SóProvas


ID
620026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da política, do uso e da difusão dos documentos arquivísticos, julgue os itens a seguir.

Entre os fatores determinantes para a etapa de recolhimento dos documentos, incluem-se a frequência de utilização e o respeito às condições físicas dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Res. 14 do Conarq "http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/resolucao_14.pdf", pág. 17:

    "O recibo de empréstimo tem como finalidade controlar o prazo para devolução do documento e servir como indicador de sua freqüência de uso, fator determinante para o estabelecimento dos prazos para sua transferência e recolhimento."



    Até pouco tempo, acreditava que o único fator determinante pra o recolhimento (arquivamento em fase permanente), fosse unica e exclusivamente a importância do documento. :|
  • "A transferência e o recolhimento são feitos, pois, em razão da frequencia de uso e não do valor do documento. Assim, corrente, intermediario e permanente são gradações de frequencia de uso e não do valor do documento, embora seja recomendavel a pratica da avaliação e seleção nessa oportunidade".

    Arquivo Teoria e Prática. Paes, Marilena Leite. FGV. pag. 111

  • Só não entendi "...o respeito às condições físicas dos documentos."

    #Quer dizer se um doc estiver "em má conservação" será arquivado, por isso, mesmo estando em plena utilização???

    Se alguém ver onde está escrito me manda por recado, por favor! 

    Obrigado. Shalom a todos!
  • compartilhom da mesma dúvida do colega acima
  • QUESTÃO ERRADA!!!

    Um documento é transferido do arquivo corrente para o intermediário em função da sua frequência de uso.

    Um documento é recolhido de ambos arquivos (corrente e intermediário) para o arquivo permanente em função do seu valor documental.
  • cuidado!!!! está questão está errada.
  • Georges, Recolhimento vai para Intermediário ?!? 
  • Alexandre,

    Recolhimento é o termo utilizado quando o documento chega ao arquivo permanente PERMANENTE, seja do corrente ou do intermediário.
  • De fato, a questão pode gerar dubiedade, visto que o recolhimento pode existir do arquivo intermediário para o permanente ou do arquivo corrente para o permanente. Mas vejam, em nenhum momento a questão restringe alguma informação! Ela só fala que há a inclusão da frequência de utilização e o respeito às condições físicas!

    Corrente --> Intermediário --> Permanente!

    Em regra, do corrente para o intermediário é transferência. Do intermediário para o permanente, é recolhimento. Mas é possível o recolhimento aparecer do Corrente para o permanente, diretamente!

    Obs.: do mesmo modo que pode existir recolhimento direto da fase corrente para permanente, também pode haver a eliminação direta na fase corrente. Contudo não há eliminação na fase permanente.

    FONTE: Arquivologia Facilitada - João Tiago e Leonardo Reis
  • A assertiva diz CLARAMENTE que O RESPEITO ÀS CONDIÇÕES FÍSICAS DOS DOCUMENTOS ESTÁ INCLUÍDO ENTRE OS FATORES DETERMINANTES para a etapa de recolhimento dos documentos. Ou, em menos palavras:
     
    O RESPEITO ÀS CONDIÇÕES FÍSICAS DOS DOCUMENTOS É UM FATOR DETERMINANTE PARA A ETAPA DE RECOLHIMENTO DOS DOCUMENTOS.
     
    Bom, galera, como eu NUNCA li isso em lugar nenhum, vou agradecer MUITO se alguém me explicar por que razão a assertiva foi considerada correta.
     
    Bons estudos!
  • Gente, eu tbm nunca vi. Mas, deve ser um posicionamento do cespe. Portanto, guardem p próximas provas hehe]

    Aceite, não rejeite!

    :p

  • . Avaliação e destinação de documentos

      3.1. Conceitos

      A avaliação de um documento é feita através da análise e seleção do mesmo, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação (cria-se uma tabela de temporalidade), contribuindo, assim, para a racionalização dos arquivos.

      De acordo com o dicionário brasileiro de terminologia arquivística do Arquivo Nacional, seleção é a “separação dos documentos de valor permanente daqueles passíveis de eliminação, mediante critérios e técnicas previamente estabelecidos em tabela de temporalidade”.

      A destinação é um conjunto de operações subsequentes à fase de avaliação, visando encaminhá-los à guarda temporária (transferência) ou permanente (recolhimento), à eliminação ou à microfilmagem.

      Obs.: Plano de destinação – Segundo o Dicionário brasileiro de terminologia arquivística (publicação do Arquivo Nacional, 2005), plano de destinação é o “esquema no qual se fixa a destinação dos documentos”.

      3.2. Objetivos

      • reduzir, ao essencial, a massa documental dos arquivos;

      • aumentar o índice de recuperação da informação;

      • garantir condições de conservação da documentação de valor perma­nente;

      • conquistar espaço físico;

      • aproveitar melhor os recursos humanos e materiais.

    Fonte: Renato Valentini - Arquivologia para Concursos

  • Eu também não entendi o respeito às condições físicas do documento. No livro de Marilena Leite Paes, por exemplo, consta que a transferência e o recolhimento são feitos em razão da frequência de uso e não do valor do documento. Não há nada relacionando as condições físicas do documento com recolhimento.

    Arquivo Teoria e Prática, página 111.
  • Ninguém além de mim deu bola para o comentário da Vanessa IPD e acredito que responde a questão.

  • QUESTÃO CERTA

    Olha uma hipotese dos documentos ter este fator determinante:

    ................Os resultados revelaram que as condições físicas e ambientais não eram adequadas. A grande quantidade de documentos produzidos estava inchando o local, sem nenhum controle, mecanismos de recolhimento ou descarte e muito menos de conservação e recuperação, como também, inexistência de método de arquivamento específico, prejudicando a recuperação dos documentos. 

    Então, apesar de ser um fator determinante, o recolhimento, ele não tem condições de entrar no arquivo porque poderá contaminar o acervo ou não terá condições de atender a demanda.

    fonte: http://www.udesc.br/arquivos/id_submenu/619/faed_congresso.pdf

  • Também errei essa questão.

    Uma questão que ajuda a responder (Questão número 315975)

    Ano: 2013 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Com relação aos procedimentos adotados na gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

    A frequência de uso constitui fator determinante tanto para a transferência quanto para o recolhimento dos documentos aos arquivos.

    CERTO