SóProvas


ID
626911
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Representa uma docimásia extrapulmonar:

Alternativas
Comentários
  • Docimásias não Respiratrórias

    Trata-se de provas que se não se baseiam na respiração fetal, mas em outras atividades vitais desenvolvidas pelo recém-nascido, como a deglutição. Existem várias mas as mais utilizáveis são:

    1. Docimasia siálica de Dinitz-Souza: consiste na pesquisa de saliva no estômago do feto. A reação positiva é um indicativo de que existiu vida extra-uterina.

    2. Docimasia alimentar de Bothy: consiste na pesquisa de leite ou outros alimentos no estômago do feto; referidos elementos não existem no natimorto. Porém, neste caso, é importante não confundir estes restos de alimentos com o induto sebáceo que pode Ter sido deglutido pelo feto antes de nascer.

    3. Docimasia bacteriana de Malvoz: os fenômenos putrefativos, no feto natimorto, começam pelos orifícios da boca, nariz e ânus. Nos casos em que o feto teve vida extra-uterina, a putrefação se inicia pelo tubo digestivo e pelo sistema respiratório. Procura-se também pela presença de bactérias Bacterium collicomo evidência de que houve respiração, porém, sua presença é um tanto contraditória, pois fala a favor da deglutição de alimentos do que propriamente à respiração.

    4. Docimásia úrica de Budin-Ziegler: esta docimásia será positiva se forem encontrados uratos nos condutos renais, como marca da respiração do recém-nascido. Esses sedimentos se apresentam sob a forma de estrias amareladas dispostas radialmente na zona medular. Esta docimásia é baseada no conceito deque a presença de sedimentos de ácido úrico é muito comum naqueles que sobreviveram por um ou dois dias (Virchow).

    5. Docimásia do nervo óptico de Mirto: fundamenta-se no estado de mielinização do nervo óptico, a qual se inicia logo após o nascimento. Tem muito mais valor como determinante do tempo de sobrevivência do recém-nascido. Este fenômeno se inicia 12 horas após o nascimento e se completa dentro de 4 dias aproximadamente.

  • Docimásias pulmonares:

    Docimásia Hidrostática pulmonar de Galeno
    Docimásia Diafragmática de Ploquet: 
    Docimásia Óptica ou Visual de Bouchut
    Docimásia Táctil De Nerio Rojas
    Docimásia Óptica De Icard
    Docimásia Radiológica De Bordas
    Docimásias Hidrostáticas De Icard
    Docimásia Histológica De Balthazard
    Docimásia Epimicrocópica Pneumo-Arquitetônica De Hilário Veiga De Carvalho
    Docimásia Química De Icard

    Docimásias extrapulmonares:


    Docimásia Gastrintestinal De Breslau
    Docimásia Auricular De Vreden, Wendt e Gelé
    Docimásia Hematopneumo-Hepática De Severi 
    Docimásia Siálica De Souza-Dinitz 
    Docimásia Plêurica De Placzek
    Docimásia Traqueal De Martin
    Docimásia Hematopulmonar De Zalesk
    Docimásia Ponderal De Pulcquet
    Docimásia Do Volume D’Água Deslocado De Bernt
    Docimásia Alimentar De Beoth
    Docimásia Bacteriana De Malvoz
    Docimásia Úrica De Budin-Ziegler
    Docimásia Do Nervo Óptico De Mirto

  • Na lista da colega acima só faltou na parte das DOCIMÁSIAS EXTRAPULMONARES  a  Docimásia Hematoarteriovenosa

    Cabe destacar dentre todas as citadas as:

    - Docimásia Hidrostática Pulmonar de Galeno: posto ser a mais prática, mais simples e mais utilizada na prática da perícia médico-legal corrente. 

    - Docimásia Histológica de Balthazard: a mais perfeita, pois é usada mesmo nos pulmões putrefeitos. 


    Fonte:
    Medicina Legal - França - 2011

  • Docimasia siálica de Souza-Dinitz: verficação da presença de saliva no estômago.

  •    DELEGADO!!!!!!!!     MÉDICO LEGISTA!!!!!!  E PROVA P NASA COISA DESSE TIPO!

     

  • Uma questão dessas para o cargo de delegado?

