SóProvas


ID
630250
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TERMOAÇU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Sobre os parâmetros DQO, DBO5 e COT, utilizados no controle do tratamento de efluentes, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Em águas naturais e residuárias, as determinações para o oxigênio consumido (OC) e demanda química de oxigênio (DQO) são bastante empregadas na estimativa da matéria orgânica oxidada por determinado reagente analítico (APHA, 1995; CUSTODIO & LLAMAS, 1976). O oxigênio consumido é, usualmente, determinado pelo emprego de permanganato de potássio em meio ácido.

    fonte: http://www.cultura.ufpa.br/rcientifica/ed_anteriores/pdf/ed_04_jcd.pdf

  • Gab D

     

    A relação entre os valores de DQO e DBO varia de acordo com as características do esgoto e à medida que passa pelas diversas etapas do tratamento. Para águas residuais de origem doméstica, as relações entre DQO/DBO variam de 1,7 a 2,4. Em um tratamento biológico a tendência é essa relação aumentar, devido a redução da fração biodegradável.

     

    fonte: http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/r0549-3.pdf

  • Gabarito: letra D.

    Sobre a alternativa B:

    A DBO5,20 de uma amostra de água é a quantidade de oxigênio consumido em processos biológicos, através de microorganismos , para oxidar a matéria orgânica para uma forma inorgânica estável. Normalmente é medida durante um período de 5 dias a uma temperatura de 20°C, sendo por esse motivo conhecida como DBO5,20.

    Fonte: http://programaaguaazul.ct.ufrn.br/indicadores/indicadores_ambientais/?id=04