SóProvas


ID
621883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da Lei n.º 6.404/197 e suas alterações, da legislação complementar e dos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Os pressupostos básicos na contabilidade são o regime de competência e a continuidade empresarial. No primeiro, os efeitos das transações de compra e venda de mercadorias ou prestação de serviços são reconhecidos no momento do pagamento ou recebimento da operação. No segundo, presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem de reduzir materialmente a escala de suas atividades operacionais.

Alternativas
Comentários
  • Alguém consegue visualizar o motivo da anulação desta questão?
  • Acredito que foi pelo ano da promulgação da Lei 6.404. Eles informaram "197", mas na verdade é "1976".

  • as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
  • SEÇÃO VI 
    O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

    Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10).
    atento ao sublinhado, não é necessário reconhecimento de recebimento ou pagamento para caracterizar o princípio. A questão considera apenas umas das possibiliadades CERTO!

    SEÇÃO II
    O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

    Art. 5º. O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10

    Entendo que para continuar operações no futuro pode-se considerar necessário que a empresa ''reduza materialemente a escala de suas atividades", e enunciado afirma que para este príncipio não pode acontecer o fato. Isso faz da acertiva ERRADA.