Para agregar conhecimento...
RISCO INERENTE é aquele que indica uma suscetibilidade de uma afirmação a uma distorção relevante, individualmente ou em conjunto, antes da consideração de qualquer controle relacionado. Ex: impropriedades decorrentes da ausência de controles internos. Em outras palavras, risco inerente é aquele que já existe por si só.
RISCO DE CONTROLE é o risco de uma distorção relevante não ser previnida, detectada e corrigida tempestivamente.
Abs.
Segundo NBC TA 200:
Definições
13. Para fins das NBC TAs, os seguintes termos possuem os significados atribuídos a seguir:
[...]Risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria. Consiste em dois componentes, descritos a seguir no nível das afirmações:
(i) risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados;
(ii) risco de controle é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.
Gabarito: D
"It's under high pressure that diamonds are made."