SóProvas


ID
61819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os
itens a seguir.

A justificativa para organização de arquivos de órgãos públicos está na ordem direta do interesse de três tipos de usuários que deles fazem uso: o administrador, o cidadão e o pesquisador.

Alternativas
Comentários
  • Várias razões levaram os países a instituir arquivos públicos:a) necessidade prática de incrementar a eficiência governamental;b) motivos de ordem cultural, visto que os arquivos públicos constituem umaespécie de fonte de cultura, ao lado de livros, manuscritos e peças demuseus;c) razões de interesse pessoal, especialmente na França, que objetivando a aniquilação de uma sociedade antiga e acreditando que tais documentoseram imprescindíveis à proteção de direitos feudais e privilégios, criaramum órgão especial – Agence Temporaire des Titres – cuja atividade principalera separar, para eliminação, todos os documentos alusivos a tais direitos eprivilégios.Entretanto, até bem pouco tempo os documentos serviam apenas paraestabelecer ou reivindicar direitos. Quando não atendiam mais a essa exigência,eram transferidos para museus e bibliotecas, surgindo daí a idéia de arquivoadministrativo e arquivo histórico. Em meados do século XIX começa a desabrocharum crescente interesse pelo valor histórico dos arquivos e os documentos ganham o status de testemunhos da história.
  • Complementando...

    Lembrando que o acesso aos documentos da fase primária (corrente e intermediário) é restrito. Os documentos permanentes, por sua vez, são públicos. CORRETA

  • Bellotto, em Arquivos Permanentes:

    "Os arquivos públicos existem com a função precípua de recolher, custodiar, preservar e organizar fundos documentais originados na área governamental, transferindo-lhes informações de modo a servir ao administrador, ao cidadão e ao historiador."