SóProvas


ID
619912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir.

Os documentos de arquivo são considerados autênticos quando foram produzidos, recebidos, armazenados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA 

    AUTENTICIDADE_ OS DOCUMENTOS SÃO AUTÊNTICOS PORQUE SÃO CRIADOS, MANTIDOS E CONSERVADOS SOB CUSTÓDIA DE ACORDO COM PROCEDIMENTOS REGULARES QUE PODEM SER COMPROVADOS.

    IMPARCIALIDADE-SÃO PRODUZIDOS PARA ATENDER DETERMINADAS DEMANDAS E TRAZEM UMA PROMESSA DE FIDELIDADE AOS FATOS E AÇOES QUE MANIFESTAM E PARA CUJA REALIZAÇÃO.

    NATURALIDADE_OS DOCUMENTOS DE ARQUIVOS SÃO ACUMULADOS " DE MANEIRA CONTÍNUA E PROGRESSIVA, COMO SEDIMENTOS DE ESTRATIFICAÇÃO GEOLÓGICA"", O QUE " OS DOTA DE UM ELEMENTO DE COESÃO ESPONTÂNEA, AINDA QUE ESTRUTURADA".

    INTERRELACIONAMENTO_ OS DOCUMENTOS DE ARQUIVOS "ESTÃO LIGADOS ENTRE SÍ POR UM ELO QUE É CRIADO NO MOMENTO EM QUE SÃO PRODUZIDOS OU RECEBIDOS, QUE É DETERMINADO PELA A RAZÃO DE SUA PRODUÇÃO E QUE É NECESSARIO À SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, À CAPACIDADE DE CUMPRIR SEU OBJETIVO, AO SEU SIGNIFICADO, CONFIABILIDADE E AUTENTICIDADE.

    UNICIDADE- CADA DOCUMENTO DE ARQUIVO " ASSUME UM LUGAR ÚNICO NA ESTRUTURA DOCUMENTAL DO GRUPO AO QUAL PERTENCE E NO UNIVERSO DOCUMENTAL.
  • A autenticidade é uma característica de um documento e está ligada à confiabilidade do mesmo. E para ser confiável, é necessário que ele cumpra todos os procedimentos regulares - conforme enumerado na questão.
  • CARACTERÍSTICAS DOS DOCUMENTOS DE ARQUIVOS

     Autenticidade: está ligada ao processo de criação, manutenção e custódia; os documentos são produtos de rotinas processuais que visam ao cumprimento de determinada função, ou consecução de alguma atividade, e são autênticos quando são criados e conservados de acordo com  procedimentos regulares que podem ser comprovados, a partir destas rotinas estabelecidas.
    Naturalidade: os registros arquivísticos não são coletados artificialmente, mas acumulados de modo natural nas administrações, em função dos seus objetivos práticos; os registros arquivísticos se acumulam de maneira contínua e progressiva, são como sedimentos de estratificações geológicas, e isto dota de um elemento de coesão espontânea, embora estruturada.
    Inter-relacionamento: os documentos estabelecem relações no decorrer do andamento das transações para as quais foram criados,
    os documentos estão ligados por um elo que é criado no momento em que são produzidos ou recebidos, os registros arquivísticos são um conjunto indivisível de relações.
    Unicidade: cada registro documental assume um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence.
    Princípios da legalidade: os registros arquivísticos são provas confiáveis das ações e que se referem e devem esta confiabilidade às circunstâncias de sua criação e às necessidades de prestar contas.
  • A palavra chave nesta questão seria a "comprovação da autenticidade"?
  • Colega Lucas Vieira, acho que se fôssemos elencar uma palavra-chave para essa questão seria "procedimentos regulares" porque a autenticidade refere-se justamente ao cumprimento desses procedimentos para garantir seu status de documento autêntico, entre outros requisitos. 


    Espero ter ajudado.

  • CORRETA!

    Princípio da Autenticidade:

     Os documentos são produzidos, recebidos, armazenados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados. Um documento autêntico é aquele que possui o mesmo conteúdo do documento original.