SóProvas


ID
631084
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

José Karisma, gestor de projetos da instituição pública ELEGE e sua equipe, traçou, em seu plano de gestão estratégica para o período 2011-2013, o projeto Gestão de Processos com o objetivo de estruturar o Escritório de Processos da instituição. Nessa fase de gestão do projeto, definiu que está incluso no projeto a definição de metodologia de gestão de processos, capacitação da equipe e a contratação de consultoria especializada para auxiliar tecnicamente o desenvolvimento dos trabalhos, facilitando a implantação das etapas de mapeamento e melhorias, identificação dos itens e medidas de controle e padronização dos seus principais processos de trabalho. Pela metodologia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), esta fase trata do Gerenciamento

Alternativas
Comentários
  • "O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente ele, para terminar o projeto com sucesso. O gerenciamento do escopo do projeto trata principalmente da definição e controle do que está e do que não está incluído no projeto."

    Fonte:
    http://www.tenstep.com.br/br/TenStepPB/open/5.0.htm

    Não sei se foi muito elucidativo, mas acho que esse tipo de questão não possui resposta engessada num artigo de lei, por exemplo. Cabe ao candidato interpretar a situação e aplicar o conceito respectivo.

    Da passagem "Nessa fase de gestão do projeto, definiu que está incluso no projeto a definição de metodologia de gestão de processos, capacitação da equipe e a contratação de consultoria especializada para auxiliar tecnicamente o desenvolvimento dos trabalhos, facilitando a implantação das etapas de mapeamento e melhorias, identificação dos itens e medidas de controle e padronização dos seus principais processos de trabalho." pode-se inferir que, de fato, foi estabelecido praticamente todos os parâmetros necessários para que o projeto atingisse seu objetivo final, sendo concluído, portanto, com sucesso. Daí a resposta, creio, ser a alternativa A.
  • Esta matéria é muito cobrada em concursos na área de administração de empresas, o PMBOK. é um guia de gerenciamento de projetos.

    O Escopo seria a receita do bolo, onde constam todos os elementos e suas interações.

    Não é baseado em artigo de lei, mas sim no guia pmbok.

    Neste livro abaixo recomendado, é o que usualmente as bancas utilizam nesta matéria de Gestão de Projetos.

    LIVRO - Administração de Projetos - Antonio Cesar Amaru Maximiano Como transformar idéias em resultados

    5 estrelas por favor
  • O Gerenciamente de Escopo faz parte das 9 áreas do conhecimento da Gestão de Projetos. Qualquer projeto, do mais simples ao mais complexo, tem que considerar essas nove áreas para minimizar os riscos de fracasso, sendo elas:

    - Escopo
    - Custos
    - Tempo
    - Qualidade
    - Integração
    - Comunicações
    - Riscos
    - Recursos Humanos
    - Aquisições

    O Gerenciamento de escopo:  processos necessários para garantir que o projeto inclui todo o trabalho requerido. Consiste em coletar requisitos (definição da documentação das necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto), definir o escopo (descrição detalhada do projeto e do produto), criar EAP (Estrutura Analítica de Projetos, que seria uma subdivisão do projeto em componentes menores e gerenciáveis), verificar escopo (formalização da aceitação das entregas, feita pelo cliente), controlar escopo (monitoramento do progresso do escopo, feito pelo gerente do projeto)

    Espero que dê pra entender!

    Fonte: Aulas e apostila da professora Elisabete Moreira.
  • O Gerenciamento do Escopo do projeto consiste na descrição detalhada do projeto e do produto: não deve ser incluído nada além do necesário para a completa execução do projeto, e, por outro lado deve descrever com exação os processos de trabalhos que asseguram cada etapa de sua execução. Resumindo, descrevem-se todos os passos e ao mesmo tempo somente o necessário para a perfeita execução do projeto. Compreende o planejamento, a coleta de requisitos, a definição e o controle do escopo, e a criação da estrutura analítica do projeto.

    Fonte: Augustinho Vicente Paludo. Administração Pública.
  • Comentando um pouco sobre as nove áreas (Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições)  levantadas pela Polyana, elencadas pelo PMBOK, que envolve os aspectos envolvidos em um Projeto e no seu Gerenciamento:

    "Escopo, Tempo, Custos e Qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada; em outras palavras, o que, quando, quanto e como. Recursos Humanos e Aquisições são os insumos para produzir o trabalho do projeto. Comunicações e Riscos devem ser continuamente abordados para manter as expectativas e as incertezas sob controle, assim como o projeto no rumo certo. E Integração abrange a orquestração de todos estes aspectos."

    Abs

    Fonte: PMBOK
  • De acordo com PMBOK, a Gestão do Âmbito do Projeto ou Gerenciamento do Escopo/Âmbito do Projeto  é composto dos processos para garantir que o projeto inclua todo o trabalho exigido, e somente o trabalho exigido, para completar o projeto com sucesso.
    Valeu.


  • LETRA A

     

    Q656819 O PMBOK é uma das principais publicações do Project Management Institute – PMI, que aborda áreas de conhecimento relativas a gestão de projetos, entre as quais, Gerenciamento de Escopo, com a descrição detalhada do projeto e do produto.

     

    Q361117 O PMBOK, uma das mais conhecidas publicações do Project Management Institute - PMI acerca da gestão por projetos, contempla nove áreas de conhecimento, entre elas: b) o gerenciamento do escopo, consistente na descrição detalhada do projeto e do produto, descrevendo os processos de trabalho que asseguram a execução do projeto.

  • Segundo o PMBoK, nenhuma das alternativas são FASES do projeto. Todas elas são áreas de conhecimento. São fases do projeto:

     

     - Início
    - Organização e preparação
    - Execução
    - Encerramento