SóProvas


ID
622027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de tecnologias ethernet, firewalls, VPNs e técnicas de
redundância RAID, julgue os itens a seguir.

Em uma VPN (virtual private network) que utilize a técnica de tunelamento, os conteúdos dos pacotes que trafegam pela Internet são criptografados, ao passo que, para permitir o roteamento eficiente dos pacotes, os seus endereços de origem e de destino permanecem não criptografados.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    Na técnica de tunelamento, os dados e endereços estão em um único pacote de dados, que está criptografado.
    O que o enunciado sugeriu, é que o cabeçalho do pacote de dados não é criptografado, mas os dados são criptografados.
  • Todo o conteúdo do pacote é criptogrado, inclusive os endereços de origem e de destino. Agora, o roteamento eficiente dos pacotes é feito por meio dos endereços dos roteadores de borda. 
  • Fica mais claro quando se compara modos possíveis, como modo transporte e modo túnel do IPSec: resumidamente, no modo túnel todo o pacote é criptgrafado e encaminhado ao destino, enquanto no modo transporte, apenas o payload é criptografado e os cabeçalhos permanecem preservados.

  • Na realidade todo o pacote é criptografado e encapsulado pelo protocolo de tunelamento, em seguida é acrescentado um cabeçalho adicional, contendo as informações de roteamento.

    Tunelamento

    As redes virtuais privadas baseiam-se na tecnologia de tunelamento cuja existência é anterior às VPNs. Ele pode ser definido como processo de encapsular um protocolo dentro de outro. O uso do tunelamento nas VPNs incorpora um novo componente a esta técnica: antes de encapsular o pacote que será transportado, este é criptografado de forma a ficar ilegível caso seja interceptado durante o seu transporte. O pacote criptografado e encapsulado viaja através da Internet até alcançar seu destino onde é desencapsulado e decriptografado, retornando ao seu formato original. Uma característica importante é que pacotes de um determinado protocolo podem ser encapsulados em pacotes de protocolos diferentes. Por exemplo, pacotes de protocolo IPX podem ser encapsulados e transportados dentro de pacotes TCP/IP.

    O protocolo de tunelamento encapsula o pacote com um cabeçalho adicional que contém informações de roteamento que permitem a travessia dos pacotes ao longo da rede intermediária. Os pacotes encapsulados são roteados entre as extremidades do túnel na rede intermediária. Túnel é a denominação do caminho lógico percorrido pelo pacote ao longo da rede intermediária. Após alcançar o seu destino na rede intermediária, o pacote é desencapsulado e encaminhado ao seu destino final. A rede intermediária por onde o pacote trafegará pode ser qualquer rede pública ou privada.

    Fonte: http://www.rnp.br/newsgen/9811/vpn.html