Alternativas
O extravasor tipo Creager , isto é, de soleira arredondada e face de jusante concordando com a face inferior da veia líquida correspondente à mínima vazão, é o tipo de extravasor de menor emprego.
O extravasor do tipo tulipa ou cálice é empregado para valores elevados de vazão onde a água escoa através de um canal paralelo à soleira do dispositivo.
O extravasor com canal lateral é muito utilizado em barragens de terra ou pedra solta construídas em vales estreitos, em locais onde o escoamento direto não é possível ou permitido e onde o espaço disponível para o extravasor colocado na estrutura da barragem é insuficiente.
O canal extravasor é um conduto fechado que liga o reservatório ao canal inferior. Tem declividade e seção transversal variáveis, sendo muito utilizado em barragens de terra onde não existe espaço disponível para tais dispositivos.
Os extravasores sifões são utilizados apenas onde o espaço disponível seja grande, porém, não possuem regulagem automática do nível de água. Entram em funcionamento com 50% da vazão de sua máxima capacidade.