SóProvas


ID
63235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes quanto às diferentes técnicas psicoterápicas.

A terapia cognitiva baseia-se em conceitos da psicologia cognitiva e social, da teoria do processamento patológico das informações, da teoria psicanalítica e da investigação empírica clínica. A premissa básica é que a maneira como as pessoas interpretam suas experiências determina como elas sentem e se comportam. Outra premissa é de que o que perturba as pessoas não são as coisas em si, mas suas concepções em relação a elas.

Alternativas
Comentários
  • Este quesito pode gerar dúvidas pois tem o termo Psicanalista, que de cara negativa a questão. Vale lembrar que Beck era Psicanalista !!!
  • Concordo com o colega pois o que deixa a questão falsa é usar o termo psicanálise, sendo que segundo (STENBERG, 2000, p.22) a psicologia cognitiva trata do modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação.
  • A questão está quase toda certa, mas dizer que a terapia cognitiva baseia-se da teoria psicanalítica? Desconheço essa parte da teoria.
  • Gente, vocês não vão acreditar, mas eu descobri de onde provavelmente o CESPE tirou está questão! Olhem lá no site abaixo, pois não é permitido copiá-lo.Agora, o site não diz a fonte das informações (referência bibliográfica). Aí continua difícil entender em que sentido a terapia cognitiva baseia-se em conceitos da teoria psicanalítica. Se é que se baseia mesmo!?http://www.unipsico.com.br/web2/especialidade/glossario_especialidade.htm
  • Está questão pode gerar dúvidas, mas a Terapia Cognitiva não é formada sozinha é um sistema de psicoterapias, formado por mais de 20 abordagens que a integrão. Beck fundador junto com outros colaborades da TC era psicanalista, conduzindo estudos empíricos para comprovar princípios psicanalíticos. Espero ter ajudado.
  • Até gramaticalmente essa afirmativa está errada! na enumeração de CONCEITOS o quesito diz que a terapia cognitiva baseia-se em CONCEITOS da teoria psicanalítica... 
    Beck foi psicanalista sim... mas teorizou uma terapia comportamental e congnitivista justamente por discordar da psicanálise e não ver nela resultados relevantes em sua clínica (opinão de Beck)
  • CAROS COLEGAS!
    ESTA QUESTÃO FOI RETIRADA DO LIVRO PSICOTERAPIAS DE CORDIOLI. NESSE LIVRO ESTE ITEM ESTÁ ESCRITO DA MESMA FORMA.
  • pegadinha do malandro. Ok ele assumiu outro rumo e outras influencias , mas construiu seu trabalho enquanto era psicanalista. ta vendo como é fácil se enganar.

    Aaron T. Beck criou a terapia cognitiva nos Estados Unidos da América, na década de 1960. Beck, até então um psicanalista, identificou certas características de humor de seus pacientes deprimidos, como, por exemplo, uma visão pessimista de si, do mundo e do futuro. Beck começou, então, a estudar esses pacientes de forma mais detida e, com base nesse estudo, elaborou um modelo cognitivo da depressão (Beck, 1967). Posteriormente, Beck, Rush, Shaw e Gary (1979/1997) publicaram um livro mais detalhado sobre a terapia cognitiva da depressão. Atualmente, aproximadamente meio século após sua criação, a modalidade de terapia cognitiva de Beck vem sendo utilizada no tratamento de diferentes problemas psicológicos e de populações (Falcone, 2001).

  •  A TC foi desenvolvida por Beck no início da década de 1960. Buscando uma base empírica para a teiria da melancolia de Freud, ele atendeu pacientes com depressão, nos quais chamou sua   atenção as características negativas do pensamento depressivo.

  • Alguns conceitos da TC realmente vieram da Psicanálise. Aliás, Pensamentos Automáticos Disfuncionais foi uma adaptação de hipóteses de alguns psicanalistas bem loucos que estavam bem longe das conceituações freudianas. Se não me engano, li isso no livro do Wright, aquele Aprendendo a TCC. A. T. Beck teve o trabalho de analisar as hipóteses deles, testar, readaptar, publicar aos pares, comprovar eficácia e adaptar em uma teria nova com princípios evoluídos.