SóProvas


ID
620062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito da análise tipológica dos documentos de arquivo.

Por meio da análise tipológica, verifica-se se, na constituição do fundo de arquivo e de suas subdivisões, os conjuntos não estão sendo dispersos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A Tipologia Documental,  tem por objeto o tipo documental, entendido como a “configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou. Então,  o objeto da Tipologia é a lógica orgânica dos conjuntos   documentais.  
    Na identificação tipológica do documento, deve-se reconhecer e/ou estabelecer:
    1) a sua origem/proveniência;
    2) a sua vinculação à competência e as funções da entidade
    acumuladora;
    3) a associação entre a espécie em causa e o tipo documental;
    4) o conteúdo;
    5) a datação
    Os documentos arquivísticos formam conjuntos internamente i n s e p a r á v e i s ,   c o r r e s p o n d e n d o   a   c o n j u n t o s
     i n f o r m a c i o n a i s
     decorrentes do funcionamento de uma entidade pública ou privada (ou pessoa física) no exercício de suas funções. Esses arquivos,  após o cumprimento das razões pelas quais foram criados, e eliminados os documentos rotineiros de interesse puramente temporal e circunstancial, passam a integrar os acervos dos arquivos permanentes ou históricos, devidamente separados – material ou virtualmente – em fundos de arquivo. Cada fundo corresponde à produção e à acumulação dos documentos inerentes a determinada organização ou órgão público.
  • Na análise tipológica a partir da Arquivística, parte-se do princípio da proveniência e, portanto, a análise vai verificar se:

    1) o conjunto homogêneo de atos está expresso em um conjunto homogêneo de documentos;

    2) os procedimentos de gestão são sempre os mesmos quando se dá a tramitação isolada dos documentos isolados;

    3) os conjuntos (séries) formados pelas mesmas espécies recebem na avaliação uniformidade de vigência e de prazos de guarda ou eliminação;

    4) na constituição do fundo e de suas subdivisões, os conjuntos não estão sendo dispersos;

    5) os documentos da série possuem a devida freqüência de eliminação



    Fonte: Manual "Como fazer análise diplomática e tipológica de documento de arquivo" - página 95

  • Correta.

    Complementando...

    O fundo de arquivo nada mais é do que o conjunto formado pelos documentos de um mesmo produtor. Assim, para se formar um fundo, devemos manter unidos os documentos que foram produzidos por uma mesma entidade, no exercício de suas funções. E o princípio que determina essa união, além de proibir a sua dispersão ou acréscimos indevidos, é o da Proveniência, ou como o próprio nome sugere, o do Respeito aos Fundos.