SóProvas


ID
619156
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as alternativas a seguir e assinale a única que está INCORRETA em relação à política do governo Luiz Inácio Lula da Silva:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Objetivo principal do programa Primeiro Emprego era inserção no mercado de trabalho e qualificação profissional
  • A Lei 10.748/2003 criou o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os jovens, que tinha como objetivo: 

    "O PNPE é vinculado a ações dirigidas à promoção da inserção de jovens no mercado de trabalho e sua escolarização, ao fortalecimento da participação da sociedade no processo de formulação de políticas e ações de geração de trabalho e renda, objetivando, especialmente, promover:

    I - a criação de postos de trabalho para jovens ou prepará-los para o mercado de trabalho e ocupações alternativas, geradoras de renda; e

    II - a qualificação do jovem para o mercado de trabalho e inclusão social."

    Contudo, referida lei foi revogada pela Lei no 11.129, de 30 de junho de 2005, que dispõe sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem, o qual é destinado a jovens de 15 (quinze) a 29 (vinte e nove) anos, e tem como objetivo promover a reintegração ao processo educacional, a qualificação profissional e o desenvolvimento humano destes jovens.


     

  • A política econômica do governo Lula foi um governo de continuidade  à política econômica do governo FHC ( Fernando Henrique Cardoso). Algumas medidas foram  reestabelecimento da confiança do Brasil por parte do FMI (fundo monetário internacional), no retorno no fluxo de capitais de curto prazo, no fim do processo especulativo contra a moeda nacional ,com a valorização da taxa de câmbio, na valorização dos títulos de divida externa, incentivo a exportação permitiu um superávit na balança comercial.
  • a D) tambem estar errada porque quem criou o bolsa família foi o FHC

  • Sobre a criação do Bolsa Família: 

    A origem do programa Bolsa Família é uma unificação de outros programas sociais, criados durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

    A lei número 10.836, de 2004, que cria o Bolsa Família (Ou seja, criado no Governo Lula), diz que o programa tem por finalidade a “unificação” do PNAA (Programa Nacional de Acesso à Alimentação), criado pelo governo Lula com programas de FHC, entre eles o Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Auxílio-Gás e Cadastramento Único do Governo Federal.

    Com isso, o Programa Bolsa Família foi criado no Governo Lula com a finalidade de integrar diversos programas em um só, programas esses tanto do Gorverno Lula (Programa Menor Aprendiz) como no Governo FHC (Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Auxílio-Gás)

  • Só para ratificar que o BOLSA FAMÍLIA não foi LULA que criou.

  • o Bolsa Família foi criado no governo Lula, porém a origem do programa é uma unificação de outros programas sociais, criados durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

    A lei número 10.836, de 2004, que cria o Bolsa Família, diz que o programa tem por finalidade a “unificação” do PNAA (Programa Nacional de Acesso à Alimentação), criado pelo governo Lula com programas de FHC, entre eles o Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Auxílio-Gás e Cadastramento Único do Governo Federal.

  • o povo parece que não estuda

    o programa Bolsa família foi ciado no governo Lula através da , de 9 de janeiro de 2004, assinada pelo então Presidente Luiz Inácio  da Silva, o Programa Bolsa Família é oficialmente criado.

    No governo FHC tivemos um programa similar o Bolsa escola... para prova devemos levar essas considerações.

    bons estudos!

  • Fica claro que o Bolsa Família é a unificação do Bolsa Escola, criado em abril de 2001; do Bolsa Alimentação, criado em setembro de 2001, e do Auxílio Gás, criado em janeiro de 2002. Até o Fome Zero de Lula, inventado em junho de 2003, entrou na história, sem nunca ter existido. Mais: o texto deixa claro que a unificação do cadastro dos assistidos também já havia começado — a lei é de junho de 2001.

    Atenção! À diferença do que disse Dilma, aqueles programas alcançavam cinco milhões de famílias — não de pessoas! Portanto, já chegavam a algo em torno de 25 milhões de indivíduos. O PSDB não fez propaganda do programa na eleição de 2002 porque pareceu ao partido que seria uma forma de exploração eleitoreira da pobreza. O PT não tem esses pruridos.

    Reconhecimento

    No evento de lançamento do Bolsa Família, na presença do então governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, Lula reconheceu que foi este quem lhe deu a ideia de juntar tudo num programa só. O petista o elogia por isso e diz que o estado está avançado na concessão desses benefícios

    Fica claro que o Bolsa Família é a unificação do Bolsa Escola, criado em abril de 2001; do Bolsa Alimentação, criado em setembro de 2001, e do Auxílio Gás, criado em janeiro de 2002. Até o Fome Zero de Lula, inventado em junho de 2003, entrou na história, sem nunca ter existido. Mais: o texto deixa claro que a unificação do cadastro dos assistidos também já havia começado — a lei é de junho de 2001.

    Atenção! À diferença do que disse Dilma, aqueles programas alcançavam cinco milhões de famílias — não de pessoas! Portanto, já chegavam a algo em torno de 25 milhões de indivíduos. O PSDB não fez propaganda do programa na eleição de 2002 porque pareceu ao partido que seria uma forma de exploração eleitoreira da pobreza. O PT não tem esses pruridos.

    Luz no campo é outro programa social de FHC que Lula mudou o nome para Luz para todos.

    Fies também foi FHC que criou com o governo Lula o programa sofreu mudanças.

    Da mesma forma Bolsonaro está querendo fazer, mudar o nome de programas sociais como o bolsa família que se chamará renda cidadã. Todos querem dizer que fizeram algo. hahaha