-
Aviso e Ofício:
Definição e Finalidade
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
Forma e Estrutura
Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.
Exemplos:
Excelentíssimo Senhor Presidente da República
Senhora Ministra
Senhor Chefe de Gabinete
Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente:
- nome do órgão ou setor;
- endereço postal;
- telefone e endereço de correio eletrônico.
-
Essa questão não é sobre Redação Oficial não?
-
É muito comum, em provas específicas para arquivistas, algumas espécies documentais serem cobradas, colega igor Santos.
Geralmente o examinador quer saber a definição delas. Acontece muito com mandado/mandato, acórdão, memorando, ofício, entre outras espécies. A FCC é mestre em fazer esse tipo de questão. Portanto, sim, está correto essa classificação em arquivologia mas também poderia fazer parte de redação oficial, caso estivesse fora do caderno de questões específicas de arquivologia.
;)
-
"Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo":
OFÍCIO - documento não-diplomatico, informativo.
Meio de comunicação do serviço público. Forma padronizada de comunicação escrita entre subalternos e autoridades, entre os órgãos públicos e entre estes e os particulares, em caráter oficial. Entidades privadas não expedem ofícios e sim cartas. É pelo ofício que se mantém o intercâmbio de informações a respeito de assunto técnico ou administrativo, cujo teor tenha caráter exclusivamente institucional.
Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf (págs 76-77)