SóProvas


ID
631666
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Existem tipos diferentes para arquivos de imagens digitais. O tipo deve ser escolhido em função da característica que mais importa preservar na imagem. Em fotografias pouco coloridas ou gráficos simples, é adequado usar imagens do tipo

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    O formato GIF é adotado quando precisamos de tamanho reduzido, resolução média e possibilidade de GIFs animados, como citado na alternativa D.
    A letra A está incorreta porque o formato JPEG que produz um arquivo JPG é comprimido, e resulta em arquivos bem menores que similares BMP (com 16.7 milhões de cores, sem compressão).
    A letra B sugere a extensão BMP, porque BPM não existe. BMP é acrônimo de BitMaP, ou Mapa de Bits. Pode ter até 16.7 milhões de cores (24 bits de informação por pixel), e é conhecido por ser adotado como padrão Windows para arquivos de papel de parede. Não possui compressão, e seus arquivos são muito grandes comparados a outros formatos.
    O formato TIFF, que gera um arquivo TIF é usado por scanner (escâner, como a CESPE grafa), e é similar ao JPG, adotando resolução de 300 dpi (density per inch, densidade por polegada, 300 pontos em uma polegada linear), enquanto que no JPEG/JPG a resolução é variável, a partir de 72 dpi.
    Raw, ou formato cru, é uma denominação genérica de formatos de arquivos de imagens digitais que contém a totalidade dos dados da imagem tal como captada pelo sensor da câmera fotográfica. Tais formatos não podem ter aplicada a compressão com perda de informação, como ocorre com o popular JPEG. Fonte: Wikipedia.
  • JPEG
    Desenvolvido por Eric Hamilton, engenheiro da C-Cube Microsystems, este formato suporte trabalhar com esquema de cores de até 24 bits, ou seja, 16,8 milhões de cores.
    O JPEG aceita diferentes níveis de compressão, quanto maior a compressão menor a fidelidade com a imagem original, ou seja, perde-se em qualidade, porém o arquivo resultante é substancialmente menor, cabe ao “Fazedor de Site” definir qual a qualidade adequada ao seu site, eu aconselharia no photoshop definirem a qualidade entre 60 a 90.
    Lembrem-se, que uma desvantagem do JPEG é que a imagem normalmente perde qualidade a cada vez que o arquivo é salvo.
    Os arquivos em JPEG aceitam as extensões .jpeg , .jfif , .jpe e .jpg, para internet é normalmente utilizada a extensão .jpg.
    E por fim, este formato não possui suporte a transparência.
    GIF
    Foi criado pela empresa CompuServe, em 1987, suporta um máximo de 256 cores, das 3 deste comparativo é a que possui menor qualidade.
    O GIF utiliza um formato de compressão que não altera a qualidade da imagem a cada salvamento, como ocorre com o JPEG, e por ter uma qualidade inferior, os arquivos GIF normalmente possuem tamanho bastante reduzido, o que estimulou muito seu utilizo na internet.
    Outro fator que contribuiu para popularização do GIF é a possibilidade deste de criar pequenas animações.
    O GIF apesar do suporte a transparência não suporta transparência em níveis diferentes, os chamados canais alpha.
    PNG
    Criado em 1996 motivado pela possível cobrança de royalties por parte da Unisys detentora dos direitos do formato GIF.
    O PNG tinha como objetivo ser um GIF melhorado e de fato é, pois como o JPEG possui suporte a 24bits ou 16,8 milhões de cores, porém com um algoritmo de compressão mais eficiente, e que não proporciona perda de qualidade a cada vez que é salvo o arquivo.
    Ainda, o PNG como o GIF possui suporte a transparência, mais ainda, em diversos níveis, com suporte ao canal alpha e ainda a entrelaçamento.


    Graça e Paz