SóProvas


ID
620056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito da análise tipológica dos documentos de arquivo.

A planta baixa pode ser considerada uma tipologia documental por se tratar de um documento não diplomático informativo.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal tenho dúvida nessa questão ainda mais por ser específica de arquivologia...

    Acredito, que a questão se refere ao gênero, pois é um configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo.

    Se eu estiver errada por favor me corrijam.
     
  • O erro da questão é o seguinte:

    TIPO DOCUMENTAL: Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns em termos de FÓRMULA DIPLOMÁTICA, natureza de conteúdo ou técnica de registro. (Professor Rodrigo Barbati)

    A questão afirmou: A planta baixa pode ser considerada uma tipologia documental por se tratar de um documento NÃO diplomático informativo.
    Como afirma Barbati, trata-se de um documento de forma diplomática.
  • Cabe ressaltar, além do excelente comentário do "Logan", que PLANTA é uma ESPÉCIE de documento.
  • Juliana, seria um espécie se o citado fosse somente planta, no entanto foi usado “planta baixa” que define o documento, portanto sendo ele um tipo de documento (tipo de planta).
  • Acho que a Juliana quis dizer que planta é espécie e planta baixa é tipo. Apenas não completou o comentário, pois acho que sua intenção era somente levantar um dado. Mas conforme citado também por Cláudio, Planta é espécie, do qual Planta Baixa é tipo.
    Espécie:
     PLANTA - Representação gráfica da projeção horizontal de edifício, de instalações ou de cidade.
    Tipologia: PLANTA BAIXA, PLANTA DE AMBIENTE, etc.
  • Acredito que o erro da questão é outro. 

    Na página 89 do manual "Como Fazer Análise Tipológica de Documentos de Arquivo" está escrito:

    "PLANTA - documento não-diplomático informativo.
    Representação gráfica da projeção horizontal de cidade, edifício
    ou instalações. Representação gráfica da posição exata de um
    terreno com logradouros vizinhos."

    Não tenho certeza, mas creio que o erro da questão está em dizer que "planta baixa" é tipologia. 

    O termo "baixa" não classifica o termo planta, portanto permanece sendo espécie. 

    Procurei referência e a única que encontrei é de um trabalho de pós-graduação entitulado: 
    "
    IDENTIFICAÇÃO DE TIPOLOGIA DOCUMENTAL COMO METODOLOGIA PARA ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS DE ARQUITETURA"
    ARQUITETURAMETODOLOGIA PARA ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS DE
    ARQUITETURA


    De acordo com esse trabalho, "planta baixa" é sinônimo de "planta", portanto espécie.
  • Bom dia a todos,

    A planta baixa pode ser considerada uma tipologia documental(CERTO) por se tratar de um documento não diplomático(ERRADO)informativo.

    Acredito que o erro esteja em dizer que o documento não seja Diplomático, pois a análise diplomática da tipológica parte-se da espécie, das características do conjunto, sendo assim para chegarmos ao tipo "planta baixa" antes passamos pela espécie "planta" que é caracteríscia do documento diplomático.


  • Vamos por partes: 

    1)A planta baixa pode ser considerada uma tipologia documental - correto, a planta baixa é um tipo documental. A planta em si é um gênero documental Cartográfico. 

    2)por se tratar de um documento não diplomático informativo. - De fato a planta baixa não é um documento diplomático. 

    Creio que o erro da questão está em estabelecer uma relação de causa e consequência inexistente. Invertam a ordem para deixar mais claro: "por se tratar de um documento não diplomático informativo a planta baixa pode ser considerada uma tipologia documental". 

    Posso estar errado, mas foi sob esse prisma que acertei a questão.

  • Pessoal, a PLANTA BAIXA é uma tipologia documental (de acordo com o glossário de espécies e tipologias documentais da USP, PG 30, intitulado: sistema de arquivo da UsP: SAUSP).

