SóProvas


ID
619924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir.

Quando se preserva a forma original de organização dos documentos, aplica-se o princípio da pertinência.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    Princípio da Organicidade: 

    É a relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.
    - A organização dos documentos reflete a estrutura administrativa da instituição.

  • Princípio da Pertinência - Conceito segundo o qual os documentos de arquivo devem ser reclassificados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização original. Este conceito, anterior ao estabelecimento dos princípios da proveniência e do respeito pela ordem original, é hoje rejeitado. Fonte:http://www.ead.pt/ead/comunicacao_newsletter_artigo_pt_19.htm

    Por isso, o item está errado.
  • Errada.

    Este conceito dado pela questão refere-se ao princípio da manutenção da ordem original: a ordem original seria aquela em que os documentos de um mesmo produtor estão agrupados conforme o fluxo das ações que os produziram ou receberam.

    O princípio da manutenção da ordem original é também conhecido como o 2º grau do princípio da proveniência, sendo assim, os documentos que compõem os arquivos ou fundos de arquivos devem manter a classificação e a ordem dada pela própria instituição de origem, refletindo a organização interna da instituição. (Davi Barreto e Fernando Graeff - Ponto dos concursos)


  • O princípio da proveniência consiste em deixar agrupados, sem misturar com outros, os arquivos (...) provenientes de uma administração, de um estabelecimento ou de uma pessoa física ou moral (...) Significa reunir os documentos provenientes da administração de uma instituição ou de uma pessoa física ou jurídica determinada sem mesclá-los a outros fundos.
  • ERRADA

    Esse princípio fala justamente o contrário, ou seja, que os documentos deveriam ser reclassificados
    por assunto sem ter em conta a 
    proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático;
  • ERRADA, pois quando se fala em preserva a forma original de organização dos documentos, nos remete a aplicação do:

    Princípio da Integridade: os quais os fundos são preservados, não havendo: - dispersão/adição indevida/destruição/multilação dos documentos.
    e consequentemente o do 
     Princípio da proveniência: que consiste em resguardar um fundo de misturas com os outros de parcelamentos e de eliminações indiscriminadas, também chamado de intregridade dos fundos. 
  • PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA: Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação (1, 2) original. Também referido como princípio temático.

    A questão fala em   "preserva a forma original de organização".   Concluímos, portanto, que a assertiva está ERRADA!

  • errada.
    Correto seria principio da proveniencia ou do respeito aos fundos.

  • apesar de todos os comentarios acima ainda estou confusa.
    alguem poderia me explicar qual e a diferenca do principio da proviniencia territorial para pertinencia.....

    desde ja, agradeco  atencao de todos.
  • Márcia,
    São muitos conceitos, mas atente para os termos em destaque e tente fazer uma conexão entre as diferenças.

    O princípio da
    proveniência territorial (príncipio da territorialidade) afirma que os documentos deveriam ser conservados a serviço dos arquivos do território no qual foram produzidos, com exceção daqueles produzidos por operações militares ou representações diplomáticas.

    Já o princípio da pertinência (também conhecido como temático) é a qualidade pela qual os documentos, quando recolhidos a uma instituição arquivística, devem ser reclassificados e reorganizados por assuntos, independentemente da sua proveniência e organização originais. Esse conceito não é mais adotado na arquivística por ir de encontro ao princípio da proveniência.


    CUIDADO!

    Não confundir os princípios citados acima com o princípio da pertinência territorial. Esse afirma que os documentos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.
  • Não se deixe confundir!!!

    PROVENIÊNCIA com PERTINÊNCIA!!

    PROVENIÊNCIA é o princípio fundamental da aqruivística que preve a INDIVIDUALIZAÇÃO dos documentos, ou seja, arquivo advindos de uma instituição ou pessoa devem manter sua individualidade, sem JAMAIS se misturarem aos de origem diversa.

    PERTINÊNCIA leva em consideração o ASSUNTO ou TEMA dos documentos, INDEPENDENTEMENTE da proveniência ou classificação original. Esse princípio é conflitante com o princípio da proveniência. Aqui o CRITÉRIO DE ACUMULAÇÃO É O ASSUNTO!!!

     A meu ver a questão não trata de nenhum dos dois princípios e sim ao PRINCÍPIO DA ORDEM ORIGINAL OU ORDEM PRIMITIVA, segundo o qual o arquivo deve preservar o arranjo original da entidade que o produziu!

    Espero ter colaborado!!
  • Errado, outra questão com o conceito do princípio da pertinência ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; 

    Quando o princípio da pertinência é aplicado, deve-se reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desses documentos e a sua classificação original. 

    GABARITO: CERTA.


  • A questão está abordando o princípio da ordem original/ordem primitiva, sem sombra de dúvida.

    E, em relação ao princípio da pertinência já definido pelos colegas, uma dica é sempre lembrar de assunto.

  • Apenas para título de conhecimento: 

    O princípio da pertinência não é mais utilizado na prática. No entanto, esse princípio prevalece no dicionário arquivístico somente para fins teóricos.