SóProvas


ID
62008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos
eletrônicos e à digitalização de documentos arquivísticos.

A atividade de avaliar e atestar a autenticidade dos documentos transferidos ou recolhidos ao Arquivo Nacional é feita a partir de metadados e de outras informações, para apoiar a presunção de autenticidade.

Alternativas
Comentários
  • Informações para apoiar a presunção de autenticidade

    Essas informações são requisitos que servem como base para a instituição arquivística avaliar e atestar a autenticidade dos documentos transferidos ou recolhidos. A disponibilidade e a qualidade dessas informações vai variar de acordo com o tipo de documento arquivístico digital e dos procedimentos de gestão adotados. Quanto maior o número de requisitos atendidos e quanto melhor o grau de satisfação de cada um deles, mais forte será a presunção de autenticidade. As informações compreendem metadados e outras informações para apoiar a presunção de autenticidade que podem não constar da listagem descritiva do acervo.

  • CERTO

    Resolução do CONARQ n° 24 de 03 de agosto de 2006:

    Art. 4°  -A instituição arquivística pública procederá à presunção de autenticidade dos documentos arquivísticos digitais recolhidos com base nos metadadosrelacionados a estes documentos (...) e com base na listagem descritiva apresentada pelo órgão ou entidade responsável pela transferência e pelo recolhimento.


    outra questão 

     • Q131941    

    Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Autenticidade de documentosDigitalização de Documentos

    Parte superior do formulário

    A presunção de autenticidade dos documentos arquivísticos digitais recolhidos às instituições arquivísticas baseia-se nos metadados relacionados a esses documentos

    CERTO

  • Recolhimento


    Recolhimento é a entrada de documentos em arquivos permanentes de acordo com a jurisdição arquivística a que pertencem. Os documentos a serem recolhidos devem ser acompanhados de instrumentos que permitam sua identificação e controle, segundo a legislação vigente. Os procedimentos de transferência e recolhimento de arquivos digitais para instituição arquivística que impliquem na transposição desses documentos de um SIGAD para outro sistema informatizado devem adotar providências no que diz respeito a:

    • compatibilidade de suporte e formato, de acordo com as normas previstas pela instituição arquivística recebedora;

    • documentação técnica necessária para interpretar o documento digital (processamento e estrutura dos dados);

    instrumento descritivo que inclua os metadados atribuídos aos documentos digitais e informações que possibilitem a presunção de autenticidade dos documentos recolhidos à instituição arquivística;

    • informações sobre as migrações realizadas no órgão produtor


    fonte: E-ARQ BRASIL