    A PLANTA BAIXA também é um documento não diplomático informativo de acordo com (Como fazer análise diplomática e tipológica de documento de arquivo, pg 79)

    O ponto chave da questão é dizer que a "planta baixa pode ser considerada tipologia documental  por se tratar de um documento não diplomático informatico" . Embora a planta baixa seja as duas coisas ,  ela é um tipo documental porque ela é a reunião de espécie (planta) mais a função (planta + baixa) e não porque ela é um documento diplomático informativo. A exigência para a planta baixa ser um tipo documental é a especie + função. O fato dela ser um documento não diplomático informativo é acessória ao fato dela já ser um tipo documental. A planta baixa já é um tipo documental independente de ser ou não "não diplomático informativo.

  • Planta Baixa é o nome que se dá ao desenho de uma construção feito, em geral, a partir do corte horizontal à altura de 1,5m a partir da base. É um diagrama dos relacionamentos entre salas, espaços e outros aspectos físicos em um nível de uma estrutura. Nela devem estar detalhadas em escala as medidas das paredes (comprimento e espessura), portas, janelas, o nome de cada ambiente e seu respectivo nível.

    Dimensões são em geral desenhadas entre as paredes para especificar tamanhos de salas e comprimentos de paredes. Plantas de casas baixas incluem, ainda, detalhes de componentes como pias, aquecedores de água, etc., além de notas que especificam acabamentos, métodos de construção e símbolos de itens elétricos.

    A partir da planta baixa são feitos os lançamentos dos demais projetos complementares de instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, telefônicas, prevenção e combate a incêndio, sistema de proteção a descargas atmosféricas (spda), sonorização, segurança, assim como o cálculo estrutural e de fundações de uma obra.

    Apesar de, em teoria, serem elementos diferentes da geometria descritiva, costuma-se confundir os termos "planta" e "planta baixa". Se seguirmos a origem da adjetivação, as línguas que desenvolveram um léxico especificamente relacionado à terminologia técnica em arquitetura, apresentam termos próprios para a representação da "planta do andar térreo", como a mais importante das plantas, pois é a planta de acesso. Isso acontece em francês ("rez-de-chausée"), em inglês ("groundfloor"), em alemão ("grundriss"), mas é especialmente em espanhol que se revela a firmeza, a robustez da denominação "planta baja", que não é confundida com a planta técnica de nenhum outro andar. Assim, etimologicamente, somente deveríamos denominar "planta baixa" à importante planta do acesso à edificação, e não, genericamente, à planta de qualquer andar ou pavimento de uma edificação. Nos demais pavimentos, recomenda-se utilizar apenas a palavra "planta" e indicar o andar, pavimento, nivel ou outra convenção de diferenciação. No caso brasileiro, essa confusão é provavelmente fundamentada na definição do plano horizontal de projeção da planta de um determinado andar de uma edificação, como situado a aproximadamente 1,20 metros do chão - por isso, seria uma "planta baixa", pela curiosa confusão gerada pela definição da projeção genérica.

    Pessoal, os trechos grifados referem-se a estrutura formal dos documentos, e isso faz parte da definição da Diplomática. Afirmar que planta baixa é NÃO DIPLOMÁTICO é atropelar seus princípios, já que Planta Baixa requer algumas formalizações imprescindíveis. 

    Mas cá entre nós, parece ser paradoxal dizer que planta baixa é tipo documento, visto que este documento pode ser: Planta Baixa Da Biblioteca, Planta Baixa do Galpão, Planta Baixa da Passagem de Nível. Tais exemplos vão muito contra ao que, no Brasil, a engenharia conceitua Planta Baixa como somente a planta de um térreo ou de um 1º andar, fazendo assim um conceito de que PLanta Baixa seja Espécie.

    Espero que tenhamos mais comentários sobre esse assunto.


  •  Eu acho que é classificada como gênero documental do tipo cartográfico  

  • Excelente comentário do Matheus Souza! Obrigada!