-
Bom...só para animar os senhores, nunca estudei nada a respeito de Administração Geral e mesmo assim, na base do bom senso e análise crítica das proposições, consegui acertá-la.
Mostro, assim, que dá pra acertar questões tendo como fundamento a obviedade. Claro, infelizmente não é sempre que isso ocorre, né.
-
a questão trata de análise Swot, quem quiser saber mais http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_SWOT
-
PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS = INTERNO
AMEAÇAS E OPORTUNIDADDES= EXTERNO
LETRA B
-
-
Gabarito letra B.
AMBIENTE EXTERNO (obs: A organização não tem controle/ não pode controlar, são fatores externos e estão além do seu controle)
OPORTUNIDADES: Fenômeno ou condição EXTERNA, atual ou potencial, capaz de contribuir positivamente e por LONGO PRAZO, para o êxito da missão e a concretização da visão de futuro da organização;
AMEAÇAS: Fenômeno ou condição EXTERNA, atual ou potencial, capaz de PREJUDICAR substancialmente e por LONGO PRAZO, a missão e a concretização da visão de futuro da organização.
AMBIENTE INTERNO (A organização tem controle)
FORÇAS = PONTOS FORTES: Caracteristica INTERNA, atual ou potencial, que auxilia positivamente e por LONGO TEMPO, o cumprimento da missão, a congretização da visão de futuro e a conquista dos OBJETIVOS organizacionais.
FRAQUEZAS = PONTOS FRACOS: característica ou deficiência INTERNA, atual ou potencial, que dificulta, substancialmente e por LONGO TEMPO, o cumprimento da missão, a congretização da visão de futuro e a conqista dos objetivos organizacionais.
-
-
Fiquei na dúvida. . .
Se Ameaça faz parte do ambiente externo e não pode ser controlado, de que forma pode ser minimizada?
Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não equacionadas, minimizadas ou evitadas pela instituição, podem afetá-la negativamente.
-
Novamente precisamos ter atenção na interpretação do texto da questão. Achei que era uma pegadinha.
O enunciado da questão diz: " A equipe de gestores da instituição pública ELEGE definiu ... "
As opções trazem:
I. Oportunidades são aspectos externos, atuais ou futuros que, se aproveitados pela organização, ...
II. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não equacionadas, minimizadas ou evitadas pela instituição, ...
III. Forças são características internas da instituição, ...
IV. Fraquezas são características internas da organização ...
Verifiquei no dicionário ( PROBIRAM da Língua Portuguesa - http://www.priberam.pt) significado destas 2 palavras:
instituição|u-i|, s. f.
1. Fundação.
2. Organização.
3. Estabelecimento de caridade ou de utilidade pública.
4. .Ato.Atode conferir canonicamente.canonicamenteum benefício (instituição canónica.canônica).
5. Nomeação de herdeiro.
organização, s. f.
1. .Ato.Ato ou efeito de organizar.
2. Organismo.
3. Estrutura.
4. Fundação, estabelecimento.
5. Composição.
-
Gabarito: B.
Segue uma tabela que aborda a matriz SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças):
Análise SWOT – aspectos internos (i)/aspectos
externos (e)
|
Oportunidades (e)
|
Ameaças (e)
|
Pontos fortes (i)
|
Capacidade ofensiva
Desenvolvimento
|
Capacidade defensiva
Manutenção
|
Pontos fracos (i)
|
Incapacidade ofensiva
Crescimento
|
Incapacidade defensiva
(vulnerabilidade)
Sobrevivência
|
Fonte: Apostila TCE – prof. Rafael Ravazolo (com alterações).
Aspectos externos: incontroláveis
Aspectos internos: controláveis
Bons estudos!
-
Raciocinei como a Thalita..... .Ameaça faz parte do ambiente externo e não pode ser controlado
-
Discordo totalmente desse gabarito...Vejam:
II. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não equacionadas, minimizadas ou evitadas pela instituição, podem afetá-la negativamente.
Referente a minimização ainda vai, você pode ter alterar seu planejamento caso aconteça algo que venha prejudicar a instituição visto se tratar de uma ameaça,logo não controlável,mas evitar?alguém adivinhou que as torres gêmeas seriam atacadas?Caso contraria teriam evitado muitas mortes!
IV.Fraquezas são características internas da organização que devem ser reduzidas ou eliminadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.
Observem que reduzir fraquezas por ser uma questão de ambiente interno ainda é aceitável,mais daí a afirmar que elas podem ser eliminadas?Até por que vejamos a desmotivação é é uma fraqueza caso o país passe por uma situação como a atual de recessão a organização sofrerá as consequências, o que refletirá diretamente nos seus colaboradores,pois afetará a cultura,as pessoas ficam apreensivas quanto seus empregos,trabalham com medo,os incentivos salárias diminuem ou somem etc..etc...Observem que esta é uma ameaça que refletirá diretamente nas fraquezas na instituição,sendo assim,como eliminar?.
