SóProvas


ID
63202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

       Márcia, que tem 16 anos de idade e é filha de pais separados, mora com a mãe e a avó. Ultimamente, ela vem apresentando um quadro de ansiedade, com intenso medo de sair de casa, de ficar sozinha, inclusive; só o fato de pensar nessa possibilidade desencadeia crise de falta de ar e taquicardia, associada com intenso temor de morrer. Nos momentos em que sente falta de ar e taquicardia, ela solicita que a levem ao pronto-socorro de imediato, porém, em todas essas ocasiões, nenhuma causa orgânica é identificada. Sua mãe relata que há um ano Márcia decidiu parar de estudar, mostrando desejo de mudar de país. Nos últimos meses, Márcia tem passado grande parte do tempo fazendo companhia a uma prima de sua idade em tratamento oncológico e muito deprimida, a quem Márcia vem tentando ajudar.


Segundo a teoria comportamental, os medos de Márcia têm propriedades negativamente reforçadoras, uma vez que a enviam para o pronto-socorro, onde ela recebe atenção e é retirada de suas responsabilidades escolares, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • Concordo que a retirada das responsabilidades escolares seja um reforço negativo, mas não consigo ver como o "envio para o pronto-socorro, onde ela recebe atenção" pode ser incluido nessa classificação.
    Alguém pode me explicar?
  • Também não consegui compreender essa questão...
  • Quando a mesma vai para o hospital tem a atenção da equipe, seria um reforço com pareamento que embora negativo mantém o comportamento, é como se tivesse mais ganhos do que perdas daí novas crises

  • O reforço negativo é a retirada de um aversivo que aumenta a frequência do comportamento. Ir para o pronto socorro traz alívio para ela dos seus sintomas já que ela acha que vai morrer e está sendo socorrida e tem atenção. Até ai tudo bem, concordo que seja um reforço negativo, mas não concordo com a parte das responsabilidades escolares. Este não é o motivo pelo qual ela faz isso.

  • A banca demonstrou generalização da ideia de que todo adolescente não gosta de tarefas escolares. 
    O fato de gostar ou não de ir a escola nem ao menos foi mencionado na questão. 

  • Essa banca deve copiar umas frases aleatórias da internet pra fazer questão.

  • Tá muito errado! Receber atenção é reforço positivo! A análise de comportamento de concurso é a visão do senso comum, para acertar a questão é preciso aprender a visão estereotipada...

    Exemplo: reforço positivo -> quando aumenta a frequência do comportamento por apresentar um estímulo, a ênfase é a apresentação do estímulo ou evento. Por isso positivo. No conceito da matemática, de somar, adicionar algo. Até entendo que o medo de sair de casa é reforço negativo, pois, há a esquiva da emoção ou da experiência de sair de casa, mas quando a questão fala em "receber atenção" torna a assertiva incorreta! Pois receber atenção é reforço positivo pelo fato da apresentação da atenção.

  • Por favor alguém pode explicar essa questão? Porque para mim com certeza o Gabarito é Errado.

  • Gente cuidado aos comentários, caso tenham duvida quanto ao assunto existem vários artigos referente ao assunto. A questão está correta.