SóProvas


ID
617635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O cadáver de uma pessoa do sexo feminino submetida à
necropsia no IML apresentou erupção de segundos molares, e
ausência de erupção dos terceiros molares. A rigidez cadavérica
apresentava-se desfeita e havia mancha verde abdominal e
circulação póstuma. Os livores concentravam-se no ventre. No
pescoço, havia sulco horizontal completo abaixo da cartilagem
tireoide. Apresentava equimoses subconjuntivais e retrofaringianas,
com pulmões congestos, escuros e com manchas de Tardieu,
principalmente em pleuras visceral e interlobares. O exame cardíaco
referiu ventrículo esquerdo esvaziado e direito repleto. Exame da
genitália mostrou integridade himenal e positividade para PSA em
líquido sanguinolento colhido da cavidade retal; e havia laceração
de mucosa anal.

Com base no caso hipotético acima, julgue os itens subsequentes,
relacionados a exame em cadáveres.

Infere-se dessa situação que a idade da pessoa seria inferior a dezoito anos.

Alternativas
Comentários
  • ausência de erupção dos terceiros molares -> os terceiros molares apresentam-se entre 17 e 25 anos, então essa pessoa tinha menos de 18 anos.
  • Correto, pra ajudar... Terceiro Molar é conhecido vulgarmente como SISO.

    Abraços
  • Com base no exposto pelo colega acima, então a mulher do caso em tela poderia ter 24 anos, pois se o terceiro molar aparece entre 17 e 25 anos não se pode afirmar que a mulher tinha menos de 18 com base apenas nesta informação. Corrijam-me se eu estiver errado.
  • A idade média para a erupção do terceiro molar ronda os vinte anos, embora a erupção possa continuar em alguns doentes até aos vinte e cinco anos.
  • Como meu avô dizia:
    Dente "Cisnei"
    ;D
  • Há pessoas em que os terceiros molares erupcionam antes dos 18 anos e também há pessoas que estes dentes vão erupcionar depois dos 25 anos, então, é uma questão que se baseia apenas em teoria, mas que na prática não se confirma na integra, portanto, seria uma questão passível de muita controvérsia.

  • De acordo com o texto apresentado e com informações teóricas, podemos afirmar que a pessoa teria menos de dezoito anos, por ainda não ter o terceiro molar.  A erupção do terceiro molar (dente do siso) ocorre normalmente dos 17 aos 20 anos. Lembrando que é um caso hipotético e baseado em conceitos, pois há casos de pessoas com erupções deste molar antes dos dezoitos anos ou ainda, acima de 25 anos.

     Alternativa correta: Certo.


  • Não se pode afirmar com precisão que o cadáver tem menos de 18 anos. Como foi dito pelos colegas esta mulher pode ter 17. Em alguns casos o siso nasce até os 28 anos de idade.

  • Por dizer que não tinha o terceiro ela pode ter de 17 a 25.. mas como é comum o dente "sair" mais cedo e também pela palavra infere-se entendi que a questão não cobrava um grau de certeza ABSOLUTA. Acertei mesmo? Ou dei sorte e chute certo?

  • tá errado amigão por que vc não observou o que a colega acima falou!! os terceiros molares apresentam-se entre 17 e 25 e no texto afirma que não tem a erupção dos terceiros molares então afirmativamente ela tem idade inferior a 17 anos!!!

  • Questão mal formulada, me diga um médico legista ou um cirurgião-dentista perito que infere que a idade da pessoa é inferior a 18 anos só porque não tem os terceiros molares...

    Atualmente, existem diversos casos de pessoas que sequer desenvolvem os terceiros molares. Uma das teorias que explica isso é que a alimentação dos humanos está se tornando cada mais macia (em comparação com nossos antepassados antigos, que possuíam até quartos molares), tornando-os cada vez mais desnecessários.

    Ainda, existe uma quantidade considerável de pessoas em que os terceiros molares não erupcionam devido ao posicionamento do dente, falta de espaço na arcada dentária, etc, e se tornam dentes inclusos. Esses dentes inclusos nunca irão erupcionar. Mesmo que a pessoa tenha 40 anos de idade, não interessa.

    Há casos de pessoas que extraem os terceiros molares, justamente porque eles ficam inclusos e podem causar problemas gengivais, cáries, pericoronarites, cistos, tumores.

    E se a pessoa a qual a questão se refere tivesse os terceiros molares inclusos? Ou sequer se desenvolveram? Ou os extraiu? Não dá para afirmar a idade só com as informações da questão.

  • Eu, por exemplo, tenho 24 anos e não tenho o siso do lado esquerdo...

     

    Mas o que alguns não prestaram atenção é que a questão diz "infere-se dessa situação". A questão não disse que a pessoa TEM menos de 18 anos. Em medicina Legal, tudo são probabilidades... em tese, a pessoa examinada teria menos de 17 anos, mas não é uma verdade absoluta.


    Questão CERTA.

  • O cadáver de uma pessoa do sexo feminino submetida à necropsia no IML apresentou erupção de segundos molares, e ausência de erupção dos terceiros molares.

     

    Deve-se atentar para erupção(INÍCIO DO NASCIMENTO DOS DENTES) SEGUNDOS MOLARES. 

    2º molar inferior: 11-13 anos;
    2º molar superior: 12-13 anos;

     

    3º molar ou dente do siso superior e inferior: 18-25 anos. Mesmo porque poderá haver agenesia (INEXISTÊNCIA) dos  terceiros molares. 

     

    AS INFORMAÇÕES A RESPEITO DOS TERCEIROS MOLARES NÃO SÃO NECESSÁRIAS PARA RESPONDER ESTA QUESTÃO.

  • Questão deveria ser errada.Há casos de erupção do terceiro molar mais tarde e ha milhares de pessoas que tem mais de 18 anos e não teve o 3 molar erupcionado.