O que é Cimbramento?
É um estrutura de suporte provisória composta por um conjunto de elementos que apoiam as formas horizontais (vigas e lajes), suportando as cargas atuantes (peso próprio do concreto, movimentação de operários e equipamentos, etc.) e transmitindo-as ao piso ou ao pavimento inferior. Para tanto deve ser dimensionado, entre outras coisas, em função da magnitude de carga a ser transferida, do pé-direito e da resistência do material utilizado.
Estes elementos normalmente dividem-se em:
Suporte: escoras, torres, etc.,
Trama: vigotas principais (conhecidas também como longarinas) e vigotas secundárias (conhecidas também como barrotes).
Acessórios: peças que unem, posicionam e ajustam as anteriores.
Forma
Podemos dizer que a fôrma é um molde provisório que serve para dar ao concreto fresco a geometria e textura desejada.
Reescoramento
Após a concretagem, inicia-se o processo de endurecimento do concreto, onde as peças atingem a condição de serem autoportantes até atingirem a resistência para a qual foram projetadas. A fim de liberar a maioria das peças de cimbramento para o próximo uso, geralmente se posiciona novas escoras e depois desmonta-se as demais peças para uso na próxima laje.
A Oeste possui dois tipos de viga para o cimbramento:
V03: composta por dois perfis metálicos enrijecidos com alma de madeira (que permitem a união da estrutura com o compensado das lajes). Possui grande capacidade de carga, podendo ser utilizada tanto como viga primária quanto secundária (barrote).
V05: composta por um perfil de alumínio que possui também alma de madeira. Além de ser leve e prático, possui uma grande capacidade de carga, sendo utilizado como viga principal. Mais informações em www.oesteformas.com.br/produtos