SóProvas


ID
619921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir.

O princípio da proveniência territorial estabelece que os documentos acumulados em uma região podem ser transferidos para outra região, desde que o recolhimento desses documentos seja previsto em um edital.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada

    Principio da proveniência: principio segundo o qual devem ser mantidos reunidos, num mesmo fundo, todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivos. Corresponde a expressão francesa "respect des fonds", e à inglesa "provenance".


    Fonte: Arquivo Teoria e prática - Marilena Leite Paes
  • O colega acima falou, de forma acertada, do princípio da proveniência mas existe, de fato, o princípio trazido pela questão.

    O princípio da territorialidade determina que os arquivos sejam conservados o mais perto possível do lugar de sua criação.

    O erro da questão consiste em afirmar que há previsão de recolhimento se previsto em edital.
  • Errado

    Princípio da Territorialidade,  também conhecido como Princípio da Proveniência Territorial.
     
    Trata-se de uma derivação do Princípio da Proveniência, segundo o qual os arquivos devem ser conservados em serviços de arquivo do território em que foram produzidos, exceto os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.
     
    Para que os arquivos permaneçam vivos, sejam utilizados e melhor entendidos, devem ser conservados o mais próximo possível do local emanado ou que influenciaram a sua produção. Esse local pode ser nacional, regional e institucional.

    Fonte: euvoupassar

    ;)
  • O princípio da proveniência territorial estabelece que os documentos acumulados em uma região podem ser transferidos para outra região, desde que o recolhimento desses documentos seja previsto em um edital.


    O princípio da proveniência consiste em deixar agrupados, sem misturar com outros, os arquivos (...) provenientes de uma administração, de um estabelecimento ou de uma pessoa física ou moral (...) Significa reunir os documentos provenientes da administração de uma instituição ou de uma pessoa física ou jurídica determinada sem mesclá-los a outros fundos.


    Errada!
  • O maior erro da questão foi a união dos dois princípios fazendo enterdermos como um só. .



    abraços e bons estudos!!!

  • errada.
    Territorialidade - é utilizado para definir o domicilio legal dos documentos, ou seja, a jurisdição, o local onde serão produzidos seus efeitos.
    Proveniencia  - os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados  com os arquivos de origem diversa.
  • Só completando: Em relação ao Princípio da Territorialidade, o qual também pode ser chamado Princípio da Proveniência Territórial, há duas exceções, nas quais os arquivos não devem ser conservados nos locais onde foram produzidos.

    São elas:
    * Os documentos de Operações Militares, e
    * Os elaborados por Representação Diplomática.

     

  • Só acrescentando...

    CUIDADO COM OS SEGUINTES CONCEITOS:


    Princípio da Pertinência Territorial:


    Este princípio afirma que os documentos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.


    Princípio da Proveniência Territorial:

    Este princípio, contrário ao anterior, afirma que os documentos deveriam ser conservados em serviços de arquivos do território no qual foram produzidos, com exceção daqueles produzidos por operações militares ou representações diplomáticas.

    Fonte:Prof.Mayko Gomes- Ponto dos Concursos



     

  • Muita gente acertou a questão pelo fato de acharem que houve uma mistura de dois princípios. Na verdade, o princípio da Proveniência Territorial existe sim, como dito anteriormente e foi muito bem conceituado, incusive pela colega acima. Só um adendo, o importante da questão era saber a existência desse princípio e identificar que o erro encontrava-se na transferência prevista em um edital.
  • Muita gente copiou e colou, mais uma vez, o conceito de respeito aos fundos, da territorialidade, etc.
    Mas assertiva queria somente saber se o fato de existir num edital, a possibilidade de transferencia de documentos de uma área para outra, permite tal manobra.
    A resposta é: não!!
  • Excelentes comentários de todos os colegas. 


    Só um adendo para completar o entendimento da questão e facilitar quando surgir uma dúvida quanto à diferença entre Princípio da Pertinência Territorial e Princípio da Proveniência Territorial.


    Pertinência: oposto ao princípio da proveniência

    Proveniência: conceito derivado do princípio da proveniência


    Juntando essa manha com os conceitos descritos pelos colegas dá para entender tudo sobre os dois. :)

  • ERRADA!

    Princípio da territorialidade:

    É o princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último. Para que os arquivos permaneçam vivos, sejam utilizados e melhores entendidos, devem ser conservados o mais próximo possível do local emanado ou que influenciaram a sua produção. Esse local pode ser nacional, regional e institucional.

  • UMA COISA É UMA COISA, OUTRA COISA É OUTRA COISA!