SóProvas


ID
621895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos ao custo para tomada de decisões e às demonstrações contábeis.

A demonstração do fluxo de caixa, quando analisada em conjunto com a demonstração do resultado, pode informar a taxa de conversão do caixa em lucros futuros.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia, por favor, me indicar onde acho esse assunto. Nos livros que conheço, não achei.

    Obrigada.
  • A NBC TG3 referente a fluxo de caixa diz:

    Informações sobre o fluxo de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como as necessidades da entidade de utilização desses fluxos de caixa. As decisões econômicas que são tomadas pelos usuários exigem avaliação da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como da época de sua ocorrência e do grau de certeza de sua geração.

    Entendo que na parte em negrito exite a ideia de futuro, tornando o termo "a taxa de conversão do caixa em lucros futuros" = avaliar a capacidade da entidade gerar caixa.

  • Discordo deste gabarito, pois como já se foi comentado, no CPC 03 Fluxo de Caixa sob o título: OBJETIVO podemos ver que a DFC nos supre com "Informações sobre o fluxo de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar 
    aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de 
    a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como as necessidades da 
    entidade de utilização desses fluxos de caixa".
    Lucro é algo muito diferente de caixa, não consigo entender qual o raciocínio de tal questão.
  • Vejam:

    http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=310947

    Segundo o Manual de Contabilidade das Sociedades por ações

    “As informações da DFC, principalmente quando analisadas em conjunto com as demais demonstrações financeiras, podem permitir que investidores, credores e outros usuários avaliem:
    1. a capacidade de a empresa gerar fluxos futuros líquidos de caixa;
    2. a capacidade de a empresa honrar seus compromissos, pagar dividendos e retornar empréstimos obtidos;
    3. a liquidez, solvência e flexibilidade financeira da empresa;
    4. taxa de conversão de lucro em caixa;
    5....”
    Veja que é possível a partir do conhecimento do lucros e do caixa gerado calcular a taxa de conversão do lucro em caixa, por exemplo, uma empresa com lucro de r$ 100 e caixa gerado de r$ 25, apresenta taxa de conversão de 1/4. Matematicamente o inverso disso é correto, 1/(1/4), a taxa de conversão do caixa em lucros seria 4. Fica estranho porque o caixa que é conseqüência dos lucros.
    Parece estranho e meio que sem lógica calcular fazer previsões futuras de lucros a partir da taxa de conversão de caixa em lucros. Mas a partir de métodos estatísticos como regressão linear fazer previsões futuras dos fluxos de caixa a partir da taxa de conversão dos lucros em caixa.

  • "... Se há aplicações demasiadas em ativos não-operacionais e como a empresa está conseguindo recursos para essas aplicações. Se seus endividamentos são renováveis e se estão crescendo em face de novos investimentos ou em função de valorizações monetárias. Quais as alternativas que a empresa utilizou para solucionar ou agravar o problema financeiro.

    Se uma mudança na política de estocagem ou de crédito teve resultados favoráveis ou desfavoráveis, como também se um determinado ganho de margem de lucro foi realmente benéfico, tendo-se em vista o volume investido em giro. Dessa forma, conseguiremos examinar as habilidades da empresa em gerar lucros futuros para liquidar empréstimo por meio do fechamento tranqüilo e contínuo do ciclo de operações da empresa...."

    http://www.metodista.br/ppc/revista-ecco/revista-ecco-01/fluxo-de-caixa