SóProvas


ID
619927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a políticas públicas de arquivo e a legislação arquivística.

As políticas públicas de arquivo podem ser entendidas como um conjunto de ações que se referem à produção, ao uso e à preservação da informação arquivística, seja esta pública ou privada.

Alternativas
Comentários
  • O arquivo é o conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao londo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas.
  • Informação privada também? Fiquei em dúvida nisso.
  • De acordo com o decreto 1.173/94 Art.01

    "Art.01 O Conarq, orgão colegiado, vinculado ao arquivo nacional, ..., que dispõe sobre a política nacional de arquivos, tem por finalidade definir a politica nacional de arquivos públicos e privados, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e a proteção especial aos documentos de arquivo"
  • Política Pública de Arquivo pode ser definida como "o conjunto de premissas, decisões e ações, que contemplam os diversos aspectos relativos a produção, uso e preservação da informação arquivística de natureza pública e privada" (JARDIM, 2003) 
  • Também tinha ficado na dúvida sobre a abrangência das políticas públicas no que tange a informação arquivística privada. Fiquei pensando e não há nenhum problema em fazer essa extensão até mesmo porque o SINAR implementa a política nacional de arquivos públicos e privados.


    Acho que essa dúvida surge porque temos a impressão de que documentos públicos e privados recebem tratamento diferente. Isso realmente ocorre em muitos procedimentos devido às especificidades da informação pública e privada mas acho que também devemos nos ater ao fato de que informação é informação e as políticas, normas e procedimentos criados podem e devem ser aplicados em ambas as esferas, com as devidas adaptações, se for para acrescentar no desenvolvimento das atividades arquivísticas.

  • Resolução: você pode ficar na dúvida quanto à abrangência das políticas públicas no que tange a informação arquivística privada. Não há nenhum problema em fazer essa extensão até mesmo porque o SINAR implementa a política nacional de arquivos públicos e privados.

    Essa dúvida surge porque temos a impressão de que documentos públicos e privados recebem tratamento diferente. Isso realmente ocorre em muitos procedimentos devido às especificidades da informação pública e privada, mas acho que também devemos nos ater ao fato de que informação é informação e as políticas, normas e procedimentos criados podem e devem ser aplicados em ambas as esferas, com as devidas adaptações, se for para acrescentar no desenvolvimento das atividades arquivísticas.

    Resposta: certa