SóProvas


ID
619918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir.

A característica de naturalidade dos documentos de arquivo decorre do fato de esses documentos não serem coletados artificialmente, tais como objetos de um museu, mas acumulados naturalmente nos setores de trabalho em função das atividades de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Caracteristica inerente a esse princípio é a acumulação natural desses documentos. Os arquivos são produzidos ou recebidos, não cabe em se falar em compra de um determinado documento de arquivo, como é o caso das bibliotecas e museus - onde a acumulação se dá por compra ou/e doações.
    Os arquivos são formados naturalmente pela atividades funcionais da empresa.
  • Assertiva correta

    A questão faz menção ao principio da cumulatividade/naturalidade.
    Cujas caracteristicas são:
    _ formação progressiva
    _ natural
    _ orgânica

  • Correta. Principio da cumulatividade, onde os arquivos são uma formação progressiva, natural e orgânica.
  • Questão CORRETA
    CARACTERÍSTICAS DOS DOCUMENTOS DE ARQUIVOS

    Autenticidade: está ligada ao processo de criação, manutenção e custódia; os documentos são produtos de rotinas processuais que visam ao cumprimento de determinada função, ou consecução de alguma atividade, e são autênticos quando são criados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados, a partir destas rotinas estabelecidas.
    Naturalidade: os registros arquivísticos não são coletados artificialmente, mas acumulados de modo natural nas administrações, em função dos seus objetivos práticos; os registros arquivísticos se acumulam de maneira contínua e progressiva, são como sedimentos de estratificações geológicas, e isto dota de um elemento de coesão espontânea, embora estruturada.
    Inter-relacionamento: os documentos estabelecem relações no decorrer do andamento das transações para as quais foram criados,os documentos estão ligados por um elo que é criado no momento em que são produzidos ou recebidos, os registros arquivísticos são um conjunto indivisível de relações.
    Unicidade: cada registro documental assume um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence.
    Princípios da legalidade: os registros arquivísticos são provas confiáveis das ações e que se referem e devem esta confiabilidade às circunstâncias de sua criação e às necessidades de prestar contas.
  • Colega Fernandes Marinho, o seu raciocínio está correto mas muito cuidado com essa afirmação "não cabe em se falar em compra de um determinado documento de arquivo"

     

    Compra no âmbito dos arquivos é permitida caso essa compra seja feita no decorrer de uma política de incorporação

     

    Temos duas situações diferentes:

    1. Inserção de documentos dentro de uma política de incorporação. (permitida as várias formas de entrada de documentos indicadas pelo Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

    2. Inserção de documentos naturalmente, no decorrer das atividades da instituição.

     

    Vejam quantas formas de aquisição/entrada são admitidas caso hava uma política de incorporação de documentos:

    Entrada de documentos: Ingresso de documentos em arquivo(2), seja por comodato, compra, custódia, dação, depósito(2), doação, empréstimo, legado, permuta, recolhimento, reintegração(1) ou transferência. Ver também registro de entrada de documentos. 2 Ingresso de documentos em arquivo corrente(2) através do protocolo. (ARQUIVO NACIONAL, 2005)

     

    Normalmente, os documentos são produzidos e recebidos, passando a fazer parte do acervo da instituição. No entanto, pode-se criar umapolítica de incorporação de documentos na qual todas as formas de entradas de documentos indicadas no Dicionário Brasileiro de Terminologia arquivística são aceitas, INCLUSIVE A COMPRA.  

     

    Espero ter contribuído.

  • CORRETA!

    Naturalidade (na acumulação): os documentos não são colecionados e sim acumulados, naturalmente, no curso das ações, de maneira contínua e progressiva.

    http://principiosarquivisticos.blogspot.com.br/