SóProvas


ID
631807
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um adolescente, com 15 anos, está matriculado no segundo ano do ensino médio e manifesta seu interesse em parar com o estudo para se dedicar ao trabalho, pois recebeu uma proposta para trabalhar das 18h00 às 23h00. Nessa situação, a orientação que o assistente social poderá realizar junto ao adolescente e respectivos responsáveis, no que concerne à condição de trabalho, será:

Alternativas
Comentários
  • A legislação proíbe trabalho noturno, insalubre, etc ao menor de 18 anos... admitido o trabalho sem ser nessas condições pro maior de 16 anos, salvo aprendiz:

    Art. 7º, XXXIII/CF - "proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos; "
  • LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

    Capítulo V

    Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho

    Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. (Vide Constituição Federal)
     

    Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e      previdenciários.

  • GABARITO - E

    CF - Artº 227 - I § 3º
    I - idade  mínima  de  quatorze  anos  para  admissão  ao trabalho...
    II - garantia de direitos previdenciários e trabalhistas; 
    ECA
    Art.  60  -  É  proibido  qualquer  trabalho  a  menores  de  14  (quatorze)  anos  de  idade,  salvo  na condição de aprendiz. 
    Art  65  -  Ao  adolescente  aprendiz,  maior  de  14  (quatorze)  anos,  são  assegurados  os  direitos trabalhistas e previdenciários. 
  • Está previsto no ECA:

    Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
    Art. 67. Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho:
    I - noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte;


    A profissional em questão também teria que alertar o adolescente da condição ilegal da proposta de trabalho, que não deveria ultrapassar as 22h.
    Questão, na minha opinião, mal elaborada, como é de praxe na banca da FCC!
  • Questão ridícula!

    Que assistente social iria orientar e apoiar PARAR DE ESTUDAR para trabalhar...
  • Realmente achei ridícula esta questão, pois como um assistente social vai incentivar o adolescente a parar de estudar, é muito relativo, o contexto precisa ser considerado na pratica, pois ele até poderia, deveria ou necessitaria trabalhar e o assistente social deveria incentivar a transferir o horário de estudo para tarde.
  • Necessário entender também que a banca não quer que o candidato faça uma reflexão ético politica da profissão, mas sim que este possa ter a capacidade de responder a questão tal qual o estatuto da criança e do adolescente rege.

    Talvez seja o objetivo próprio de quem formulou a questão tentar confundir o candidato com essa introducão do texto.
    O que é ridículo mesmo.

  • Eu, entendo como errada a resposta E. Pois toda criança e adolescente maior de 12 anos, para trabalhar têm que estar estudando.
  • QUESTAO MAL FORMULADA...EITA NOIS...ACERTEI ...MAS QUE ESTAVA MAL FORMULADA ESTAVA