- 
                                ERRADO. SÃO PRINCÍPIOS DE FAYOL. 
- 
                                Colega Thiago  Thiago respondeu corretamente.Só vou complementar colocando a doutrina.
 
 De acordo com Fayol, existem 14 princípios gerais da administração: 1) Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência; 2) Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas; 3) Disciplina: depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos; 4) Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior; 5) Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo; Fayol, 1955 apud Chiavenato, História da Administração: entendendo a administração e sua poderosa influência no mundo moderno, 2009.
- 
                                ERRADA!    De acordo com Fayol, existem quatorze princípios gerais da administração: 1) Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência; 2) Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas; 3) Disciplina: depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos; 4) Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior; 5) Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo; 6) Subordinação dos interesses individuais aos gerais;  7) Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição; 8) Centralização: refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização; 9) Cadeia escalar: linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo da hierarquia; 10) Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar; 11) Equidade: amabilidade e justiça para alcançar a lealdade dos empregados; 12) Estabilidade do pessoal: a rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização; 13) Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente seu sucesso; 14) Espírito de equipe: a harmonia e união entre as pessoas são grandes forças para a organização.
 
   Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: EBC Prova: Técnico - Enfermagem do Trabalho) Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, hierarquia e unidade de comando e de direção são consideradas características da teoria de Taylor. E *São princípios de Henry Fayol 
- 
                                Errado. São Principios de Fayol e não de Taylor. 
- 
                                Os 14 princípios gerais da administração de Henry Fayol são: 1)Divisão do trabalho: especialização dos trabalhadores e das tarefas para o aumento da eficiência de prudução. 2)Autoridade e responsabilidade: direito de dar ordens e esperar obediência e responsabilidade. Espera-se equilíbrio. 3)Disciplina: estabelecimento de conduta(normas de comportamento). 4)Unidade de comando: cada funcionário deve receber ordens de um superior. Autoridade única. 5)Unidade de direção: controle único com objetivo de aplicação de um mesmo plano para um grupo de atividades de mesmo objetivo. 6)Prevalência de interesses gerais: dos interesses gerais devem prevalecer aos interesses individuais. 7)Remuneração: deve ser eficiente para garantir a satisfação dos funcionários e para a organização em termos de retribuição. 8)Centralização:atividades importantes e de autoridade devem ser centralizadas. 9)Hierarquia:prioridade da estrutura hierárquica( do mais alto ao mais baixo). 10)Ordem: mantida a organização. cada pessoa e objeto em seu respectivo lugar. 11)Equidade:tratamento das pessoas com benevolência , justiça, lealdade e devoção. 12)Estabilidadedos funcionários: a rotatividade excessiva pode ser prejudicial para a eficiência da organização, gerando assim, consequências negativas sobre o desempenho dos trabalhadores. 13)Iniciativa: capacidade de estabelecer um plano e assegurar seu cumprimentoe seu sucesso. 14)ESpírito de equipe: trabalho facilitado pela união das equipes.   
- 
                                  Princípios da administração científica de Taylor   1. Planejamento: o trabalho deve ser planejado pela organização com base em métodos científicos, e não operado conforme o
 critério individual do trabalhador.
 2. Preparo: os trabalhadores devem ser cientificamente selecionados com base em suas aptidões e treinados para as tarefas planejadas.
 3. Controle: o trabalho deve ser controlado, para que seja possível verificar se o que foi planejado está sendo cumprido, em termos de metodologia utilizada e metas alcançadas, devendo os trabalhadores e a gerência cooperar para a eficiência dos trabalhos.
 4. Execução: as atribuições e responsabilidades de execução devem ser distribuídas de forma planejada.
   Fonte: Prof. Carlos Xavier, Estratégia Concursos. 
- 
                                São características da administração clássica, proposta por FAYOL! 
- 
                                14 Principios de Fayol
 
 DECO, CADU, USE REI!   Divisão do Trabalho Equidade Cadeia escalar, linha de comando ou hierarquia Ordem   Centralização Autoridade e Responsabilidade Disciplina
 Unidade de comando
   
 Unidade de direção
 Subordinação do particular ao geral
 Estabilidade
   Remuneração do pessoal Espírito de equipe
 Iniciativa
 
