SóProvas


ID
631288
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A empresa Directa utiliza o BSC - Balanced Scorecard como pedra angular de suas ações estratégicas. Diante da missão e visão definidas no Mapa Estratégico, a gestão da competência de seus colaboradores, com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, é um dos objetivos estratégicos alinhados com a perspectiva

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA E

    O desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes está relacionado ao aprendizado e ao crescimento.
  • Balanced Scorecard é uma metodologiade medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Ele surgiu, motivado pela crença de que os métodos existentes para a avaliação de dsempenho empresarial, apoiados nos indicadores contábeis e financeiros, estavam se tornando obsoletos.
    O BSC possue como foco a refleção da VISÃO, da MISSÃO e da ESTRATÉGIA de uma organização  considerando as perspectivas: financeiras, dos clientes, dos processos internos, aprendizado e crescimento. Em resumo o BSC é uma ferramenta de mensuração de resultados que englobam tantos fatores contábeis (quantitativos) quanto fatores qualitativos (Satisfação do cliente, Satisfação dos funcionários...). Para se conseguir desenvolver a mensuração dos fatores qualitativos dentro de uma escala, é necessário a criação de INDICES (ou também chamandos de "perspectivas"), exp.: Avaliação com as opções OTIMO, SATISFATORIO ou RUIM, atribuindo um valor númerico para cada uma dessas 3 opções para futuramente gerar um relátorio gerencial para tomada de decisão. 

    Inicialmente no desenvolvimento de um
     BSC podemos perceber a necessidade de se ter um esclarecimento acerca da visão e da estratégia em iniciativas específicas. Paralelo a isso, é necessário obter o consenso e apoio da alta administração sobre os objetivos da implantação do BSC.
    RESUMO, BSCO BSC é uma ferramenta que traduz a missão e a estratégia das organizações em um conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.


    Objetivos estratégicos são padrões pelos quais pode-se verificar o desempenho presente e futuro em termos qualitativos para atingir a visão pretendidapela organização. Para tanto os Objetivos estratégicos devem ser:
    Específicos
    Mensuráveis
    Aplicáveis
    Relevantes 
    Temporais

    Assim "Gestão de competência de seus colaboradores, com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes"  remete a uma proposta voltada para a perpectiva de APRENDIZADO ( que é a forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências/conhecimentos, habilidades assim como mudam o seu comportamento) e CRESCIMENTO (que é o aperfeiçoamento de habilidades pessoais já existentes).
     


    Fontes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard
    http://www.am.unisal.br/graduacao/administracao/pdf/publicacoes-10.pdf
    http://www.secth.com.br/imagens/editor/e-book/GUIA_Balance_Scorecard.pdf
    http://www.ddi.ufcg.edu.br/Plano/PlanoEstrategicoObjetivosMetas.html
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem

  • É muito comum que as bancas tentem nos confundir com o real significado do BSC. Saiba que ele não elabora estratégias e muito menos auxilia na sua execução. É uma técnica  de CONTROLE ESTATÉGICO a partir de um conjunto de indicadores baseados no equilíbrio (balanceamento) entre quatro perspectivas: financeira, dos clientes, dos processos internos e de aprendizado e crescimento.
  • Gabarito - E (clique para ampliar)

       
  • Até acertei a qustão, porém o enuciado da questã é confuso.

    O BSC é um novo método que avalia uma empresa com base em novos indicadores, complementando a metodologia que se baseava praticamente só  em fatores econômico- financeiro.

    O BSC avalia o desempenho de uma organzação em 4 grandes frentes:

    INDICADORES BALACEADOS DE DESEMPENHO

    Financeira:
    Clientes:
    Processo Internos:
    Aprendizado e crescimento:
  • Alternativa correta: E
    Aprendizado/ crescimento organizacional => Para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional com fins e investimentos em seu futuro. Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.
    Fonte: Administração Geral e Pública - Chiavenato - pg. 284
  • Corroborando os comentários acima, no livro no professor Augustinho Paludo, Administração Pública, temos o seguinte:
    O BSC pode ser usado para três finalidades principais:
    como um sistema de medição,
    como sistema de gerenciamento estratégico
    como sistema de comunicação.
  • A perspectiva de aprendizado e crescimento do Balanced Score Card descreve os ativos intangíveis e o papel deles nas organizações. São descritos neles indicadores que se preocupam com três tipos de capitais: humano, da informação e da organização. O humano é relacionado com as competências dos funcionários. Assim, "a gestão da competência de seus colaboradores, com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes" é parte desse capital, pertecendo também à perspectiva de aprendizado e crescimento. A alternativa "e" é a correta.
  • Alternativa (e)


    Perspectiva Cliente. Representa o ponto de vista de fonte externa de receitas, identificando os segmentos de mercado visados e as medidas do êxito da empresa. Identifica os fatores que são importantes na concepção dos clientes é uma exigência do BSC, e a preocupação desses situa-se em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço.


    Perspectiva Financeira. Representa o ponto de vista dos gerentes, diretores sobre os acionistas. Avalia a lucratividade da estratégia. Permite medir e avaliar resultados que o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento, assim como para satisfação dos seus acionistas. 


    Os processos internos são as diversas atividades empreendidas dentro da organização que possibilitam realizar desde a identificação das necessidades até a satisfação dos clientes. Nesta perspectiva, os executivos identificam os processos internos críticos nos quais a empresa deve alcançar a excelência.


    O aprendizado e o crescimento da organização vêm de três principais fontes: as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. É a base para a obtenção dos objetivos das outras perspectivas, representa o maior interesse do executivo principal e dos arquitetos do plano de negócios de longo prazo. Identifica também as capacidades de que a empresa deve dispor para conseguir processos interno capazes de criar valor para clientes e acionistas.


    FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/balanced-scorecard-bsc-uma-ferramenta-de-gestao/12951/