SóProvas


ID
61915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das tipologias documentais e de seus respectivos estudos,
julgue os itens a seguir.

O documento público pode ser estudado a partir da matéria, do meio e do conteúdo. Quanto ao meio, este pode ser físico - tipologia da espécie documentária - ou funcional - distinção entre original e cópia.

Alternativas
Comentários
  • Janaina!

    Para Belloto, o documento público é, invariavelmente, na sua essência, a junção de actio (ação, fato, ato) com conscriptio (sua transferência para suporte e meio semântico e juridicamente credível). Aliás, essa imagem não foge das facetas fundamentais da questão documentária, conforme antes referido (matéria-meio-conteúdo), embora diferenciada, porque é marcada pelos ditames do Direito, o que não acontece com o documento no sentido genérico. 

    Como matéria, podem ser visualizados os aspectos físicos estruturais (suporte, escrita, sinal de validação etc.);

    Como meio, a espécie documental específica e as fórmulas pré-determinadas da redação. A cada espécie corresponde uma fórmula diplomática, estrutura e disposição semântica das palavras dentro do texto. Conscriptio, portanto.

    Como conteúdo, não deve ser entendida só a mensagem implícita no documento. Isto porque o conteúdo do documento arquivístico abarca os demais aspectos substanciais: proveniência, função do documento dentro do seu contexto de produção, a ação/ fato implícitos etc. Actio, portanto.

  • Na minha opinião a questão está errada, porque o meio físico está ligado ao gênero, ou seja ao suporte do documento. E não à tipologia, já que esta está ligada diretamente à função/atividade desempenhada pelo documento. 

    Estou estudando arquivologia agora, meu racicionamento está correto? 

    Bons estudo!
  • Questão bem difícil. Apenas acertei, pois não acho que a questão funcional esteja ligada à diferenciação de original e cópia.

    A resposta da colega pode ser encontrada no "Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo".

    Fonte: https://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf (págs 33-34)

  • Direto ao ponto!

    O documento público pode ser estudado a partir da matéria, do meio e do conteúdo. Quanto ao meio, este pode ser físico - tipologia (FORMATO) da espécie documentária - ou funcional - distinção entre original e cópia.

    Fisicamente = pode ser quadrado (livro), redondo (disco), entre outros. Portanto, ligado ao FORMATO.

    GABARITO: ERRADO