Um protocolo é um método standard(padrão), que permite a comunicação entre processos (que se executam eventualmente em diferentes máquinas), isto é, um conjunto de regras e procedimentos a respeitar para emitir e receber dados numa rede. Existem vários, de acordo com o que se espera da comunicação. Certos protocolos, por exemplo, serão especializados na troca de ficheiros (o FTP), outros poderão servir para gerir simplesmente o estado da transmissão e os erros (é o caso do protocolo ICMP),…
Na Internet, os protocolos utilizados fazem parte de uma sequência de protocolos, quer dizer, de um conjunto de protocolos. Esta sequência de protocolos chama-se TCP/IP.
Esta contém, designadamente, os seguintes protocolos :
HTTP( Transferência Hipertextos) FTP( Tranferência de arquivos) ARP ( Faz mapeamento entre os endereços) ICMP ( Fornece relatórios de erros) IP ( Dá endereço aos computadores) TCP ( Transporte mais confiável) UDP Transmissão de dados menos confiável, mais rápido) SMTP( Tranferências de e-mails) Telnet ( Estabelece conexão entre computadores) NNTP ( Grupos de discussão)