- 
                                TAYLOR QUEBROU A UNIDADE DE COMANDO ESTABELECIDA POR FAYOL. ESTES PRINCÍPIOS SÃO DA TEORIA CLÁSSICA DE FAYOL, E NÃO DE TAYLOR.       GABARITO ERRADO 
- 
                                Divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, hierarquia e unidade de comando e de direção são consideradas características da teoria de Fayol. 
- 
                                ERRADA.   SÃO PRINCÍPIOS DE FAYOL(TEORIA CLÁSSICA).     
- 
                                Os 14 Princípios Administrativos de Fayol: 
 .
 ( EI O DUDA CRESCEU)
 .
 - EQUIDADE (tratamento humano isonômico e justo; tratar as pessoa com benevolência e justiça, não excluindo o rigor quando necessário).
 .
 - INICIATIVA (capacidade de criação e de execução de determinado plano de ação).
 .
 - ORDEM (1-Material: ''um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar''; 2-Social: ''um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar'').
 .
 - DISCIPLINA (expectativas devem ser claras e violações punidas)
 .
 - UNIDADE DE COMANDO ( cada colaborador deve receber ordens de (e se reportar a) apenas um supervisor, evitando assim conflitos)
 .
 - DIVISÃO DO TRABALHO (especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários das fábricas)
 .
 - AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE ( poder de dar ordens e se fazer obedecer (autoridade) e dever de prestar contas (responsabilidade)
 .
 - CENTRALIZAÇÃO (atividades centrais devem ser executadas e controladas de forma centralizada)
 .
 - REMUNERAÇÃO (a remuneração deve ser justa, tanto pelos impactos na organização quanto na percepção do colaborador, de acordo com suas atividades).
 .
 - ESTABILIDADE DO PESSOAL (a equipe deve ser mantida ao longo do tempo, de modo a possibilitar seu desenvolvimento).
 .
 - SUBORDINAÇÃO DO INTERESSE INDIVIDUAL (o interesse geral da organização deve sobrepor-se ao interesse individual do colaborador).
 .
 - CADEIA ESCALAR OU HIERARQUIA (linha de autoridade do escalão superior ao inferior, por onde deve fluir a comunicação).
 .
 - ESPÍRITO DE EQUIPE (busca da harmonia e da cooperação na equipe de trabalho).
 .
 - UNIDADE DE DIREÇÃO (determinado conjunto de operações que vise a um objetivo específico deve receber uma única direção (fonte de poder) e um único plano).
 
- 
                                Amigo Sandro Delgado, muito obrigado! 
- 
                                Massa! Que criatividade! Agora eu gravo! Valeu, S. Delgado!   
- 
                                Princípios de Fayol: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar; Princípios de Taylor: planejamento, preparo, controle e execução. 
- 
                                Taylor não falou em hierarquia. 
- 
                                Fayol Ênfase na estrutura. 
- 
                                Gabarito: ERRADO.
 
 Não deixe a palavra HIERARQUIA passar desapercebido.
 
 HIERARQUIA nos remete a ESTRUTURA, logo, Fayol.
 
- 
                                É só lembrar que Taylor tinha Toc pelas Tarefas e Fayol era um Francês Fresco que só falava na Forma de organizar a Firma
                            
- 
                                Sandro Delgado, que mnemônico fantástico, muito obrigado! 
- 
                                ERRADO   Características de Fayol = Teoria Clássica 
- 
                                É só lembrar que Taylor tinha Toc pelas Tarefas e Fayol era um Francês Fresco que só falava na Forma de organizar a Firma 
- 
                                ADMINISTRAÇÃO PARA TAYLOR ERA VISTA DE BAIXO PARA CIMA   PARA FAYOL DE CIMA PARA BAIXO ALGO HIERARQUICO, DEPARTAMENTOS ETC.. 
- 
                                isso ai sao todos principios do fayol fresco 
- 
                                Trata-se dos 14 princípios de Fayol. 1) Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência; 2) Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas; 3) Disciplina: depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos; 4) Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior; 5) Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo; 6) Subordinação dos interesses individuais aos gerais; 7) Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição; 8) Centralização: refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização; 9) Cadeia escalar: linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo da hierarquia; 10) Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar; 11) Equidade: amabilidade e justiça para alcançar a lealdade dos empregados; 12) Estabilidade do pessoal: a rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização; 13) Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente seu sucesso; 14) Espírito de equipe: a harmonia e união entre as pessoas são grandes forças para a organização. 
- 
                                Princípios de Taylor 1 - Princ. do Planejamento - " The best way" ( O melhor caminho); 2 - Princ. do Preparo - Pessoas: • selecionadas; • treinadas; • condições de trabalho; 3 - Princ. do Controle - Supervisão funcional: controle da tarefa como foi prescrito; 4 - Princ. da Execução - Divisão do Trabalho.  
- 
                                fayol x taylor 
- 
                                Fayol - Forma de organizar  Taylor - Tarefas 
- 
                                TAYLOR - TAREFA 
- 
                                os citados são princípios de Fayol.