  • a) siálica de Souza-Dinitz: é a comprovação de saliva no estômago pela reação de sulfocianetos. A presença de saliva pela deglutinação fala-se em respiração.

    b) Docimásia de Galeno: é a mais prática, a mais simples e a mais usada na perícia médico-legal. E também a mais antiga. LEvando-se em conta os devidos cuidados e os seus limites, esta é uma das mais segura. Fundamenta-se na densidade do pulmão que respirou e do que não respirou. Composto de 4ª fases.

    1ª fase: coloca-se em um recipiente com água todo trato respiratório e mais a língua, timo e coração. Se flutuarem por inteiro ou meia-água: resultado positivo para respiração, caso contrário, não flutuarem: resultado negativo de respiração.

    2ª fase: É utilizado em caso de resultado negativo da primeira fase. Mantém-se o sistema respiratório no fundo do reservatório com água, separa o pulmão do trato respiratório, se estes ficarem no fundo e o pulmão emergir inteiro ou a meia-água, resultado positivo. caso contrário resultado negativo para respiração, esse caso passa-se a próxima fase.

    3ª fase: com os pulmões no fundo do reservatório, cortam-se, no inteior do líquido, vários fragmentos do pulmão e observam-se seus comportamentos. Se todos estes fragmentos permanecerem no fundo, negativo passando a próximo exame, se alguns flutuarem, positivo o resultado.

    4ª fase: pega-se alguns dos fragmentos que permaneceram no fundo do recipiente, comprimindo-os entre os dedos e de encontro à parede do vaso. Se há desprendimento de bolhas gasosas, resultado positivo, do contrário, resultado negativo.

    c) tátil de Nerio Rojas: no pulmão que recebeu ar, pela palpação, sente-se um crepitar característico e a sensação esponjosa. Já no que não recebeu ar, perceptível uma consistência carnosa.

    d) óptica ou visual de Bouchut: é a inspeção do pulmão. O que apresentar caracteristica de desenho mosaico alveolar: respirou; o de aspecto compacto, liso e uniforme (pulmão hepatizado): não respirou.

    Fonte: FRANÇA, Genival Veloso. Medicina legal. 10 ed. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro: 2015. 806-807.

  • Convenhamos, questão exagerada.

    Errei sem peso na consciência.

  • Vejamos as alternativas:

    A) CORRETA- SIÁLICA DE SOUZA DINITZ- DOCIMASIA EXTRAPULMONAR- verificação se há saliva no estômago;

    B) INCORRETA- HIDROSTÁTICA DE GALENO- DOCIMASIA PULMONAR- teste que engloba 4 fases: 1ª fase: coloca-se o conjunto composto por pulmão, traqueia, laringe, faringe, língua, timo e coração em um recipiente com água. Se todo o conjunto flutuar ou parte dele, houve respiração; caso contrário, vamos para a 2ª fase. 2ª fase- coloca-se todo o conjunto submerso em água, sendo separado o pulmão das demais partes que são retiradas do recipiente. Caso flutue, houve respiração. Caso contrário, vamos para 3ª fase. 3ª fase- Com o pulmão submerso, são seccionados lobos dos pulmões. Se o lobos flutuares, houve respiração. Caso contrário, vamos para 4ª fase. 4ª fase- parte desses fragmentos são comprimidos entre os dedos e a parede do recipiente. Se nesse procedimento, saírem bolhas de ar e espuma, houve respiração.

    C) INCORRETA- TÁCTIL DE NERIO ROJAS- DOCIMASIA PULMONAR- pulmão que respirou apresentará uma consistência esponjosa; no que não respirou, consistência carnosa.

    D) INCORRETA- VISUAL DE BOUCHUT-CASPER- DOCIMASIA PULMONAR- observação do pulmão do examinado, caso o feto tenha respirado seu pulmão apresentará um MOSAICO ALVEOLAR.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A 

  • Gente. Fácil de decorar. Só lembrar que Souza Cruz, fabricante de cigarros, faz mal ao pulmão. Portanto...

  • Prezada Silvana,

    não é "só" lembrar que Souza Cruz, fabricante de cigarros, faz mal ao pulmão.

     

    > a questão pediu para indicar uma docimásia extrapulmonar, ou seja, uma prova de que houve ou não respiração através de exames realizados em outros órgãos.

