SóProvas


ID
631291
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão por processos de uma organização, para cumprir seus objetivos estratégicos, tem como característica a

Alternativas
Comentários
  • Letra b)
                 Nas questões sobre gestão por processos, lembre-se sempre que ela se baseia na eliminação virtual das barreiras, unidades, departamentos, seções e demais áreas funcionais. Assim, sempre que a questão mencionar como característica da gestão por processos a organização em unidades funcionais verticais, horizontais, hierarquia etc provavelmente estará errada.
                Processo pode ser entendido como uma sequência ou conjunto de atividades organizadas que transformam os insumos (matéria-pima) em  bens e serviços ou em determinados resultados baseados em um sistema de decisões e ações. Na gestão por processos considera-se a interfuncionalidade e o conjunto de atividades da organização como um todo visando a agregar valor ao cliente.
  • É importante que saibamos que a gestão por processos não trata apenas de estruturas virtuais ou em rede. Um dos seus pilares é a chamada estrutura horizontal.

    Isso acontece porque o objetivo deste tipo de gestão é fazer com que as unidades ou equipes de processos, com caráter multifuncional, perpassem as fronteiras departamentais, abrangendo outras unidades em caráter 
    horizontalÉ por isso que aquele tipo de estrutura está perfeitamente de acordo com os princípios da gestão por processos.
  • Gestão por processos de uma organização
     
    Uma visão inicial conceitua processos como um “conjunto de recursos e atividades interrelacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em serviços/produtos (saídas), sendo realizado para agregar valor”. Também no âmbito do Programa GesPública, “um processo é, ainda, um conjunto de decisões que transformam insumos em valores gerados ao cliente/cidadão”.
    Uma definição de processo mais completa e atual é dada por: “conjunto integrado e sincrônico de insumos, infraestruturas, regras e transformações, que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados”.
     
    Fonte: GUIA REFERENCIAL PARA GESTÃO DE PROCESSOS NO GOVERNO. Disponível em: http://www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos
     
    Questão:
    A gestão por processos de uma organização, para cumprir seus objetivos estratégicos, tem como característica a:
    b) interfuncionalidade e a transformação de insumos em serviços, como o objetivo de agregar valor ao cidadão/cliente.
  • Desabafo: Fiquei na dúvida de marcar a letra B devido a uma mera imprecisão da FCC. Pelos meus materiais, se agrega valor ao bem ou serviço! Esse bem ou serviço é que é entregue ao cliente. Quando vi na letra B: "como o objetivo de agregar valor ao cidadão/cliente", pensei: "ahá, pegadinha da Fcc, não é ao cliente que se agrega valor, é ao bem ou serviço do processo!"- e me lasquei nessa! hehe

    Só pra embasar de modo mais teórico de onde tirei isso:


    Cadeia de Valor, para Michael Porter, é o conjunto de atividades tecnológicas e econômicas distintas que uma organização utiliza para entregar produtos e serviços aos seus clientes. Cada uma dessas atividades (produção, distribuição, comercialização etc.) deve entregar algum “valor”. Quanto mais valor agregado, mais competitiva fica a empresa. Este é um conceito relacionado com a vantagem competitiva.

    Só não errei porque as outras estão ainda mais erradas!
  • O item correto tambem leva ao erro quando diz "transformação de insumos em serviços". Estamos cansados de ver a relação insumo X produto. Contudo, mesmo que haja sombra de dúvida, o candidato pode ir por eliminação e gabaritar.
  • Pensar em Gestão por Processos é pensar na em uma empresa trabalhando focada em fluxos que produzem produtos e serviços, ou seja, marketing, logística, e outros departamentos funcionais se reunem em torno de um processo (interfuncionalidade e horizontalização), o objetivo disso tudo é agregação de valor para o cliente externo.
  • Pra mim foi mal feita. Também tinha em mente agregar valor ao produto. Mas olhando o comentário do colega que falou do conceito dado pelo Governo, dá pra considerar agregar valor ao cidadão-cliente. Agora transformar insumos em serviços achei impreciso, pois a questão é mais superficial, mais conceitual, não poderia conter apenas serviços na definição. É a minha opinião.
  • Vamos resolver por eliminação? 

    Em primeiro lugar, na gestão por processos o foco está em uma visão 

    horizontal da organização, e não em uma visão vertical e funcional.... 

    Impressionante! Escrevi isso para vocês e quando fui ver quais alternativas 

    seriam eliminadas notei que sobrou apenas a alternativa B, que está correta! 

    Vou complementar explicando o que está dito nela: 

    •  Interfuncionalidade: significa que o processo passa por diversas 

    funções organizacionais; 

    •  Transformação de insumos em serviços: é o mesmo que 

    transformar entradas em saídas, característica típica dos 

    processos. 

    •  Agregar valor para o cliente/cidadão: é o grande objetivo da 

    visão de processos da organização. O uso da expressão 

    “cliente/cidadão” remete ao uso de ferramentas desse tipo na 

    administração pública! 

    GABARITO: B.

    Fonte: 

    Administração Geral e Pública para 

    Analista do Seguro Social (código ADMIN) do INSS 

    Teoria e Exercícios - Prof. Carlos Xavier – Aula 13

    www.estrategiaconcursos.com.br
  • Complementando...

     

    Conforme o MPF:

     

    Gestão por Processos é uma orientação conceitual que visualiza as funções de uma organização com base nas sequências de suas atividades, ao contrário da abordagem funcional tradicional, em que as organizações estão separadas por área de atuação, altamente burocratizadas e sem visão sistêmica do trabalho que realizam.  A abordagem por processos permite melhor especificação do trabalho realizado, o desenvolvimento de sistemas, a gestão do conhecimento, o redesenho e a melhoria, por meio da análise do trabalho realizado de modo a identificar oportunidades de aperfeiçoamento.

  • Letra (b)

     

    Objetivos ajustáveis segundo as necessidades dos clientes.

  • GABARITO: LETRA B

     

    - A visão organizacional por processos rompe os antigos departamentos funcionais em busca de maior coordenação de esforços e está baseada num conjunto de atividades inter-relacionadas e sequenciais, focadas no cliente e na geração de valor em produtos e serviços;

     

    - A etsrutura organizacional assume a forma mais matricial, mais horizontalizada, sem extinção dos departamentos, porém os processos ganham maior importância, com organizações mias flexíveis em que o trabalho é organizado em torno dos processos e das pessoas que o realizam. 

     

    Trechos retirados do livro "ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA" do Augustinho Paludo. 6ª edição.