,
constatou-se, na região torácica direita, duas feridas cortantes com
cauda de escoriação voltada para o lado direito, que, se pudessem
ser mostradas em corte sagital, apresentariam perfil de aspecto
angular. Soube-se que dois tiros foram disparados a distância,
transfixantes, e atingiram a região torácica esquerda da vítima.
Constatou-se um ferimento de entrada, produzido por arma de fogo,
na fronte, de forma irregular, sem zona de tatuagem, com bordas
voltadas para fora, com diâmetro maior do que o do projétil.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens
subsequentes.

Nos tiros encostados, em geral, apresenta-se zona de tatuagem e esfumaçamento.

Alternativas
Comentários
  • TIROS ENCOSTADOS
    a)forma irregular(estrelado) pela dilaceração dos tecidospelos gases explosivos (mina de Hoffmann) b)sem zona de tatuagem ou de esfumaçamento c)diâmetrodo ferimento maiorque oprojétil (explosão dos gases) d)halo fuliginosonosossos: (sinal de Benassi) e)impressão (pressão) do cano da arma(sinalde Werkgaertner) f)quando transfixante: trajeto com orifício de entrada e saída
  • Assertiva CORRETA.Nos tiros próximos é comum formarem as zonas de tatuagem e esfumacamento, sendo a de chamuscamento formada somente quando há a aproximacao da boca do cano muito pr,oximo a pele. Nesses casos, denominamos tiros "à queima roupa", haverá formacao das 3 ZONAS da areola equimótica: TATUAGEM, ESFUMACAMENTO e CHAMUSCAMENTO. 
  • A questão está errada, pois teria essas caracteristicas se fossem a curta distância, o que não é o caso, a questão falou em "tiro encostado".
    Bons Estudos !!
  • Como o colega Ubiracy comentou a questão fala em tiro encostado, nesse caso toda fuligem vai entrar no corpo, juntamente com o projétil, não sendo possível a visulaização da zona de tatuagem, zona de chamuscamento e esfumaçamento. 
    A câmara de Hoffmann não é caracterisicas de todos os tiros encostados, mas daqueles em que haja uma tábua ossea por baixo da pele.
  • Caro Marcelo Marciel, creio que tua resposta está equivocada !! Pois a questão fala em ''tiro encostado'' e não de ''tiro à curta distância''. 
  • No tiro encostado, em geral, não há zona de esfumaçamento e zona de tatuagem pois todos os elementos da carga penetram pelo orifício da bala.É comum neste tipo de tiro a presença do sinal da "Câmara de mina de Hoffman" (vertentes enegrecidas e desgarradas formadas pelos elementos do tiro que penetram na ferida). 
  • Por dispararos enconstados, tem carácteristicas próprias:
    * Câmara (boca) de mina de hofmann, paque que ocorra, é necessário que o disparo ocorra em um tecido suprajacente a um plano ósseo ou a um plano aponeurótico muito firme e fibroso. Assim, fincnado com orifício maior que o diâmetro do projétil, geralmente estrelado, de bordas laceradas, evertidas e irregulares, com descolamento dos tecidos, apresentando o aspecto de cratera de uma miina terrestre.
    Já no disparo de CURTA distância, temzona de chamuscamento, zona de esfuçamento, zona de tatuagem.
    O examinador queria saber se o candidado sabia a diferença apresentada, do disparo encostado e o disparo de curta distância.




  • questão duvidosa pois quando a pele é retirada da ferida em boca de mina de Hoffmann é perceptível o esfumaçamento/tatuagem de pólvora no osso que fica por baixo dessa pele (Sinal de Benassi)
  • TIROS ENCOSTADOS --> NÃO TEM CARACTERISTICAS DE EFEITOS SECUNDARIOS (Pólvora incombusta, chama)

    PORÉM PODEM APARECER

    GABARITO: ERRADO

    TIRO ENCONSTADO

    BENASSI E WERKGAERTNER

  • Questão errada, no sinal de Puppe-Werkgaertner não ira apatecer zona de esfumaçamento, sinal de PUPPE é sim com o cano escostado mas em local onde não há osso "achatado" por baixo, esse sinal  somente irá deixar uma zona de tatuagem (não confundir com o cone de dispersão), identica ao cano da arma, juntamente com o orifício de entrada, quase que uma marca patoguinomônica!!!

    Bons estudos

  • Grave isso:

    LESÕES DE ENTRADA: Em regra apresentam: bordas viradas para dentro, diâmetro menor do que o do projétil, forma arredondada ou elíptica, orla de escoriação, enxugo ou equimose.
    Nos tiros a curta distância apresentam orla de tatuagem, orla ou zona de esfumaçamento/tisnado, além da orla de escoriação, enxugo ou equimose.

    Já os tiros à queima roupa, orla de queimadura/chamuscamento, muitas das vezes apresenta formato em boca de mina.

    LESÕES DE SAÍDA: Em regra apresentam- no caso de projétil único: bordas reviradas para fora, forma irregular, maior sangramento, não apresentam orla de escoriação nem de enxugo, sequer elementos químicos resultantes da decomposição da pólvora.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • TIROS À CURTA DISTÂNCIA É QUE DEIXAM ESSES VESTÍGIOS (SINAIS). 

  • ITEM – ERRADO – Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 294 e 295):

     

     

    “Ferimentos de entrada nos tiros a curta distância. Estes ferimentos podem mostrar: forma arredondada ou elíptica, orla de escoriação, bordas invertidas, halo de enxugo, halo ou zona de tatuagem, orla ou zona de esfumaçamento, zona de queimadura, aréola equimótica e zona de compressão de gases. Diz-se que um tiro é a curta distância quando, desferido contra um alvo, além da lesão de entrada produzida pelo impacto do projétil (efeito primário) são encontradas manifestações provocadas pela ação dos resíduos de combustão ou semicombustão da pólvora e das partículas sólidas do próprio projétil expelido pelo cano da arma (efeitos secundários). Quando além das zonas de tatuagens e de esfumaçamento há alterações produzidas pela elevada temperatura dos gases, como crestação de pelos e cabelos (entortilhados e quebradiços), manifestações de queimadura sobre a pele (apergaminhada e escura ou amarelada) e zona de compressão de gases (no vivo), considera-se essa forma de tiro a curta distância como à queima-roupa.” (Grifamos)

  • Tiro encostado apresenta=== -câmara de mina de hoffman

    -sinas de benassi

    -sinais de werkgaertener

    -orifício de entrada é amplo e irregular

    -sinal de schusskanol

    -efeitos primários e secundários

  • Errado! isto porque, no tiro encostado ocorre a "CÂMARA DE MINA DE HOFFMANAN", ou seja, considerando que comumente o tiro encostado é realizado em regiões onde hpa osso por baixo, o projetil destrói o osso, e os gases da explosão do tiro encontram de imediato um anteparo, qual vão bater no osso e voltar (refluir), causando uma lesão explosiva na região.

    Além de: bordas para fora, grande e irregular, gerando uma impressão de lesão de saída, mas não é.

    Com tais caracteristicas, percebe-se impossivel VISUALIZAR os fenômenos da zona de tatuagem, pois destruída a região, bem como aparecem em tiros a curta distancia e queima roupa; zona de esfumaçamento, dado que a pele da região estará destruída e chamuscamento [zona de queimadura], pela mesma razão.

    O esfumaçamento visto nos TIROS ESCOSTADOS é chamado de "Sinal de Schusskanol(osso), que é o esfumaçamento no conduto interno produzido pelo TUNEL do tiro no osso.