     

    > A Siálica de Souza-Dinitz refere-se à presença de saliva no estômago. 

     

     

  • Segundo FRANÇA a docimásia siálica de Souza-Dinitz baseia-se na comprovação de saliva no estômago pela reação de sulfocianetos e outras técnicas equivalentes, ou seja, consiste na pesquisa de saliva no estômago do feto. A reação positiva é um indicativo de que existiu vida extra-uterina.  

  • Questão decoreba.Ainda mais sabendo que, na pratica, 90% dos casos se faz a docimasia pulmonar de galeno…não aconselho decorar se não tiver tempo suficiente, teria alguma chance quem associou a docimasia sialica a etmologia da palavra (sialo [elem. comp.; grego]: saliva.)

  • São exemplos de DOCIMÁSIAS PULMONARES:
    1. A docimásia hidrostática de Galeno consiste na imersão dos pulmões ou de fragmentos deles em uma cuba com água. Se houver flutuação é porque houve respiração. Esta é a prova mais comumente utilizada no dia a dia pericial.
    2. A docimásia táctil de Nero Rojas consiste na palpação do pulmão, sendo que naquele que respirou sente-se um leve creptar, que é ausente no pulmão que não respirou.
    3. A docimásia visual de Bouchut consiste na simples observação visual do pulmão. O que não respirou tem aparência mais compacta, sólida, e o que respirou apresenta desenho alveolar evidente.

    Exemplo de DOCIMÁSIA EXTRAPULMONAR: a siálica de Souza-Dinitz, que pesquisa a presença de saliva no estômago.

  • A) CORRETA- SIÁLICA DE SOUZA DINITZ- DOCIMASIA EXTRAPULMONAR- verificação se há saliva no estômago; 

    B) INCORRETA- HIDROSTÁTICA DE GALENO- DOCIMASIA PULMONAR- teste que engloba 4 fases: 1ª fase: coloca-se o conjunto composto por pulmão, traqueia, laringe, faringe, língua, timo e coração em um recipiente com água. Se todo o conjunto flutuar ou parte dele, houve respiração; caso contrário, vamos para a 2ª fase. 2ª fase- coloca-se todo o conjunto submerso em água, sendo separado o pulmão das demais partes que são retiradas do recipiente. Caso flutue, houve respiração. Caso contrário, vamos para 3ª fase. 3ª fase- Com o pulmão submerso, são seccionados lobos dos pulmões. Se o lobos flutuares, houve respiração. Caso contrário, vamos para 4ª fase. 4ª fase- parte desses fragmentos são comprimidos entre os dedos e a parede do recipiente. Se nesse procedimento, saírem bolhas de ar e espuma, houve respiração. 

    C) INCORRETA- TÁCTIL DE NERIO ROJAS- DOCIMASIA PULMONAR- pulmão que respirou apresentará uma consistência esponjosa; no que não respirou, consistência carnosa. 

    D) INCORRETA- VISUAL DE BOUCHUT-CASPER- DOCIMASIA PULMONAR- observação do pulmão do examinado, caso o feto tenha respirado seu pulmão apresentará um MOSAICO ALVEOLAR.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A 

    Prof QC

  • A) CORRETA- SIÁLICA DE SOUZA DINITZ- DOCIMASIA EXTRAPULMONAR- verificação se há saliva no estômago; 

    B) INCORRETA- HIDROSTÁTICA DE GALENO- DOCIMASIA PULMONAR- teste que engloba 4 fases: 1ª fase: coloca-se o conjunto composto por pulmão, traqueia, laringe, faringe, língua, timo e coração em um recipiente com água. Se todo o conjunto flutuar ou parte dele, houve respiração; caso contrário, vamos para a 2ª fase. 2ª fase- coloca-se todo o conjunto submerso em água, sendo separado o pulmão das demais partes que são retiradas do recipiente. Caso flutue, houve respiração. Caso contrário, vamos para 3ª fase. 3ª fase- Com o pulmão submerso, são seccionados lobos dos pulmões. Se o lobos flutuares, houve respiração. Caso contrário, vamos para 4ª fase. 4ª fase- parte desses fragmentos são comprimidos entre os dedos e a parede do recipiente. Se nesse procedimento, saírem bolhas de ar e espuma, houve respiração. 