Enfim...Minha opinião!
-
Tem como evitar uma ameaça ?
-
Aspectos externos: incontroláveis
Aspectos internos: controláveis
Descordo do gabarito.
-
Interno -> S (Forças) / W (Fraquezas)
Externo -> O (oportunidade) / T (Ameaças)
obs: o gabarito esta certo ( todas alternativas corretas)
-
Acertei a questão por eliminação. Pra mim, os itens I, III e IV estavam corretos, porém, não tinha essa opção para marcar, então marquei o item B. Mas, assim como muitos, também fiquei confusa no item II por conta da palavrinha "EVITADAS". Pois bem:
II. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não equacionadas, minimizadas ou evitadas pela instituição, podem afetá-la negativamente.
Ameaça: é a força ambiental incontrolável pela empresa, que cria obstáculos à sua ação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada, desde que reconhecida em tempo hábil. (Concepção de Oliveira, 2007, p. 37)
SIGNIFICADO DE EVITAR:
V.T. Manter-se longe, afastado de algo ou alguém.
Desviar-se de alguma coisa.
Fazer de tudo para que algo não aconteça; impedir.
ATENÇÃO: AMEAÇAS (AMBIENTE EXTERNO) FAZEM PARTE DAS FORÇAS AMBIENTAIS INCONTROLÁVEIS PELA EMPRESA, PORÉM, PODEM SIM SER EVITADAS ATRAVÉS DE PLANEJAMENTOS ANTECIPADOS.
-
Ótima explicação Jéssica Natasha, vou tentar complementar aqui,
eu realmente não vi problemas com a palavra evitadas na alternativa II já que obviamente esse evitar se refere aos efeitos que o fato ameaçador vai trazer para a empresa e não evitar que o próprio fato em si aconteça. A Leninha firme deu um exemplo do ataque as torres gêmeas mas esse exemplo não cabe nessa questão pois estariamos falando de um fato imprevisível. Quando se fala de análise SWOT estamos falando de ameaças que foram identificadas na análise e em relação a elas se tomam ações para evitar, minimizar ou equacionar seus efeitos conforme citado na alternativa II. Obviamente, mesmo se a empresa fizer a análise, ela ainda vai estar sujeita a fatos imprevisíveis e com esses ela só poderá lidar depois que ocorrerem. Apesar que mesmo para esses casos a empresa pode ter plano geral de reação (ex: nenhuma empresa vai ficar analisando o tráfego aéreo para ver se exite probabilidade de um avião cair sobre a sua fábrica mas a empresa pode ter um plano de emregência geral com passos mínimos que devem ser seguidos em qualquer catastrofe que venha a afetar a fábrica)
Vou tentar dar um exemplo sobre como uma empresa poderia evitar, minimizar ou equacionar os efeitos de uma ameaça: vamos dizer que uma empresa usa embalagens de alumínio no seu produto e exista uma previsão de 100% de aumento no preço internacional do alumínio no próximo ano. Se a empresa não fizer nada ela deve ter um impacto na sua margem de lucro por conta do aumento do preço da embalagem que fatalmente irá ocorrer.
Mas, vamos considerar que a empresa já vinha fazendo estudos para usar embalagens plásticas e nesse momento ela resolve fazer a mudança. Pronto, ela acaba de evitar os efeitos do aumento do preço do alumínio na embalagem.
Agora vamos dizer que pela análise dos seus técnicos eles verifiquem que apenas a lateral da embalagem pode mudar para plástico mas o fundo e a tampa precisam permanecer em alumínio por questões de qualidade ou durabilidade. A empresa nesse caso vai minimizar os efeitos do aumento mas não evitá-los completamente.
Por fim, vamos dizer que ao invés de alterar a embalagem para plástico a empresa decida fazer uma opção de compra no mercado futuro de alumínio para garantir o preço atual do alumínio durante o próximo ano. Esse tipo de opção de compra costuma ter um custo mas que tende a ser bem menor do que o efeito que um aumento de 100% provocaria. Por outro lado o marketing da empresa faz uma análise de que existe uma margem para repassar uma parte do aumento no preço da embalagem para o produto final caso ele realmente venha a ocorrer. Nesse caso a empresa está equacionando os efeitos da ameaça tanto do lado dos fornecedores quanto dos clientes..
espero ter ajudado, bons estudos!!
-
-
-
Análise SWOT >>>> FOFA
Fortaleza: variável controlável
Oportunidade: variável não controlável
Fraqueza: variável controlável
Ameaça: variável não controlável
______________________________________________________________
Fortaleza + Oportunidade = estratégia de desenvolvimento
Fortaleza + Ameaça = estratégia de manutenção
Fraqueza + Oportunidade = estratégia de crescimento
Fraqueza + Ameaça = estratégia de sobrevivência