Alternativas
A liofilização, também chamada de criodesidratação, é um tipo particular de desidratação por sublimação. Para realizá-la, congela-se o produto, colocando-o em temperatura e pressão parcial de vapor d’água inferiores às do ponto triplo, proporcionando-lhe o calor latente da sublimação.
A esterilização pretende destruir os microorganismos patogênicos não-esporulados e/ou reduzir significativamente a microbiota banal.
A pasteurização visa destruir os microorganismos mais termorresistentes (bactérias esporuladas). Os alimentos podem ser pasteurizados já acondicionados (em autoclave) ou sem acondicionar, com o posterior acondicionamento asséptico.
A refrigeração amplia a vida útil dos alimentos durante períodos longos, mas, embora seja eficaz para deter o crescimento da maioria dos microorganismos presentes nos alimentos, permite a multiplicação da microbiota psicrotrófica, que é a prevalente nos alimentos refrigerados.
A desidratação osmótica implica a imersão de produtos com alto conteúdo de água em soluções pouco concentradas, havendo a transferência simultânea de massa em contracorrente entre o produto e a solução.