SóProvas


ID
620005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação às medidas preventivas adotadas para a conservação de acervos arquivísticos, julgue os itens seguintes.

Elevados índices de umidade relativa e de temperatura no ambiente de um acervo constituem condições propícias para a infestação de cupins nesse acervo.

Alternativas
Comentários
  • A revoada dos cupins está relacionada com fatores como calor e alta umidade do ar. Por isso, é comum haver revoadas durante a primavera e o verão. Elas ocorrem geralmente no final da tarde e à noite, quando os cupins alados são atraídos por fontes de luz artificial. Assim, é comum, em dias quentes e úmidos, que nossas casas se encham de aleluias, quando o sol se põe e deixamos as luzes acesas.
  • Segundo Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo, do Conselho Nacional de Arquivos,
    "Os índices muito elevados de temperatura e umidade relativa do ar, as variações bruscas e a falta de ventilação promovem a ocorrência de infestações de insetos e o desenvolvimentos de microorganismos, que aumentam as proporções dos danos".
  • Temperatura - não deve sofrer ocilações, mantendo-se entre 20 e 22º. O ideal é a utilização ininterrupta de aparelhos de ar condicionado e desumidificadores, a fim de climatizar as áreas de armazenamento e filtras as impurezas do ar.

    Umidade - O índice de umidade ideal situa-se entre 45 e 58%.

    FONTE: Arquivo: teoria e prática - Marilena Leite Paes
  • Mais uma coisa:

     

    Segundo o próprio CESPE, elevada umidade relativa do ar "pode causar o inchaço e deformações das fibras de celulose de papéis e aceleram a deterioração ácida ".

     

    --

     

    Gabarito: certo

    *** Não me perguntem qual questão CESPE eu peguei, pois não anoto o número da questão em minhas anotações.

  • Gab.: CERTO

     

    Cupins
    Os cupins representam risco não só para os documentos como para o prédio em si. Vivem em sociedades muito bem organizadas, reproduzem-se em ninhos e a ação é devastadora onde quer que ataquem.
    Da mesma forma que os outros agentes citados anteriormente, os cupins se instalam em ambientes com índices de temperatura e umidade relativa elevados, ausência de boa circulação de ar, falta de higienização e pouco manuseio dos documentos.

  • Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas:

    "Com muita freqüência, quando os cupins atacam o acervo, já estão instalados em todo o prédio. Da mesma forma que os outros agentes citados anteriormente, os cupins se instalam em ambientes com índices de temperatura e umidade relativa elevados, ausência de boa circulação de ar, falta de higienização e pouco manuseio dos documentos"

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf (pág 21)

  • É prova para entomologista?

  • Acerca de conhecimento relativo ao tema, acho interessante destacar a forma de conservação de "Alisamento", que consiste em alocar o documento em bandejas de aço, expondo-o à ação do ar "com forte porcentagem de umidade, passando ferro folha por folha".

    Digo isso, porque, em um primeiro contato, pode parecer muito estranho e paradoxal alta umidade com a conservação de um documento.

    Fonte:

    https://www.grancursosonline.com.br/download-demonstrativo/download-aula-pdf/codigo/Rjv7fwJ7aI8%3D

  • Rapaz, lembrei dos cupinzeiros no pasto. O cupinzeiro regaça em 45ºC o bicho não deve ligar muito para umidade kkkkk