-
As feridas incisas ou cirúrgicas são aquelas produzidas por um instrumento cortante.
-
Projétil de arma de fogo produz ferida PÉRFURO-CONTUSA, logo, mata-se a questão.
Bons estudos.
-
As
lesões produzidas por ações mecânicas podem ser classificadas como ativas,
passivas ou ainda, mistas de acordo com o movimento. Se for um movimento do
instrumento para o corpo, caracteriza lesão ativa. Se for ao contrário,
passiva. Há uma terceira classificação que pode ser mista, gerando ações ativas
e passivas. Essas lesões são
determinadas também quanto à sua lesão, podendo ser perfurante, cortante,
contundente ou mistas, por exemplo, perfuro contundente, perfuro cortante e
corto contundente. As lesões perfuro contundente são causadas por objeto pesado
com superfície de corte impulsionado pelos membros do agressor. Ex.: machado,
facão, foice, enxada, dentes.
Alternativa
correta: Errada.
-
O Comentário do professor sobre a questão esta equivocado uma vez que instrumentos como machado, facão, enxada são classificados como Corto-Contusos/Corto-Contundentes.
-
Na verdade a professora cometeu um "vacilo" que passou despercebido.
Conforme o amigo abaixo, todos esses instrumentos por ela apontado como sendo perfurocontundentes na verdade são perfurocortantes, exemplos: unhas, foice, machado.
Mas focando na questão, a lesão não poderia ser causada por um PAF(projétil de arma de fogo), tendo em vista que o mesmo atua por percussão e pressão ou seja são lesões perfurocontusas, e não incisas conforme foi encontrado no cadáver.
A morte do índiviuo ocorreu possivelmente, por uma navalha, lâmina de barbear, bisturi, entre outras possibilidades.
-
tanto o comentário do Professor como o do Thiago Trigo estão errados, vejam:
Machado, facão, foice... produzem feridas corto-contundente e não perfuro-contundente, muito menos perfuro-cortante.
O enunciado está falando de Ferida Incisas - são provocadas por instrumentos cortantes, como faca, bisturi, lâminas, etc.; suas características são o predomínio do comprimento sobre a profundidade, bordas regulares e nítidas, geralmente retilíneas. Na ferida incisa o corte geralmente possui profundidade igual de um extremo à outro da lesão, sendo que na ferida cortante, a parte mediana é mais profunda.
Portanto, está errada pois a afirmativa fala em ferida perfurocontundente, que geralmente são produzidas por PAF (projetil de arma de fogo).
o correto seria, "apresenta-se evidência de morte decorrente de hemorragia provocada por instrumento cortante...";
-
creio que há falha no comentário do colega Bolsonaro Presidente, pois ele relata que as feridas são " corto-contundente e não perfuro-contundente". Contundente é o instrumento, a ferida é contusa. Favor me corrijam se eu estiver errada.
-
A questão está errada porque lesões incisas não podem ter sido ocasionadas por uma ação perfurocontundente, mas sim cortante!
-
Um detalhe do enunciado elimina a hipótese de ação de instrumento perfurocontundente - Ferida Incisa. Segundo a literatura médico legal, esse tipo de ferimento é causado por instrumento cortante (navalha, por exemplo), e, pode ser de um ou dois gumes - depende do caso em concreto. O fato é que não há a possibilidade de um instrumento cortante gerar uma lesão do tipo PERFURTOCONTUNDENTE (um bom exemplo de instrumento perfurocontudente citado pelo professor Roberto Blanco é o Projetil de Arma de Fogo, a Arcada Dentária e um Vergalhão; mas é importante destacar um ponto: o Projetil de Arma de Fogo gera a lesão Perfurocontundente, contudo, a arma em si, gera uma lesão do tipo CONTUNDENTE, se utilizada como instrumento de um crime - já caiu em provas (PEGADINHA).
-
Com todo respeito, o sr Delta está equivocado! O instrumento é que pode ser Perfurocontundente; Cortante... A Lesão não tem "NTE"... será Perfurocontusa; Incisa.... Bons Estudos!
-
Croce, Delton Jr. (in Manual de medicina legal— 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012. P. 293)
“Classificação dos instrumentos mecânicos
Segundo o contato, o modo de ação e as características que imprimem às lesões, classificam-se os instrumentos mecânicos em: cortantes, contundentes, cortocontundentes, perfurantes, perfurocortantes e perfurocontundentes. Destarte, eles produzem, respectivamente, feridas incisas, contusas (e contusões), punctórias, perfuroincisas, cortocontusas e perfurocontusas.
Não existem instrumentos dilacerantes, contusodilacerantes, perfurodilacerantes, cortodilacerantes; dessa forma, não há de falar o perito em feridas dilacerantes, contusodilacerantes, perfurodilacerantes, cortodilacerantes, teoricamente produzidas por esses inexistentes instrumentos.
Desse modo, ferimento lacerocontuso nada mais é que solução de continuidade em meio a uma ação contundente, ou seja, ferida contusa.” (Grifamos)
-
Feridas causadas por uso de projétil de arma de fogo são sempre perfurocontundentes, e o texto trouxe uma ferida incisa, que decorre de um objeto cortante.
Gabarito: Errado.
-
Errado, pois o instrumento é perfurocontusa.” Arma balística” ex: projétil de arma de fogo.
-
Foi FACADA !!!
-
LESÃO INCISA E NÃO PERFURO-CONTUNDENTE.