    C) INCORRETA- TÁCTIL DE NERIO ROJAS- DOCIMASIA PULMONAR- pulmão que respirou apresentará uma consistência esponjosa; no que não respirou, consistência carnosa. 

    D) INCORRETA- VISUAL DE BOUCHUT-CASPER- DOCIMASIA PULMONAR- observação do pulmão do examinado, caso o feto tenha respirado seu pulmão apresentará um MOSAICO ALVEOLAR.

    GABARITO DO PROFESSOR DO QC: LETRA A 

  • RJ e MG em medicina legal é complicado. Difícil decorar todas essas docimásias.

  • O caminho do chute:

    Questão pede extrapulmonar, ou seja, que não use o pulmão como referência.

    GALENO: a única docimásia que acho exigível conhecer, pq é a mais tradicional. Joga o PULMÃO do feto na água e vê o que acontece em 4 etapas. Corta.

    O resto dos nomes dos médicos é difícil decorar, naturalmente, então olhamos para a técnica descrita no nome:

    TÁCTIL: uma técnica também conhecida é sentir o aspecto do PULMÃO, se é esponjoso ou carnoso. Deve ser essa, então corta.

    VISUAL: normalmente o PULMÃO é o principal órgão para aferir a vida extrauterina, então se alguém consegue fazer docimásia só olhando, deve ser olhando pra ele. Corta.

    SIÁLICA não consegui nem imaginar o que é. Deve ser a resposta.

    Perdoe a abordagem pouco técnica, mas funcionou dessa vez. Ninguém garante que funcionará novamente. Pas

  • Quem sabe essa questão, merece cargo melhor. Essa questão foi elaborada pro candidato chutar mesmo, daí selecionam os mais sortudos...

  • Errei e não ligo, questão pra delegado isso?

  • Me poupe. Pensei que queriam Delegado, ao invés de médico.

  • Docimásia Siálica De Souza-Dinitz - consiste na pesquisa de saliva no estômago do feto. A reação positiva é um indicativo de que existiu vida extra-uterina.

    Docimásia Hidrostática pulmonar de Galeno - consiste em mergulhar os pulmões do infante em uma bacia com água abundante. Caso flutue, constata-se que o orgão parenquimatoso insuflou ar.

    Docimásia Táctil De Nerio Rojas - quando da palpação interdigital, o parênquima pulmonar dá a sensação de fofura e crepitação, caso tenha havido respiração.

    Docimásia Óptica ou Visual de Bouchut - consiste na observação da superfície do pulmão que, de um aspecto parenquimatoso, quando não há respiração, assume um aspecto de mosaico, em face de ocorrerem mudanças circulatórias que circunscrevem os lóbulos pulmonares.

  • SIÁLICA DE SOUZA DINITZ- DOCIMASIA EXTRAPULMONAR- verificação se há saliva no estômago; A reação positiva é um indicativo de que existiu vida extra-uterina.

  • EM Minas Gerais é complicado.

    Difícil entender essa banca FUMARC

    As vezes coloca questões difíceis para cargos como escrivão e investigador e questões fáceis para DELEGADO e até Perito criminal.

  • Daí tu vai fazer prova pra delta e sai de lá um médico legista kkkkkk irado!

  • Docimásia siálica de Souza-Dinitz. Baseia-se na comprovação de saliva no estômago pela reação de sulfocianetos e outras técnicas equivalentes. A presença de saliva pela deglutição fala em favor da respiração.

  • Questão de delegado ou de médico?

  • GAB. A

    Representa uma docimásia extrapulmonar: Siálica de Souza-Dinitz.

  • perfeito

  • EXTRAPULMONARES

    • De mirto
    • Auricular de Vreden-Wendt-Gelé
    • Siálica de Souza Diniz
    • Gastrointestinal de Breslau

    EXTRAUTERINA

    • Histológica de Filippi Puppe-Balthazar
    • Diafragma de Ploquet
    • Radiológica de bordas
    • Tactil de Nerio Rojas
    • Visual de Boucht Casper
    • Hidrostática de galeno
    • Hidrostática de Icard
    • Física de Icard
    • Óptica de Icad
    • Química de Icad

  • docimásia EXTRAPULMONAR: Siálica de Souza-Dinitz.

    Quando se tratar de EXTRApulmonar lembre-se de SOUZA