SóProvas


ID
61921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, quanto à teoria e prática de arranjo em
arquivos permanentes.

A organização dos arquivos permanentes pode ser feita por fundos ou por grandes temas.

Alternativas
Comentários
  • A organização dos documentos segue, na verdade, o princípio da proveniência, ou também chamado princípio do respeito aos fundos.

    Princípio da proveniência: Principio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

  • A IDEIA DE "FUNDO" ESTÁ RELACIONADO AO ARQUIVO CORRENTE E INTERMEDIÁRIO, JÁ O ARQUIVO PERMANENTE NO "ARRANJO". 

    FUNDO - JUNÇÃO DE DOCUMENTOS NO ARQUIVO CORRENTE E INTERMEDIÁRIA.

    ARRANJO - JUNÇÃO DE DOCUMENTOS NO ARQUIVO PERMANENTE.

    GABARITO E

  • A ordenação dos arquivos permanentes é feita por FUNDOS 

    A ordenação dos arquivos permanentes é feita por FUNDOS 

    A ordenação dos arquivos permanentes é feita por FUNDOS 

  • ERRADO

    O respeito aos fundos (princ. proveniência) deve prevalecer, ainda que nos arquivos permanentes. Nos arquivos permanentes, este princípio ajuda a subsidiar a manutenção do arranjo. Veja outra questão top:

    CESPE/2008/ME/ARQUIVISTA

    A organização de arquivos permanentes por fundos é indispensável no mundo moderno, pois substitui outras formas de organização que não privilegiam a natureza dos documentos de arquivo, tais como assunto, ordem cronológica única, formato ou suporte material.

    CERTO

  • Belloto:

    "É indispensável que a ordenação de arquivos permanentes se faça por fundos. Hoje em dia é inadmissível, mesmo nos países cujo emprego de tratamento arquivístico adequado a seus acervos documentais administrativos seja recente, que os documentos estejam arranjados por assunto, por ordem cronológica única, por formatos ou suportes materiais da documentação que lhe compete recolher, tratar, custodiar, preservar e divulgar".

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes

  • A atividade de arranjo é regida basicamente por três grandes princípios da Arquivologia: o da Proveniência, o da Organicidade e o do Respeito à Ordem Original.

    Perceba, está ligado aos FUNDOS!

    Para o DBTA é um princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.